Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

 Brasil Associação Desportiva de Capoeira Quilombo dos Palmares

CAPOEIRA ANGOLA

 

História

De origem africana, especificamente angola, a capoeira é inspirada nos movimentos da zebra e na dança do n'golo ritual de disputa entre dois homens por uma mulher.

Mestre Pastinha Vicente Ferreira Pastinha (1889-1981), o mestre Pastinha, quem - justamente e em oposição a mestre Bimba - ficou mais conhecido, encarnando o espírito da capoeira angola. Mulato claro de estatura mediana, magro, de temperamento gentil e acolhedor, bem-humorado, verdadeiro gentleman, reuniu ao seu redor um grande número de excelentes capoeiristas, nem tanto por ser jogador excepcional mas pela força de sua personalidade, seus dotes de filósofo e poeta, seu amor e conhecimento dos fundamentos da capoeira angola que são passados até os dias de hoje..

" Ê, maior é Deus.

 Ê, maior é Deus, pequeno sou eu.

   o que eu tenho foi Deus quem me deu,

   o que eu tenho foi Deus quem me deu.

 Na roda de capoeira,

           grande e pequeno sou eu ..."

      Mestre Pastinha

Movimentos

Queda de rins  É só observar-mos uma roda de capoeira que percebemos as mutações de aspecto negativo ao qual ela está passando onde as sequêlas são visíveis e serão elas que os nossos jovens herdarão. Não vimos mais os capoeiristas aplicarem uma rasteira, queda de rins, um arrastão, boca de calça, uma vingativa ou entrar e sair perfeitamente de uma chamada, em consequência disto, muitos golpes já perderam sua identidade como por exemplo O TRANCO, CHINCHA, RABO DE ARRAIA, O RAPA e etc. O que predomina atualmente são os golpes de estilo "ventilador e helicóptero" e os eventuais agarrões...                   

A capoeira tem que ser um perfeito diálogo onde na temática do jogo, ocorrerá uma pergunta e sempre haverá uma resposta, se já sabemos fazer os movimentos, vamos aprender a executá-los com  a conciência de que se acertar-mos o pé, ganharemos um ponto mas se parar-mos-o, junto ao alvo, ganharemos dois, pois, os nossos movimentos são domáveis mas é o cérebro quem comanda. Quando isto acontecer o capoeirista estará em perfeito equilíbrio do corpo com a mente condição fundamental que deverá estar presente a todo e qualquer momento de um verdadeiro capoeirista.

Jogo de Angola

* - ao entrar na roda, o angoleiro deve se benzer (sinal da cruz), pedindo a proteção da força superior para evitar e livrar de possíveis acidentes.

* - é nesse jogo que se faz as "chamadas de angola". É um jogo mais cadenciado onde os angoleiros mostram suas habilidades em jogar em cima e embaixo, demonstrando astúcia, vivacidade, destreza e conhecimento da capoeira.

Conceitos

Iniciar a roda com o jogo de angola: é fundamental para que se capte a energia necessária para o jogo malicioso, a expressão corporal e o jogo no chão se fará com ritmo lento e compassado para depois então alterar o jogo com a mudança do toque para um ritmo mais rápido.

Chamadas e volta ao mundo: muito utilizados na angola pois testam de uma maneira os adversários, procurando a málicia e a energia de saber a técnica melhor do que seu adversário. Pode se variar a maneira, mas só existem quatro formas de chamar, que são: de frente (duas variações), agachado e costas. Em qualquer chamada o angoleiro deve ir ao pé do berimbau, fazer a saudação para atender a chamada.

Já a volta ao mundo é para em geral descansar na roda de capoeira, ou até desafiar alguém quando se está praticando o movimento...