Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Projeto Meio Ambiente na Escola

Ambiente Marinho

Duna
Costão Rochoso
Oceano

E-mail

Material Didático

Saiba mais sobre nosso material didático

Ecossistemas Marinhos

Meio Ambiente na Escola

CINTIA MARIA ANCONA - - - - -MAURO PAQUETE VRANJAC
Oceanóloga - Gerenciamento Costeiro - - - - - - - - MSc. Oceanólogo - Gerenciamento Costeiro
cintia_ancona@yahoo.com.br - - - - - - - - - -mauropv@yahoo.com

Para solicitar Palestras ou adquirir o Material Didático, contacte-nos

Volta à Página Principal

* Melhor vizualização: 1024 x 768
Criação e Desenhos: Mauro P. Vranjac
Textos: Cintia M. Ancona e Mauro P. Vranjac

Educação Ambiental Projeto Meio Ambiente na Escola

 

A idéia de criarmos o projeto Meio Ambiente na Escola nasceu quando fomos convidados a dar algumas palestras sobre Meio Ambiente e Gestão Ambiental aos alunos do nível médio do colégio Politécnico de Sorocaba. Nesse momento, sentimos a necessidade de termos uma material didático simples, barato e direcionado a adolescente e que abrangesse os temas de nossas palestras.

Posteriormente, quando entramos em contato com a coordenadora da área de Educação Ambiental do Zoológico de Sorocaba (Profa. Viviane Rachid), resolvemos criar esse material, voltado ao clube de Conservadores da Natureza do Zoológico Municipal de Sorocaba (Quinzinho de Barros), formado por crianças e adolescentes da comunidade de Sorocaba e região, abrangendo temas como Ambientes Costeiros, Oceanografia e Poluição.

Desta forma desenvolvemos um conjunto de apostilas, elaboradas com linguagem simplificada, contendo os temas propostos, e que são fornecidas aos alunos e professores, quando são realizados os Ciclos de Palestras e Saídas de Campo.

As apostilas foram divididas em:

.

Módulo 1 - Clique na imagem para ampliá-la

Módulo 1
Mata Atlântica e
Ambientes de Transição

Conteúdo: Floresta Ombrófila Densa, Mangue, Restinga, Campos, Dunas, Conceitos, Cadeia Alimentar, Ecologia dos Ecossistemas, Fauna e Flora

Módulo 2 - Clique na imagem para ampliá-la

Módulo 2
Praias e Oceanos
Conteúdo: Praias, Costões Rochosos, Recifes de Coral, Mares e Oceanos, Ecologia dos Ecossistemas, Fauna e Flora e Oceanografia

.

 

Módulo 3 - Clique na imagem para ampliá-la

 

Módulo 3
Educação Ambiental
e Poluição

Conteúdo: Poluição Ambiental, Lixo, Reciclagem, Legislação Ambiental

 

"Educar é permitir o desenvolvimento de valores"

As escola tem o papel de formar cidadãos, garantindo o espaço necessário a discussão dos problemas sociais e ambientais. No entanto, não cabe somente aos professores e aos pais o papel de educadores. As crianças e os adolescentes também devem assumir essa função, estimulando discussões em sua casa, escola e círculo de amigos.

Dessa forma, esperamos que através das palestras e do mateiral didático desenvolvido pelo projeto Meio Ambiente na Escola, crianças e adolescentes possam descobrir cada vez mais sobre o Meio Ambiente que as rodeia, além de assimilarem e repassarem a importância da preservação do meio em que vivemos e do qual dependemos através da Conscientização Ambiental.

Para solicitar Palestras ou adquirir o Material Didático,
escreva-nos:


E-mail

Volta ao Topo da Página

Volta à Página Principal

Dunas

Dunas

As Dunas costeiras são formadas quando um obstáculo qualquer (plantas, pedras) interrompem o caminho da areia que está sendo transportada pelo vento, e faz com que essa areia comece então a se acumular. Na grande maioria, formaram-se durante os últimos 5000 anos pela ação do mar, do vento, da areia e da vegetação. Elas têm como principais funções proteção de terras continentais e a reserva de água e areia, e também são importantes porque servem de abrigo para animais e plantas que vivem neste tipo de ecossistema.

Os ecossistemas formados pelas Dunas são encontrados em lugares desérticos, nas margens de grandes lagos e no litoral de países tropicais e temperados, já que nesses lugares existe muita areia que pode ser levada pelo vento. No Brasil elas podem ser encontradas em quase todo o litoral.

Fauna: Nas dunas a fauna é um pouco escassa, no entanto, vivem animais especialmente adaptados a este ecossistema, onde os insetos são os moradores que vivem em maior número de espécies. Os principais predadores dos insetos que vivem nas dunas são o sapo-da-areia, a largatixa-das-dunas e algumas aves.

Flora: A vegetação das dunas têm um importante papel na formação e fixação das duna e tem de ser bastante resistentes para agüentar o calor, o movimento da areia e o contato com a água salgada do mar. As plantas das dunas apresentam algumas adaptações em relação as condições bióticas e abióticas do meio. Possuem hastes flexíveis, folhas com lâminas estreitas e finas, e um vigoroso crescimento horizontal e vertical, para evitarem soterramento. Para suportarem os efeitos da salinidade apresentam compartimentação iônica celular, glândulas de excreção de sais, abcisão de folhas que acumulam sal, suculência, e diminuição do número de estômatos.

