Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!
Socorro, cai numa fenda!



Que coisa linda toda essa neve! E que allegria pro alpinista! Que pode andar sobre uma superficie (mais ou menos) lisa. A neve pode der durrisima aponto de mal deixar a ponta do piqueta (picareta pra gelo) penetrar ou mole aponto de deichar vc penetrar até o joelho. mas seja como for ela representa um caminho, superagradavel, especialmente na descida (que pode ser efetuado escorregando!) é isso mesmo! é só pegar a piqueta na mao, sentar na bunda e la vamo nois! Picaqueta na mao?? é vc tem que parar de algum jeito, né! e o jeito é virar de frente, enfiar os pés e a ponta afiada da piqueta na neve.




este é o fritz. o nosso mestre que nos ensinou com muito humor tudo pra sobreviver neste mundo gelado. exepecialmente como lidar com o maior perigo deste lugar, as fendas! (reparte nos crampons que ele tem preso aos sapatos, eles servem pra abdar em gelo liso, incliniado e neve muito compacta.)
Pula! Vai pula!

éra esse o nosso trenamento, andar pra um precipicio que descia uns 500 m pelomenos e pular. um senimento estranhissimo.

Pra que isso? Bem eu ja disse que a geleira é um rio de gelo em movimenteo, e como um rio ele é bastante irregular por debaixo. Assim acontece que em certos lugares ele racha formando fendas profundíssimas e geladas. Nenhum perigo especial se nao fosse uma coisa: Elas podem ser invisiveis. pois é o a mesma neve que ajuda o alpinista a atravessar o terreno tao hostil esconde essas fendas. na maioria a neve forma "pontes" fortes o suficientes pra segurar uma pessoa, e vc passa por várias sem perceber nada. MAS, nem sempre essa ponte segura e o resultado é uma pessoa que derrepente é engolida pela neve. E nao pensem que isso é raro! Por isso vc sempre anda encordado sobre uma area com neve. Mas uma corda apenas nao é o suficiente. vc tem que saber brecar e lidar com a corda pra salvar o camarada que caiu a tempo antes que ele congele na fenda.



entao o unico jeito descete de aprender é fazendo. e só jogando uma pessoa num precipício pra simular.




primeiro fixar a corda na neve, depois ir (preso a corda) até o precipicio, olhar se o cara ta legau, montar um sistema de polia improvisado, puxar o coitado pra cima...
(eu, la atras, estou estou desenpenhando o papel de ancoraguem pisando na piqueta enterrada no chao)




Meus herois! (Heike sendo salva)




Ah, Dirk salvo (da pra ver duas piquetas no fundo)




E o que fazer se só tem troxa la em cima?? e vc é o unico que endende da coisa? Prusik! (pra quem nao entendeu que pergunte um calca suja)




Tao perto de picos tao altos nao iriamos deixar de visita-los, lógico! né! continua





Voltar