Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!
Comunicação: resumo1CC

A Cultura Comunicacional na UNESP:
uma Proposta para Difusão de
Ciência & Tecnologia

Cláudia Chiste

Trabalho apresentado junto ao Departamento de Comunicações e Artes-ECA, da Universidade de São Paulo-USP, para obtenção do título, em nível de Pós Graduação, de Especialista em Gestão de Processos Comunicacionais,
sob orientação da prof. Dra. Maria de Lourdes Motter - GPC/ECA/USP


Veja este texto ampliado no Observatório da Imprensa
(link abaixo, no final da página do Observatório entre em Edições Anteriores),
veja a edição nº 92, de junho/2000, em Diretório Acadêmico


INTRODUÇÃO: A seleção do tema desenvolvido neste projeto deve-se a sua atualidade no contexto universitário. A universidade tem como finalidade o Ensino, a Pesquisa e a Extensão de Serviços. Parceira por natureza da sociedade, que participa de todas as etapas de sua construção, manutenção e funcionamento, à universidade se impõe, cada vez mais, o compromisso de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, para a solução de problemas e conflitos sociais e para a construção compartilhada do consenso e da coesão sociais. A agilidade na troca de informações vem promovendo a interação e a necessidade de aplicação do saber, seja para comprovar teorias, auto-afirmar-se ou para promover a integração entre as diversas áreas ou disciplinas, favorecendo, enfim, a agregação do valor conhecimento ao cotidiano, como forma de democratização do primeiro. Neste contexto, situa-se a cultura comunicacional como um dos instrumentos mais poderosos para o aprimoramento da relação universidade/ sociedade, tornando consequentemente um ingrediente essencial em programas estratégicos de gestão acadêmica.

METODOLOGIA: O estudo foi conduzido de modo a compreender o contexto universitário diante das novas tecnologias de informação e do fenômeno globalização-regionalização. Em uma segunda etapa, propomos analisar e compreender melhor como ocorrem os processos sociais e os problemas relativos à difusão em Ciência &Tecnologia, através de entrevistas com dirigentes da UNESP, consultas bibliográficas a banco de dados e visitas a órgãos especializados.

RESULTADOS: Em razão dos acontecimentos desencadeados pelo desenvolvimento científico-tecnológico, as instituições universitárias no Brasil e no mundo vêem-se obrigadas a rever os seus meios, suas ferramentas e, fundamentalmente, sua política de atuação diante deste novo contexto. Não dispondo de meios, dados técnicos e informações adequadas, fatores que se somam às suas diferenças regionais e à localização geográfica de seus campus, a UNESP ressente da inexistência de uma cultura de comunicação científica. Sabemos que a visibilidade dos pesquisadores na mídia não se limita unicamente aos artigos que consultamos. O interesse da mídia pelo saber dos pesquisadores é motivado, em grande parte, por acontecimentos da atualidade, tão imprevisíveis quanto passageiros. Mas o valor científico, econômico, cultural e social que se agrega à coletividade, direta ou indiretamente, com a realização de pesquisas, com a formação de recursos humanos altamente qualificados e com a prestação de serviços destinados ao atendimento de demandas sociais, poderá ser ampliado e valorizado pela difusão da produção acadêmica da UNESP.

CONCLUSÃO: A inexistência de uma cultura de comunicação científica é uma das maiores dificuldades que a UNESP enfrenta hoje. Por isso, propomos a criação de uma Agência de Notícias UNESP, órgão que visa facilitar a comunicação entre a comunidade acadêmica e a mídia. Estando de acordo com as idéias democratizantes do ensino, a Agência irá colaborar para a difusão do conhecimento científico e, portanto, para a democratização do conhecimento. Pretende-se com isso, obter um fluxo contínuo, abrangente, interno e externo com as diversas Faculdades e Institutos da UNESP. A proposta ora apresentada visa ampliar o espaço de interlocução entre os pesquisadores, buscando a participação de acordo com os interesses individuais e locais determinados. Neste sentido, a Agência de Notícias UNESP, além de alimentar a mídia, será a organizadora do espaço virtual em que se proporcionará o desenvolvimento dos processos comunicacionais direcionados à difusão de Ciência & Tecnologia. Para aprofundar o conhecimento da cultura científica na UNESP sugerimos também a realização de uma entrevista virtual com seus professores/pesquisadores.


Fale comigo: comunic@mailbr.com.br ou tel.: 55 - 11 - 284-7393 - SP

clique aqui!
by Banner-Link

Veja ainda:

aulas: curriculum vitae
uma boa tradutora
grátis - um tradutor de palavras I/P
ciência enquanto cultura
observatório da imprensa
ENGLISH VERSION THIS PAPER

Email: comunic@mailbr.com.br