Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

TIPO: Trabalho

NOME: Artigos científicos sobre genética.

NÚMERO DE INTEGRANTES POR GRUPO: 5, no máximo.

DATA DE ENTREGA (DIA/MÊS/AULA): ainda indefinida.

DESCRIÇÃO DETALHADA:

         1ª parte: Deve-se pesquisar três artigos científicos na área de genética. Os artigos pedidos, esteja claro, não são de colunas da Galileu ou da Superinteressante e outras revistas do tipo. Ele trata, sim, de forma muito mais detalhada e técnica – por isso, também, mais longa – do que esses exemplos, uma descoberta, inovação ou aplicação de tecnologias.

Outra característica dos artigos científicos é conter um resumo (abstract) próprio. Este resumo faz parte do artigo, apresenta-se conjuntamente. Introduz suas principais idéias e informações. É por ele que será possível à professora inteirar-se dos temas pesquisados, porque seria impossível ler, a cada trabalho entregue, boas dezenas de páginas. Portanto, não cabe ao(s) aluno(s) redigir um resumo de cada artigo que encontra(m), mas atentar para que ele apresente um abstract próprio.

            Uma boa ilustração de artigos científicos curtos pode ser encontrada nas edições da revista sinergia on-line (em http://www.cefetsp.br/edu/sinergia) – ou impressa (no acervo de periódicos da biblioteca do CEFET-SP). Observe o abstract no início destes textos.

            Após esta pesquisa, o(s) aluno(s) elabora(m) uma conclusão escrita dos artigos. Nela trata-se a opinião do grupo sobre questões como a relevância das tecnologias em questão, sua aplicabilidade, eficiência, ética etc.; além da indicação justificada de um dos artigos, para explicação em seminário, que será feito numa segunda parte (como segue).

Todos estes conteúdos descritos, para antes do seminário, serão entregues impressos ou à mão.

 

2ª parte: Escolhido um artigo para seminário, este será apresentado à turma – através de apresentação do PowerPoint – e discutido.

 

FONTES / REFERÊNCIAS: bibliográficas: publicações internacionais, revistas brasileiras, Conselho Regional de Medicina; sites: www.usp.br, www.cnpq.br, www.crbiol.org.br.