Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Lendas: Asema (Suriname)


Provavelmente derivado do Obayifo africano, assumia a forma de um velho ou velha que levava uma vida comunitária normal durante o dia, transformando-se em vampiro durante a noite. A metamorfose acontecia quando o Asema removia a sua pele e assumia a forma de uma bola de luz azulada. Com esta aparência, o vampiro voava pelas redondezas para sugar o sangue das pessoas; se gostasse, ele voltaria todas as noites até a morte da vítima. Para se proteger do monstro, alho e outras ervas eram muito utilizadas, "para deixar o sangue azedo"... O Asema é muito parecido com o Loogaroo, do Haiti, e o Sukuyan, de Trinidad e Tobago, pois compartilham a mesma origem.


Lendas: Obayifo (África)


Nome dado pelos Ashanti para um Vampiro comum em muitas tribos do oeste africano. Entre os Dahomeanos, o Obayifo é conhecido como "Asiman", e muitas são as influências desta lenda nos folclores vampíricos dos escravos americanos. Sua descrição é a de um bruxo (ou bruxa) que habitava incógnito as tribos, saindo à noite (em espectro de luz intensa ou de corpo presente) para sugar o sangue das pessoas, principalmente de crianças. Em períodos de escassez, o Obayifo poderia se contentar em chupar apenas o caldo de frutas e vegetais.


Lendas: Asasabonsam (Gana)


Monstro vampírico de aspecto humanóide e dentes de ferro, encontrado no folclore dos povos Ashanti, em Gana. Morava nas profundezas da floresta, e raramente poderia ser encontrado. Para atacar, este Vampiro utilizava uma tática peculiar: no topo de uma árvore, o Asasabonsam balançava suas pernas e agarrava a presa desprevenida com seus pés, providos de um asqueroso casco em forma de gancho...

Lendas: Ch’Iang Shih (China)


Segundo algumas tradições chinesas, se um gato pular sobre um cadáver (!?), este se levantará, tornando-se um Ch’Iang Shih. Este Vampiro pode matar com um bafo venenoso e drenar todo o sangue da vítima. Se um Ch'Iang Shih encontrar uma pilha de arroz, terá de contar os grãos antes de passar, artifício que sempre foi utilizado pelos camponeses chineses para mantê-lo afastado. Sua forma imaterial lembra um fogo-fátuo dos pântanos.

Lendas: Upierczi (Polônia)


O Upierczy, ou Upuir, é um Vampiro originário da Polônia e da Rússia, onde também é conhecido pelo nome de Viesczy. Ao invés de caninos, atacam com um poderoso ferrão instalado na ponta da língua. Seu ponto fraco é o Fogo, que pode fazê-los explodir em uma fúria de animais nojentos e malignos, que devem ser eliminados para que o Vampiro seja realmente destruído. A crença dos povos eslavos afirma que estes Vampiros só atacam depois da meia-noite.