Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

BE N V I ND O!

See The Site In English

FREGUESIA DE SANTA CATARINA  ILHA DO FOGO  SUA HISTORIA  GENTES  E FACTOS


Agenda da Comunidade

Postais de Cabo Verde / PostCards from Cape Verde

Emigração, USA

Ponto de Reflexao

ZonaDPaz PeasZone

Chat Room

Libro di Visita/Guest Book

Estatisticas e Mapas de C.V.

Duplicado de SantaCatarinaFogo

NÓS SAÚDE

Amigo/as di Freguesia di Santa Catarina

Cultura/Desporto

=======
Objectivo,      Historia,     Vulcao,   Localidades,   Mapa,   Parque   Natural  da Ilha do  Fogo,   Gentes     E-Mail    Buscador ou Search     Fotos  
     Dicas ou Links       Ultimas Novidades di Mundo  -  Head Line News    Lista Telefonicas    Temperatura /Weather   
Fala ao vivo com uma pessoa amiga aqui

Opina sua opiniao em qualquer assunto neste Forum

PONTO de REFLEXÃO!



O objéctivo principal de SANTACATARINAFOGO é divulgar Cabo Verde e sua gente bem como proporcionar vos com um lugar mais ou menos interactivo onde pode encontrar informações úteis em algumas áreas e bem como servir de um veículo para estreitar cada vez mais a distancia e enaltecer a nossa comunidade. Sua colaboração é apreciada. Para isso temos um FORUM, onde pode expressar sua opiniao em qualquer assunto, uma SALA DE CONVERSA para dialogar ao vivo, um Guest Book ou Livro de Visitas, bem como o E-mail, portanto vamos todos aproveitar este site.

O objéctivo principal aqui é informar sobre as belas Ilhas de Cabo Verde e especialmente sobre Freguesia de Santa Catarina na Ilha do Fogo ou na Ilha do Vulcão, como costuma ser chamado, dar uma sintese da sua historia, falar um pouco da sua gente, e também levar a todos um pouco da sua morabeza. Portanto a colaboração de todos é necessaria, para isso temos um FORUM, onde pode abordar qualquer tema, uma SALA DE CONVERSA, para dialogar ao vivo, um Livro de Visitas e um E-mail. Obrigado !

Vista do Vulcão da Ilha do Fogo (altitude max 2929m)

A Freguesia de Santa Catarina tem como principal centro populacional a Vila de Cova Figueira e as povações de Figueira Pavão, Fonte Aleixo, Estáncia Roque, Achada Furna e muitas outras localidades de interesse, tais como: Tinteira, Cova Matinho, Bombardeiro, Domingos-Lobo, Maria Da Cruz, Baluarte, Mãe Juana, Roçadas,Monte Vermelho, Daca Balaio, Fonte Cabrito, Monte Escora, Monte Largo, Achada Poio, Cabeça Fundao, Curral d'Arro, Ratchan Formosa, e de destacar CHÃ DAS CALDEIRAS onde se produz o famoso vinho chamado MANECOM, que é conhecido em quase toda parte, e também pelas exóticas frutas que aí se produzem. A freguesia de Santa Catarina tem como símbolo o Vulcão do Fogo, famoso e histórico e uma das raras belezas naturais do mundo. A maioria das gentes que visitam Cabo Verde tem interesse em conhece-lo de perto. Do cume do Vulcão em dias claro, pode-se ver todas as ilhas e ilheus de Cabo Verde.

HISTÓRIA DA ILHA DO FOGO

A Ilha do Fogo foi descoberta a 1 de Maio de 1460 e foi inicialmente designada por S. Filipe. A ilha tem forma circular, e uma área total de 476 km², sendo a quarta em dimensão, em relação as outras ilhas de Cabo Verde e conta com cerca de 37.000 habitantes; São Filipe na Ilha do Fogo é uma cidade historica. A superfície da Ilha encontra se sobre um Vulcão ainda activo, cuja altitude máxima atinge os 2.829 metros. Este Vulcão é o ex-libris da Ilha pela sua imponência, proporcionando paisagens de rara beleza e é um importante polo de interesse turístico. Em Chã das Caldeiras, aldeia instalada dentro da cratera dese Vulcão ainda activo, é também um local de grande interesse turístico. Actualmente e apesar das escassas chuvas, o Fogo é uma ilha espantosamente fertil, o que lhe confere características contrastantes entre o negro da lava solidificada e as diversas tonalidades de verde dos campos de cultivo. Cabo Verde tem 10 ilhas, 6 no Barlavento e 4 no Sotavento; tambem tem 4 ilheus ou ilhotas, Branco e Raso no Barlavento, Rei e Rombo no Sotavento.