Exemplos típicos de espécies que vivem nas dunas:

Panicum racemosum (capim-das-dunas)

Vegetação de Duna

Blutaparon postulacoides (capotiragua)

Vegetação de Duna

Para obter o texto completo sobre esse tema, solicite nosso Material Didático ou contacte-nos para Palestras:


E-mail

Volta ao Topo da Página

Volta à Página Principal

Costão Rochoso

Costão Rochoso

Costão rochoso é um ambiente litorâneo formado por rochas, e localiza-se entre o oceano e o continente. Pode ser considerado um ecossistema, do qual faz parte uma grande diversidade de seres marinhos.

O costão rochoso sofre influência das marés, das ondas e dos raios do sol, obrigando os animais e vegetais que ali vivem a se adaptarem a essas condições. Na região mais profunda, onde o batimento das ondas é menos intenso, convivem animais adaptados ao fundo, como o peixe morcego e o peixe pedra.

A grande variedade de organismos e o fácil acesso tornaram os costões rochosos uns dos mais populares e bem estudados ecossistemas marinhos. A grande diversidade de espécies presentes nos costões rochosos fazem com que, neste ambiente, ocorram fortes interações biológicas, como conseqüência da limitação de substrato ao longo de um gradiente existente entre o hábitat terrestre e o marinho.

A cadeia alimentar dentro de um costão rochoso é muito complicada, porque a predação e a competição por comida é muito grande. Isto porque esse ecossistema sofre todo dia com a força das ondas, com as marés, com o vento, com a falta de espaço e com a grande quantidade de animais que vivem ali, entre eles as algas, as baratinhas-do-mar, as anêmonas, as cracas, mexilhões, ouriços, caranguejos e aves.

Fauna: é composta principalmente por organismos bentônicos (moluscos e crustáceos), além de tartarugas e muitas espécies de peixes. Os bentos e animais que vivem na zona inter-marés e na zona de sobre-maré distribuem-se em zonas bem definidas (zonação), em função da competição e adaptação ao meio.

Flora: poucas são as algas que habitam os costões rochosos, pois tem de suportar de 60-90% de perda de água, em função da exposição solar.

<<<   Figura Esquemática de um Costão Rochoso   >>>

Para obter o texto completo sobre esse tema, solicite nosso Material Didático ou contacte-nos para Palestras:


E-mail

 

Volta ao Topo da Página

Volta à Página Principal

Oceanos e Mares

Oceanos e Mares

De acordo com a Agenda 21 Internacional, o Ecossistema Marinho, formado pelos oceanos, mares e zonas costeiras formam um todo que é componente essencial da existência da vida no planeta, além de ser uma riqueza que nos dá a possibilidade para o Desenvolvimento Sustentável.

A Terra é chamada de planeta azul porque 71 por cento de sua superfície é coberta pelos mares e oceanos. Os oceanos são muito importantes pois são os maiores produtores de oxigênio (através das algas); controlam a temperatura e fornecem água para todo o planeta (através de sua evaporação); e abrigam uma grande quantidade de animais e vegetais (fonte de alimento).

Os oceanos são 1000 vezes mais largos e compridos do que profundos, e a temperatura de suas águas variam de região para região (entre -1,9º C - perto dos pólos - e 32º C - próximo ao Equador).

- Oc. Atlântico: Vai desde a Antártica até a Groenlândia (Pólo Norte) e fica entre as Américas, a Europa e a África. É o mais novo dos oceanos e cobre cerca de 106 milhões de quilômetros quadrados.
- Oc. Pacífico: Localiza-se entre as Américas, a Ásia e a Austrália, é o maior, mais produtivo e o mais velho dos oceanos, com 181 milhões de quilômetros quadrados. Fossa das Marianas, com 11 mil metros (11 quilômetros).
- Oc. Índico: Fica entre a Ásia, a África e a Austrália. Também é chamado de Mar da Índias e cobre cerca de 74 milhões de quilômetros quadrados.

Mapa de Localização dos Oceanos

Podemos dividir a enorme variedade de espécies de animais e vegetais que vivem nos mares e oceanos em 3 grandes grupos:

- Plâncton: Organismos que ficam flutuando na água e não são capazes de se movimentar para muito longe. Fito (algas) e Zooplâncton (copépodos, krill).

Exemplos de Fitoplâncton e Zooplâncton
- Bentos: Animais que vivem fixos no fundo do mar, em alguma rocha, ou até mesmo no casco de um barco. Exemplo: mariscos, ouriços e cracas.

Exemplos de Animais Bentônicos
- Nécton: São todos os animais que nadam em liberdade pelas águas. Por exemplo os peixes, lulas, polvos, baleias e tartarugas-marinhas.

Exemplo da Fauna Nectônica

Para obter o texto completo sobre esse tema, solicite nosso Material Didático ou contacte-nos para Palestras:


E-mail

Volta ao Topo da Página

Volta à Página Principal

E-mail

E-mail

Cintia M. Ancona
Oceanóloga- Gerenciamento Costeiro
cintia_ancona@yahoo.com.br

Mauro P. Vranjac
MSc. em Oceanografia Física, Química e Geológica
Oceanólogo - Gerenciamento Costeiro
mauropv@yahoo.com

Para solicitar Palestras ou adquirir o Material Didático, escreva-nos.

E dizem que os Animais é que são os Irracionais...

Volta ao Topo da Página

Volta à Página Principal