Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

... Assim Como Nós Temos Perdoado ...

2ª Mensagem
Tema : '...ASSIM CONO NÓS TEMOS PERDOADO...' (Mt. 6,12 )


Como sabemos, estamos no período da Quaresmoa. E como já foi dito, a Quaresma é um período de perdão, onde a própria Igreja é chamada a converter-se dos seus maus caminhos. Assim sendo, não poderíamos deixar de falar sobre um tema tão importante e essencial para nós, cristãos.
Sem dúvida nenhuma, o perdão representa um dos eixos mestres, básicos, do movimento de Jesus ( daquilo que ele pregou, ensinou e viveu ). Nós jamais poderíamos considerar a vida e obra de Jesus Cristo sem nos determos, pelo menos por um pouco de tempo, na questão do perdão. Isso fica ainda mais claro ao notarmos o perdão fazendo parte do Pai-Nosso. Isso porque o Pai-Nosso é a bandeira do movimento de Jesus. Nele, Jesus resume tudo o que Ele acredita e vive. Tanto que, na Igreja Primitiva, o Pai-Nosso era privilégio dos membros batizados. Assim, os catecúmenos só poderiam orar tal oração depois de batizados ; sendo o Pai-Nosso, portanto, uma das marcas dos cristãos da época.
Mas o perdão é tão importante para Jesus que Ele não se contenta em tê-lo apenas no Pai-Nosso. Logo depois de orar, ele ainda dá algumas orientações claras e precisas, sobre o perdão. Na realidade, Jesus está nos dizendo que há uma condição para que a nossa oração seja ouvida e atendida. Trata-se de uma condição sem a qual não estaremos orando bem. Lembram-se da orientação de Tiago? ('[...] pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjares em vossos prazeres.' ( Tiago 4,3 ). Para que estejamos orando bem, para que nossa oração possa ser ouvida e atendida, também é preciso que tenhamos perdoado e estejamos dispostos a perdoar.
Sem isso, sem que o perdão faça parte da nossa vida, sem que estejamos sempre predispostos a perdoar, nós não podemos nos considerar cristãos.
É bem da verdade que o acusar é muito pesado para qualquer um de nós. Tanto, que o atirar a primeira pedra não realizado por ninguém, nem mesmo por aquele que o poderia ter feito : Jesus.
Em todos os Evangelhos, ou melhor, em toda a vida, pregação e ensinamento de Jesus e que nós temos conhecimento, Jesus sempre recebeu a todos sem exceção ou discriminação ; sem qualquer pré-condição. Ele sempre recebeu a todos de braços abertos, recebeu-os como eram e como estavam : necessitados, pecadores, doutores, doentes, limitados, maltrapilhos, ricos, fracos, judeus, pobres, pequenos... Sua condição ou estado não importava, Jesus veio justamente para eles ( 'Mas Jesus, ouvindo, disse : Os sãos não precisam de médico, e sim, os doentes. Ide, porém, e aprendei o que significa : Misericórdia quero, e não holocaustos ; pois não vim chamar justos, e, sim, pecadores [ao arrependimento].'(Mt. 9,12-13)).
Que nós possamos, a exemplo de Jesus, ser verdadeiros cristãos. Cristãos que refletem o próprio Cristo em suas vidas. Que nós possamos não só nesse período de Quaresma, mas em toda nossa vida, viver e procalmar o perdão a todos (as ) e, certos de que o Pai está sempre disposto a nos perdoar, que nós possamos nos achegar a Sua presença como somos : pecadores, sem máscaras.

Pastores Pedro e Susylaine. ( 15.03.98 ).



Volte Sempre !

Voltar para a página principal da Igreja Metodista de Cuiabá

Email: imc@mailbr.com.br