Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Comparação entre o filme O Grande Ditador e a História

 

 

Giuliana

Pedagogia UNICAMP

 

 

Em 1939, a Alemanha, liderada pelo ditador nazista Adolf Hitler, invade a Polônia desencadeando o início da Segunda Guerra Mundial.

Os soldados e o povo alemão, estavam como hipnotizados com a idéia de um mundo melhor e mais puro com o desenvolvimento de uma raça superior e mais inteligentes: os arianos. O início dessa purificação planetária seria dada com a extinção do povo judeu, que por sinal circundava quase toda a Alemanha. A Polônia era um país onde a maioria da população era judia, e por questões também políticas e de ocupação de espaço geográfico estratégico, Hitler invade o país, mesmo tendo sido alertado de confronto com outros países como França e Inglaterra. Começava a guerra.

Do continente americano, pouco tempo depois, surge um filme criado por Charles Chaplin, O Grande Ditador, que não só satirizava o episódio mundial que estava ocorrendo, como também colocava uma pedra enorme de moral e lição de vida sobre os ideais dos lideres fascistas e nazistas que dominavam grande parte da Europa.

Em "O Grande Ditador", Chaplin vive dois personagens distintos: um barbeiro judeu, e um ditador louco que dominava tudo. O barbeiro vivia em uma cidadezinha judia pacata, e certo dia toda a cidade é invadida por tropas de soldados comandadas pelo ditador, espancando todas as pessoas que encontravam pelo caminho, fazendo com que a população começasse a viver escondida nas casas e nos becos. Muitas pessoas começaram a fugir da cidade buscando liberdade, e o barbeiro também tentou escapar. Como o Ditador havia desaparecido durante uma pescaria, e devido a enorme semelhança entre o barbeiro e o ditador, o barbeiro foi confundido com o ditador, sendo ele levado a fazer um discurso perante suas tropas e toda a população do país que iriam escutá-lo através das estações de rádio. No seu discurso o barbeiro "ditador" esbravejava palavras de liberdade e amizade entre os judeus e seus compatriotas.

Na época de seu lançamento, "O Grande Ditador" foi visto com olhares de despreso pelo público e críticos, que alegavam que Charles Chaplin era judeu, mas pouco tempo depois, esta obra foi considerada como a mais bela e inteligente já realizada por Chaplin.

Hitler, em uma invasão à União Soviética – que já havia sido alertada pela Inglaterra onde Hitler atacaria – perde diversas tropas de seu exército, e o final do "terceiro Reich" começa fazer a deteriorização da Alemanha que seria subjugada pelos países aliados ( França, Inglaterra, Estados Unidos e U.R.S.S. ). Hitler foge e suicida-se pouco depois.

... Charles Chaplin venceu.