Os dados a seguir foram tirados no INE do censo ralizado em Cabo Verde no ano 2000

  • São Anatão
  •   População 47.170 e uma area total de 779Km2
  • São Vicente
  •   onde fica a cidade do Mindelo, tem 67.163 habitantes e uma area de 227Km2
  • Santa Luzia
  •   so frequentada pelos pescadores e turistas
  • São Nicolau
  •   tem 13.661 pessoas e uma area 346Km2
  • Sal
  •   Onde fica o aeroporto internatcional Amilcar Cabral, população 14.816 e tem uma area de 216Km2
  • Boa Vista
  •   4.209 habitantes e 620Km2 de area
  • Maio
  •   população de 6.754 e area 260Km2
  • Sao Tiago
  •   população 236.627; Praia e a capital de Cabo Verde, area 991Km2
  • Fogo
  •   37.421 habitantes, area 476Km2
  • Brava
  •   a Ilha das flores tem uma população de 6.804, com uma area de 64Km2.

    A Ilha do Fogo actualmente tem dois concelhos: São Filipe e Mosteiros e egloba quatro freguesias: Freguesia de Nossa Senhora da Conceição, Freguesia de São Lourenço, Freguesia de Santa Catarina e Freguesia de Nossa Senhora de Ajuda. A Cidade de São Filipe, na Ilha do Fogo constitui o aglomerado populacional mais antigo de Cabo Verde depois da ruina da Ribeira Grande, actual Cidade Velha na Ilha de Santiago. A sua fundação e povoamento ocorreram um quarto de século após o descobrimento de Cabo Verde pelos portugueses em 1460/62.

    Uma vista da Vila de Cova Figueira
    Cova Figueira na Freguesia de Santa Catarina foi elevada à categoria de Vila em 1998 é o 2.̊ centro urbano na Ilha do Fogo; segundo ultimas estimativas esta Freguesia tem quase 8000 mil habitantes, 5 pessoas em cada familia, aproximadamente. A longevidade de vida desta localidade ronda a volta dos 70 anos ligeiramente mais alta do que dalgumas outras freguesias.
    Ná area do ensino ou educação a Freguesia de Santa Catarina tem postos de ensino, algumas escolas primárias em muitas localidades, um Ciclo Praparatório em Cova Figueira que leciona ate a 8A classe. O sector educacional é fundamental para o desenvolvimento e traz sempre resultados positivos para engradecimento das gentes. Investir na educação é investir em nós mesmos.
    O Posto Escolar de Cova Figueira é um dos mais antigos da Ilha do Fogo por lá já passaram bons professores e alunos que deram sua contribuição e outros que continuam a contribuir. Só para citar alguns nomes como por exémplo, Fontes, Neco Fonseca, Carlos, Jorge, Lucia, António Fonseca, Irlando de Leite, Nhonho de Fifi, Bety, Salvador e mais. Artur etc que praticamente dedicaram uma vida toda ao sector do ensino. É bom preserver este marco da nossa freguesia!
    Visao aérea de Cova Figueira

