Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

SEDE POR RESULTADOS


 Lishtar

CINCO DEVERES: SABER, QUERER, OUSAR, MANTER O SILÊNCIO E PRATICAR.

Quando se começa em Alta Magia, existe uma grande sede por resultados, efeitos e muita ação. Tantos querem brandir a espada ou adaga no ar, por assim dizer, que muito poucos se preocupam em se preparar de forma adequada, e mais ainda, colocar em prática no dia a dia os ensinamentos adquiridos. Levados pelo desejo de se tornarem gurus instantâneos, muito poucos aspirantes aos Mistérios preocupam-se com os fundamentos sérios da Alta Magia, que demandam tempo, disciplina, perseverança, prática e tempo para se manifestarem. Quando falo dos fundamentos, não estou me referindo aos primeiros rituais ou invocações, mas à exploração, experiência e disciplina que toda Escola de Mistérios e Mestre de todas as sendas têm enfatizado desde o começo dos tempos. Muitas vezes, as pessoas confundem proficiência e conhecimento reais com controle absoluto e perfeição. Há muito mais, porém. Muitas vezes, novatos e novatas lêem rapidamente sobre os preparativos recomendados para um ritual, sem fala na afobação de "achar a iluminação do meu jeito"!

Alta Magia, entretanto, não é somente resultados e efeitos, que inclusive podem não persistir depois de um ritual inicial cheio de palavras ensaiadas, mas que não foram amadurecidos pelo estudante. Evolução espiritual também tem uma grande medida de Gosto pelo Trabalho, mesmo quando o resultado de 10 minutos de meditação diários leva a uma semana de lágrimas. Esta semana de lágrimas deve ser encarada também como um bom resultado, se ela trouxer mudança interior e exterior, algo que era preciso que aprendêssemos, se bem que, se fosse possível, teríamos preferido risos ao invés de lágrimas.

Com freqüência penso na união do conhecimento com o saber e a prática viva da Tradição em Alta Magia. O conhecimento, que forma a base, pode ser obtido através de livros, de uma boa escola de mistérios, de um Companheiro ou Companheira com mais experiência nos Mistérios do que nós mesmos. Daí, chega-se ao saber, que é nossa própria compreensão dos conhecimentos obtidos, quando a Tradição começa a nos "falar" de forma especial. Destes dois, que são, na realidade, as duas faces de uma mesma moeda, sucede naturalmente o terceiro componente, que é a experiência diária, a concretização dos Mistérios na nossa vida. Tal qual a máxima: "vive os Mistérios: revela-os na tua vida".

Falo isto porque fico bastante apreensiva quando vejo, por exemplo, muitas páginas em linha sobre Alta Magia com muito pouca Manifestação do Divino, páginas que mostram sem dúvida religiosidade, mas bastante centradas na personalidade de seus autores, ao invés de terem seu fundamento principal na Grande Obra e na Tradição, processo e meta de todo trabalho espiritual. É evidente que em nosso país também há muita falta de literatura de primeira linha, e muito sensacionalismo de autores que vendem muitos livros, mas cujas observações às vezes são de uma impropriedade indigna mesmo de estudantes do primeiro ano de uma boa escola de mistérios. Exemplo: se você pensa que Eros/Cupido era um menininho que saía voando, dando suas flechadas por aí, você não tem a mínima idéia do que Ele era para os Gregos. Imagine, ao invés do menino, Eros como um rapaz de 18 anos, tal qual o Davi de Michelângelo, o espírito da Juventude, da Paixão e da Impetuosidade, que você chegará mais perto do que Ele significava na Grécia Antiga.

Faça o mesmo com os anjos, ou obreiros da criação. Eles, bem como as fadas, não têm só 30 cm e batem suas asinhas felizes por aí! Tornar infantil a imagem de um ícone sagrado dos mistérios foi um dispositivo para diminuir a importância dos mesmos, e é preciso muita integridade e treinamento para entender tais processos sem cair no fundamentalismo dos deuses, tão nocivo quanto outros fundamentalismos que existem ao nosso redor.

Há diversas formas de se aprender os mistérios, mais do que você possa imaginar, e à sua disposição, se você souber "ver".

Em termos de literatura disponível em língua portuguesa, vou citar alguns autores que podem ser encontrados em nosso idioma, e que são fontes seguras para quem quiser começar. Para Wicca, Starhawk, Doreen Valiente, o casal Janet e Stewart Farrar são excelentes. Monica Frazão, uma autora brasileira, também pode ser consultada, mas eu diria para você começar com os "originais". O primeiro livro específico sobre Wicca que li foi "The Spiral Dance" de Starhawk, traduzido como a Dança das Feiticeiras, creio. Ela é excepcional, e eu tenho todos os livros de Starhawk. Desnecessário dizer que eu não só li "The Spiral Dance", como de imediato comecei a praticá-lo. No início, eu era bem Wiccana. Ainda considero Wicca um portal maravilhoso, se praticado com intenção.

