Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!
 
MITOS SOBRE O JIU-JITSU
 
 
Mito: O Jiu-Jitsu é uma arte marcial violenta.
Realidade: Para começar, qualquer arte marcial tem um fundo de violência, pois o maior propósito das artes marciais é a defesa pessoal. Mas o Jiu-Jitsu, ao contrário das outras artes marciais não possui golpes traumáticos (socos, chutes, cotoveladas, cabeçadas, etc...). Seus principais golpes são de articulações e estrangulamentos, sendo assim, não é uma arte que têm como objetivo atordoar o adversário à base de pancadas, mas sim imobilizá-lo ou finalizá-lo.
 
 
Mito: Em campeonatos de vale-tudo, o Jiu-Jitsu sempre vence à base de golpes traumáticos.
Realidade: A grande maioria das lutas entre praticantes de Jiu-Jitsu e outras modalidades de artes marciais acabam limpas, sem sangue ou hematomas. Mas se tratando de vale-tudo (luta em que as únicas proibições são: dedos no olhos, na boca e mordidas), o atleta de Jiu-Jitsu pode usar golpes traumáticos, apesar de não ser sempre necessário (depende muito do modo de pensar do atleta).
 
 
Mito: Os lutadores de Jiu-Jitsu são encrenqueiros e brigadores de rua.
Realidade: Como em qualquer esporte, há sempre aqueles que não entendem a filosofia do mesmo e o usam de forma errada. No Jiu-Jitsu não é diferente, mas a grande maioria dos atletas desse tipo são iniciantes que adquirem certa confiança por saberem que é uma arte de grande eficiência em brigas de qualquer espécie, e quando provocados ou ameaçados brigam sem pensar nas consequências. Os atletas mais graduados (marrom, preta), já não têm mais esse tipo de insegurança e, portanto, não tem esse tipo de atitude.
 
 
Mito: O Jiu-Jitsu é uma cópia do Judô, que é mais antigo.
Realidade: O Jiu-Jitsu foi originado na Índia a quase 2000 a.C, enquanto o Judô foi criado pelo mestre de Jiu-Jitsu Jigoro Kano a cerca de 1880 d.C, que após ter sido intimado pelo império japonês para criar uma arte menos eficiente que o Jiu-Jitsu para poder ser exportada para o ocidente, criou o Judô que se trata de um esporte que busca a queda perfeita e tem pouquíssimas finalizações. O Jiu-Jitsu foi aperfeiçoado pela família Gracie que, depois de aprender o Jiu-Jitsu tradicional com o mestre Isae Maeda (conde Koma), foi aperfeiçoando e tornando o brazilian Jiu-Jitsu (Gracie Jiu-Jitsu) o mais técnico de todos os outros estilos de Jiu-Jitsu.
 
 
Mito: Os lutadores de Wrestling (greco-romana) são melhores do que os lutadores de Jiu-Jitsu.
Realidade: Os lutadores de Wrestling são sempre maiores do que os lutadores de Jiu-Jitsu, pois usam esteróides anabolizantes enquanto os lutadores de Jiu-Jitsu, são naturalistas e possuem uma dieta especial. E se já não bastasse a diferença das drogas, os wrestlers estão aprendendo o Jiu-Jitsu com brasileiros, e já não lutam mais só greco-romana e sim uma mistura entre Jiu-Jitsu e outras lutas de chão. Os lutadores de Jiu-Jitsu são só do Jiu-Jitsu pois esta já é uma arte completa.
 

VOLTAR A PAGINA PRINCIPAL