    Esta freguesia tem todas as potencialidades para ser elevada a categoria de um concelho desde ha muito tempo. Sem lugar a duvida esta freguesia e o ponto mais procurado pelos visitantes ou turistas que passam pela Ilha do Fogo, atraidos pelo interesse e vontade de conhecer de perto o magestoso Vulcão e estar em pleno contacto com a gente e a natureza. A DESCENTRALIZAÇÃO e promoção da Freguesia de Santa Catarina a nivel de um concelho, vai trazer muitos beneficios aos aglomeradas das gentes que ali vivem e melhor ainda, vai acelerar o desenvolvimento de toda a Ilha do Fogo. Essa promoção so vai trazer beneficios. Considerando todas potencialidades, chegar-se ha a uma conclusao que vai facilitar a vida de todos que vivem nesta Freguesia e nao so. Por exemplo falando de visitantes e do turismo que continuamente mostram vontade de visitar ou conhecer as zonas de interesse nessa localidade, as receitas que vieram a produzir seria usufruidas pelas pessoas que ai se habitam elevando suas condicoes a um nivel de vida mais acentuado facilitando o progresso para toda regiao. Esta Freguesia fica num ponto estratégico em muitos aspectos. Por exemplo ha o Porto de Alcatraz que deixou de funcionar devido a falta de manutenção. Historicamente nos tempos que ja la vão este Porto foi frequentado por muitos navios que traziam cargas de S. Filipe, Mosteiros, e das outras ilhas para abestecimento da população; havia armanzens para mercadorias que agora so restam paredes mesmo junto ao porto. Porto de Alcatraz talvez nunca devia ter sido abandomado porque fica situada numa vasta faixa de terra junto a costa que vai desde Farol, passando por Faja,Cazinha e arredores. Em Faja, sabe-se desde ha muito tempo que tem agua doce no subsolo mas que nao foi bem explorado talvez por falta de recursos. Para citar so um exemplo quando havia falta de agua as povacoes circunvizinhas, e nao so, mas de outros localidades distanciadas, abesteciam de agua nalguns poços desta localidade. Actualmente muitos animais vem de muito longe saciar a sede nessas fontes . Seria um “boost” ou emporrao mesmo para o desenvolvmento economico desta Freguesia, se o Porto de Alcatraz viesse a funcionar algum dia..…

    Entrada de Cova Figueira do lado Ponta Estrada

    No sector da comunicação ou da tele-comunicação, Cova Figueira na Freguesia de Santa Catarina fica num ponto bastante estrategico devido a sua posição geografica. Nos anos sessenta ou setenta o ex - governo colonial em colaboração com outra nação construiram umas redes de telecommunição em Cabo Verde; Freguesia de Santa Catarina na Ilha do Fogo em Cova Figueira foi escolhida como um lugar previlegiado para uma dessas redes. Desde há muito tempo sabe se que esta zona é primordial para comunicacçã da radio, televisao, telex etc. Por exemplo, a primeira transmissão de televisão na Ilha do Fogo foi captada em Cova Figueira na decada dos anos setenta onde se viu os Jogos Olimpicos de 1976 ao vivo desde Montreal em Canada, o que foi uma autentica alegria para os tele-espectadores que presenciaram o acontecimento. De notar também que a primeira transmissão de televisão entre as Ilhas de Cabo Verde foi enfectuada entre as ilhas de São Tiago desde Monte Tchota, e a Ilha do Fogo em Cova Figueira, com uma transmissão de um feixe electronico irradiado pelo um aparelho modulador em Monte Tchota e captada pelo um televisor em Cova Figueira simplesmente com uma antena dipolo.

    Gentes Festejando Nho SanFilipe


    As gentes da Freguesia de Santa Catarina são amáveis, acolhedoras, trabalhadoras, e optmistas. Todas essas caracteristicas sâo traços proprios das pessoas dessa localidade, proprcionando assim as pessoas que por aí passem um vinculo inesquecivel da sua morabeza que perdura por toda a vida. A sua populacao é uma mistura de gentes de diferentes etnias raciais formados pelos africanos, europeus e gentes de outros continentes. A cor predominante é moreno - que é uma mistura de branco e preto - mas também tem uma pequena percentagem de cor clara. Praticamente toda gente conhece-se um ao outro duma maneira ou doutra facilitando assim o convivio mútuo entre toda gente. Em Cova Figueira onde fica a sede da freguesia, quase toda gente está relacionado familiarmente duma maneira ou doutra; o mesmo acontece nas regioes circunvizinhas. Pelos apelidos das gentes, nota se o laço familiar que se expande pelas outras freguesias irmãs. Por exemplo os apelidos como: Goncalves, Andrade, Fontes, Veiga, Lopes, Monteiro, Vieira, Nunes, Pires, Alves, Rodrigues, Pina, Montrond, Silva e muito mais; estão ligados duma maneira ou outra praticamente por toda a Ilha do Fogo. Num optimismo constante de aventuras, a maior parte da população desta freguesia procuram sempre opurtunidades para descobrir novos horizontes emigrando para terras longes levando consigo esperanças de progresso e algum dia voltar ao torrão natal. A maior parte da gente desta freguesia tem algum familiar ou amigo na diaspora. Desde há muito tempo passado, os santacatrinenses procuram na diaspora a maneira de melhorarem suas condições de vida procurando opurtunidades melhores de trabalho, estudos ensino, etc esse fenomeno acentuou se mais nas decadas de sessenta continuando até agora. Para os que ficam sempre esta presente a vontade de aventurar e para os que partem, o desejo de voltar ao torrao natal anda constatemente encaixada na memoria ou na alma.