Agora, se você for bravo ou brava o suficiente para querer começar da forma mais difícil e correta, a Cabala é o portal talvez mais disponível em nosso país, e a referência inicial em língua portuguesa passa por Dion Fortune (A Cabala Mística), além de todos os livros que tenham escrito Ordem Hermética da Aurora Dourada (ou Golden Dawn). Ver em especial Israel Regardie. A Cabala é um dos pilares dos Mistérios do Ocidente, é de origem Mesopotâmica, e você talvez tenha a incrível sorte de ter na sinagoga de sua cidade um rabino Cabalista e que esteja disposto a lhe ensinar seus fundamentos. Um dos meus livros favoritos sobre a Cabala é cristão, e se chama "The Practical Guide to Caballistic Symbolism", de Gareth Knight. Em dois volumes bem grossos. Sim, eu li e trabalhei intensamente com os dois. Procure também na sua cidade um templo maçon ou mesmo um templo da Golden Dawn. Lembre-se: na hora certa, o mestre sempre aparece, mas ele/ela devem ser reconhecidos.

Não faz muito tempo, numa das listas fechadas da qual faço parte, uma moça pediu por um instrutor. Ela recebeu duas respostas fantásticas, longas e bem difíceis. E a moça não soube identificar seus dois melhores companheiros, os quais não exatamente se colocaram à disposição (afinal, não estamos vendendo esclarecimentos ou iluminação), nem disseram que ela era a iniciada brilhante que eles estavam esperando a vida inteira (o que ela queria, provavelmente ouvir). Eu fiquei de respiração suspensa por uma semana, acompanhando as mensagens, e a garota não teve discernimento de ver que ela tinha dois Cabalistas fantásticos à sua disposição. Eles dois responderam ao Chamado, mas a moça não soube identificá-los, pois queria, ao invés disso, ser ela a escolhida. Todo bom Companheiro e Mestre jamais aceita um estudante de início e o(a) cobre de elogios logo de saída. Não se trilha os Mistérios para oferecer de imediato os conhecimentos e experiências obtidos para os que primeiro nos solicitarem. Mas estamos sempre dispostos a oferecer toda nossa jornada de aprendizado àqueles que forem genuínos. Caitlin Matthews, quem me treinou, também me disse que "estava muito ocupada" e que só teria tempo para mim em dois meses. Eu sorri para ela e lhe disse: "quero a Senhora. Não faz mal esperar. Daqui a 2 meses, a Senhora terá bem mais material para ler!" Ela me estendeu a mão, retornou o sorriso e respondeu "trato feito". Sinceramente, eu teria esperado o triplo só para Ter Caitlin e John Matthews como instrutores. Eu queria os melhores. E penso deles o mundo, as estrelas e o universo. Linha direta da Golden Dawn via Dion Fortune, Gareth Knight e Dolores Ashcroft-Nowicki.

Se você tem um computador e está lendo este material, talvez também você saiba falar inglês. Procure a lista das obras destes autores, e compre-os no original. É incrível, mas sái inclusive mais barato montar uma biblioteca de magia em língua inglesa do que se v. tentar comprar todo este material em Português. Tente também conseguir material em Espanhol, que pode ser uma boa alternativa. Muitos livros que não são traduzidos para o nosso idioma estão traduzidos em espanhol, e são uma alternativa neste caso.

Lembre-se: apenas ler é perder a experiência, pois não se aprende experiência das páginas de um livro. Mas à medida em que você ler os autores certos e colocar em prática os ensinamentos deles, você aprenderá a ver as coisas um pouco da maneira destes mesmos autores. Daí então será um passo para você começar a desenvolver sua própria forma de compreender os ensinamentos, enquanto os pratica na vida diária. Com muita discrição, por favor!

A meta de todo trabalho espiritual é "Conhece-te a ti mesmo". Esta é uma obra que não tem fim, mas que vale a pena, pois você estará vivendo com intenção. Todo iniciado da Ordem Hermética da Golden Dawn ouviam em seu ritual de iniciação: "abandona a noite e procura o dia". A noite da ignorância, o dia da luz que tudo ilumina. Saiba, porém, que a noite também pode trazer revelações a serem concretizadas no próximo dia!

Lembre-se também que o maior sucesso em toda prática espiritual é continuar tentando. Manter o foco, a paixão, sentir a energia pela manifestação da vontade, um pouco a cada dia, mas todos os dias. A primeira virtude da Cabala é Discriminação, o primeiro vício, a Inércia ou Preguiça. Escolha com sabedoria e aja. Sem esquecer de agradecer pelos sinais de sucesso, que prefiro ao invés da busca de resultados que, se não trabalhada, pode levar à inflação de ego.

Uma das coisas de que tenho plena convicção é que sucesso em Alta Magia é dado pela qualidade da Jornada. Eu não me preocupo com resultados, mas peço ao Universo pelo Equilíbrio que não é Estático, mas que é a Eterna Busca de Compleitude. Observe minha escolha de palavras: Compleitude, e não perfeição. Perfeição é uma impossiblidade que leva a uma rigidez e autocrítica que considero extremamente negativas. Compleitude, um conceito mesopotâmico, é tentar ser e crescer com novas possibilidades. Compleitude envolve escolha, aprendizado e transformação. É uma aventura que nunca acaba. Sem dúvida, bem mais interessante!

Você tem sedo por resultados que durem por uma vida toda e além?

Aprenda a base, fortaleça-a e a torne sua para compartilhar em todos os mundos os esferas.

 

VOLTAR PARA BABILÔNIA-BRASIL