Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

DataBase Desktop

O DataBase Desktop é um aplicativo independente que é instalado junto com o Delphi. Ele pode ser acessado diretamente, através do menu Iniciar, ou mesmo de dentro do Delphi.

Com o Database Desktop você pode criar tabelas de bancos de dados do tipo Paradox/dBASE. Essas tabelas são muito úteis para a criação de aplicativos com bancos de dados pequenos ou médios, usados por um ou poucos computadores. Outra função importante do DataBase Desktop é a definição de "Aliases".

  • Para entrar no Database Desktop, realize uma das seguintes operações:

  • De fora do Delphi, clique no botão Iniciar e escolha Programas > Borland Delphi 4 > DataBase Desktop.

  • De dentro do Delphi, escolha o comando Tools | DataBase Desktop.

Definindo um Alias

Antes de definir as tabelas de um banco de dados, você deve definir o local onde os arquivos do banco de dados serão armazenados. Esse local é identificado por um nome, chamado Alias. Os Aliases são usados dentro do Delphi como um tipo de "apelido" para um banco de dados. Definir um Alias oferece várias vantagens:

  • Não é necessário digitar o caminho completo (drive e diretório) do banco de dados. Basta digitar o nome do Alias.

  • Pode-se alterar o diretório associado a uma Alias sem a necessidade de alterar o código do aplicativo. Com a mudança, todos os componentes que se referem ao Alias passam a apontar para o novo diretório.

Por exemplo, você pode usar um diretório temporário (digamos, C:\ALUNO) para armazenar suas tabelas durante o desenvolvimento e usar outro diretório quando o aplicativo é instalado no computador do cliente (digamos, D:\SISTEMA\DADOS). Se um Alias tiver sido definido na hora do desenvolvimento, basta alterar o diretório do Alias na hora da instalação. O código do aplicativo não precisa ser alterado (nem recompilado).

Alterando o diretório de trabalho

É recomendável definir um diretório de trabalho (working directory) durante o trabalho com o DataBase Desktop. Todos os arquivos criados no DataBase Desktop (como tabelas e índices) são armazenados nesse diretório de trabalho. O diretório de trabalho deve ser, geralmente, o Alias do banco de dados com que se está trabalhando no momento.

  • Para alterar o diretório de trabalho:

  1. Escolha o comando File | Working directory.

  2. Na caixa de diálogo exibida, digite um caminho completo, ou escolha um Alias na parte de baixo da caixa.

Criando tabelas

O DataBase Desktop permite que sejam criadas tabelas de vários tipos de bancos de dados. Você cria uma tabela primeiro definindo a sua estrutura. A estrutura de uma tabela é, basicamente, o nome, o tamanho e o tipo de cada campo da tabela.

  • Para criar uma tabela:

  1. Escolha o comando File | New > Table.

    A seguinte caixa de diálogo é exibida:

  2. Escolha o tipo da tabela e clique em OK para começar a definir a estrutura. Os próximos passos assumem que foi escolhido o tipo de tabela Paradox 7 (o tipo mais comum de tabela definido com o DataBase Desktop).

  3. Há quatro colunas que devem ser preenchidas. Preencha cada coluna como descrito a seguir:

Field Name: o nome do campo.

Type: o tipo do campo (se é inteiro, monetário, booleano, etc.) Pressione a barra de espaços com o cursor nessa coluna e escolha um tipo com as setas, ou com o mouse.

Size: o tamanho do campo (em dígitos ou caracteres). O tamanho deve ser um valor entre 1 e 255. Essa coluna não pode ser alterada para alguns tipos (ela fica vazia, nesses casos).

Key: um asterisco (*) nessa coluna determina se o campo é ou não uma chave. Pressione a barra de espaços para mostrar ou esconder o asterisco. Vários campos podem ser chaves ao mesmo tempo (formando uma chave composta).

Use as setas do teclado, TAB ou ENTER para mover o cursor (quando possível), ou use o mouse.

Definindo a estrutura de uma tabela

  1. Depois de definir o tipo e o tamanho de cada campo, clique no botão Save As para salvar a nova tabela no disco.

É mostrada um caixa do tipo "Salvar como" onde você deve digitar o nome do arquivo a ser salvo. A tabela é salva no diretório de trabalho (veja a seção anterior).

Adicionando dados a uma tabela

Uma vez criadas as tabelas de um banco de dados, você pode preenchê-las com dados dentro do próprio Database Desktop. (Esse recurso é geralmente usado somente para adicionar alguns dados de amostra, pois os dados são normalmente adicionados a partir dos aplicativos).

  • Para adicionar dados a uma tabela (ou alterar dados):

  1. Escolha o comando File | Open > Table.

  2. Na caixa que aparece, escolha a tabela a ser alterada.

Os arquivos exibidos na caixa são os do diretório de trabalho. Escolha um Alias na parte de baixo para mostrar arquivos de outro diretório.

  1. A tabela é aberta e exibida em uma janela. Se a tabela contiver dados, estes são exibidos também. (Na figura a seguir, é mostrada uma pequena tabela no Database Desktop, com três campos e alguns dados já digitados).

  1. Quando a tabela é exibida, seus dados são inicialmente protegidos contra alterações. Para fazer alterações ou adicionar novos dados, escolha o comando Table | View Data, ou pressione F9.

  2. Faça as alterações ou digite novos dados normalmente. Use o mouse, a tecla TAB, ou as setas do teclado para mover o cursor e depois digite os valores desejados.

  3. As alterações são salvas automaticamente a cada registro (linha da tabela) digitado. Para terminar a edição dos dados, simplesmente feche a janela onde é exibida a tabela.

Alterando a estrutura de uma tabela

Algumas vezes, é necessário adicionar campos ou retirar campos de uma tabela, alterando sua estrutura. Você pode fazer isso facilmente no DataBase Desktop.

  • Para alterar a estrutura de uma tabela:

  1. Se a tabela não estiver aberta, use o comando File | Open > Table para abri-la.

  2. Escolha o comando Table | Restructure.

A caixa de diálogo com a estrutura da tabela é exibida (figura a seguir).

  1. Pode-se adicionar ou retirar campos da tabela, ou alterar o nome, o tamanho ou o tipo de campos já existentes. Pode haver perdas nesse processo. Veja o que pode acontecer:

     

  • Se um campo for retirado, todos os dados contidos naqueles campos são apagados permanentemente.

  • Se o tamanho de um campo for reduzido, valores com comprimento maior que o novo tamanho serão cortados.

Clique no botão Save para salvar as alterações. Se houver algum perigo de perdas de dados, é exibida um caixa de aviso como a seguinte:

     

  1. A caixa ilustrada pode ser exibida várias vezes, uma vez para cada campo com problemas. Geralmente, basta clicar em OK para confirmar as alterações na estrutura da tabela.