Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!


INFRAERO
AEROPORTOS
BRASILEIROS

Esta página traz as
primeiras informações
do Aeroporto Internacional
de São Paulo / Guarulhos na Internet Brasileira.

Benvindo ao Aeroporto Internacional de São Paulo / Guarulhos

Com a INFRAERO, o Brasil está chegando cada vez mais longe.
A INFRAERO - Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária - é uma empresa pública, vinculada ao Comando da Aeronáutica, que tem como atividade principal a administração aeroportuária.
Isto abrange: projetos e desenvolvimento de aeroportos, atividades comerciais e industriais, apoio à navegação aérea, centros multimodais, atividades aeroespaciais e consultoria em aeroporto.
São 26 anos dedicados a um trabalho sério e altamente qualificado.
Hoje, a INFRAERO administra 67 aeroportos e 78 Grupamentos de Navegação Aérea em todo o território brasileiro.
Com sede em Brasília, a Empresa está estruturada em sete Centros de Negócios nos aeroportos internacionais de São Paulo/Guarulhos, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Belém e Manaus.



Conheça mais sobre o Aeroporto Internacional de São Paulo / Guarulhos

Principal portão de entrada e saída do Brasil
tanto de Passageiros como de Cargas

Um dos mais modernos da América Latina, o Aeroporto Internacional de São Paulo / Guarulhos, administrado pela INFRAERO, foi planejado para atender à crescente demanda do tráfego aéreo de São Paulo nas próximas décadas.
O Plano Diretor do Aeroporto prevê a construção de 4 terminais, sendo que os Terminais de Passageiros 1 e 2, têm capacidade para movimentar 7,5 milhões de passageiros por ano, cada um respectivamente. O Terminal 3 está sendo projetado para movimentar 12 milhões de passageiros/ano. O quarto e último terminal deverá atender também um total de 12 milhões de passageiros. Quando concluídas todas as etapas de obras, a capacidade total do aeroporto será de 39 milhões de passageiros / ano.
As obras do Aeroporto de Guarulhos começaram em 1980, estando hoje em funcionamento dois terminais de passageiros, complexo de pistas para pouso e decolagem, terminal de cargas e toda infra-estrutura necessária aos 4 terminais previstos no Plano Diretor.
O primeiro terminal de passageiros foi inaugurado em 20 de janeiro de 1985. O Terminal 2 foi concluído em 4 etapas diferentes. Na primeira, em junho de 1991, foram entregues para operação os balcões de check-in da asa C; na segunda, em dezembro de 1991, as três primeiras salas de embarque e desembarque doméstico; na terceira, em dezembro de 1992, foi colocado em funcionamento o setor de embarque e desembarque doméstico; e, finalmente, na última etapa, em julho de 1993, o setor de embarque e desembarque internacional.
Desde a sua inauguração, 114.995.018 passageiros procedentes dos 5 continentes, utilizaram os portões de entrada e saída do Aeroporto de Guarulhos.

Voltar ao início

Serviços e Facilidades
A comunidade aeroportuária abriga ao longo das suas 24 horas de operações, uma verdadeira cidade. O mercado de trabalho existente no Aeroporto provém das 370 empresas estabelecidas que empregam mais de 30 mil profissionais. Pelos portões de entrada e saída circulam diariamente 39 mil passageiros, além dos acompanhantes e visitantes que somados representam uma população flutuante próxima de 100 mil pessoas.
Ligando a cidade de São Paulo a 63 países, o Aeroporto embarca e desembarca passageiros para 215 cidades dos cinco continentes, das quais 135 são internacionais e 80 brasileiras.
Atualmente são 37 companhias aéreas distribuídas nos Terminais de Passageiros 1 e 2 que se utilizam de 215 balcões de check-in e 28 portões de embarque.
Uma rede comercial com 147 lojas e serviços estão distribuídos nos 3 pavimentos dos Terminais 1 e 2, e oferece ao usuário desde um cafezinho, engraxate, cabeleireiro, joalheria, livrarias, restaurantes, bancos, central telefônica, posto de correio, até o aluguel de serviços de Vans ou táxi-aéreo.
O Aeroporto dispõe de Centro de Convenções para realização de congressos e eventos através de auditórios e sala vip para atendimentos especiais, espaço cultural e até Capela Ecumênica.

Voltar ao início

Moderna Infra-Estrutura
Localizado no município de Guarulhos, bairro de Cumbica e distante 25 quilômetros da capital paulista, o Aeroporto tem uma área total de 14 quilômetros quadrados e moderna infra-estrutura que exige a mais avançada tecnologia aliada à evolução do transporte aéreo.
O Aeroporto possui um sistema viário próprio com 5 quilômetros de extensão e com acesso à cidade de Guarulhos através da Avenida Monteiro Lobato e das Rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna.
Sistemas de pistas para pouso e decolagem , torre de controle, radares e sistemas de auxílio à navegação aérea, sistemas de energia elétrica, de captação de águas e tratamento de afluentes, incinerador de lixo, parque de combustível para aviação, viveiro de plantas para urbanização e revestimento vegetal, além de terminais de cargas, são componentes indispensáveis ao perfeito funcionamento do aeroporto.
Guarulhos possui duas pistas paralelas para pousos e decolagens: uma com 3.000 e outra com 3.700 metros de extensão, que movimentam diariamente mais de 540 vôos.
O sistema de pistas é provido de instrumentos ILS - Instrumental Landing System, categorias I e II, que permitem operações de pousos e decolagens com extrema precisão e elevados índices de segurança em condições mínimas de teto e visibilidade.

Voltar ao início

Copyright(c)1999. INFRAERO
Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária
Todos os direitos reservados.
adiel@directnet.com.br
Última revisão: Novembro 12, 1999.