Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

A ORIGEM DA FAMILIA

O berço de qualquer família Amorim fica na cidade do Porto , Região Norte de Portugal, Concelho de Póvoa do Varzim, Freguesia de A Ver O Mar e/ou Freguesia dos Amorim.

Amorim, a cerca de meia centena de quilómetros que partem dos bosques das terras da Maia - atravessam os campos de vento marítimo do Norte da Póvoa, permite-nos atestar da sobrevivência de velhos hábitos de trabalho agrícola. Situa-se a 3 Km da Póvoa de Varzim, contígua à zona norte da cidade.

A primeira vez que este nome apareceu em documentos data de 1033, quando 30 famílias de agricultores se estabeleceram a 30 km da costa do Oceano, dando início à Freguesia dos Amorins. A Ver o Mar pertenceu à Freguesia dos Amorim, até 1922, quando adquiriu paróquia própria. Ambas fazem parte de Póvoa do Varzim desde 1308, quando o Rei D.Dinis, depois de arrolar os casais de Varzim, com o encargo de aí fundarem uma Póvoa, se associarem em Conselho de Vizinhos com seu juiz eleito e, darem-lhe, anualmente, um foro coletivo de 250 libras e os direitos de aportagem.

É natural desta freguesia a família denominada " os Bonitos de Amorim ". Com fortuna acumulada no Brasil, não esqueceram a sua terra natal, presenteando-a com um gracioso templo, inaugurado em 1921, atual igreja paroquial.