    Djemy Fontes, “Homem Aventureiro”

    O contácto com a vitalidade da Natureza levou sempre ao primo Djemy Fontes a contemplar o espírito de aventura neste espaço, porque aqui a natureza não é artificial, porque aqui a erva que cresce é verde, porque aqui, enfim, há objectos em vez de sombras que continuam a refletir o desejo inquebrantavel do seu espirito.

    PARQUE NATURAL DA ILHA DO FOGO

    O Parque Natural do Fogo encontra-se no coração da Ilha do Fogo, e abrange o Vulção, a cratera e uma paisagem natural única em todo Cabo Verde que merece ser apreciada. O cenário fantástico do Parque Natural torna-o num lugar de paragem obrigatoria para os visitantes, um espaço óptimo de lazer, aventura, inovação, convívio e de descanso. A beleza paisagistica, a especialidade da fauna e da flora e sua conjugação com o meio, representam no Parque Natural uma herança única, onde as funções ecologicas e as associações naturais estão ainda em grande parte intactas.

    Flora e Fauna

    Das 82 especies de plantas endemicas de Cabo Verde, 37 surgem na Ilha do Fogo. 31 especies crescem nas zonas altas da Bordeira e 6 delas são endemismos da Ilha do Fogo. A mais espectacular é a Lingua-de-Vaca (Echium vulcanorum) endemica do Fogo.

    Das 18 especies de aves que nidificam na ilha 10 existem na zona, 3 das quais sao endemicas. A mais ameaçada é a ave endemica Gon-Gon (Pterodroma feae)

    Paisagem

    Os aspectos paisagísticos da cratera (caldeira) cuja parede se mantém intacta é o Pico do Fogo, ainda activo, são aspectos de grandes interesses. No sec. xx ocorreram duas erupções, uma em 12/06/1951 e outra em 02/04/1995, ambas a partir de crateras secundárias na base do vulcão. O Vulcão Pico do Fogo tem 2 829 m de altitude, e o Pico 2 de Abril que surgiu da erupção de 1995, na sua base, ergue-se a cerca de 2000m. População

    A população de Chã das Caldeiras possui caracteristicas próprias, não só fisicas como também pelo seu modo tradicional de vivencia e convivencia. A população vive principalmente de agricultura e pecuaria. Grande parte das casas foram construidas de forma tradicional a partir da pedra do Vulcão. Existem ainda as casas redondas (funcos)antigamnete muito comuns. Os habitantes são muito ligados ao espaço em que vivem.

    Usos

    A área do Parque também apresenta uma zona de grande importancia agricola e fruticola. A fruticultura representa uma importante fonte de rendimento, atravez da produção de diferentes variedades de uvas, que são utilizadas na produção do famoso Vinho do Fogo e do “Manecom” vinho tradicional.

    Os valores do Parque encontram-se ameaçados devido a sobre-utilização dos recursos naturais. O Parque Natural do Fogo, cujo fim é a harmonização das necessidades de conservação do ambiente, irá garantir a melhoria das condções de vida da população local, de uma forma compativel com a defesa desses valores, assegurando a conservação da flora e fauna endemica, dos ecossistemas únicos promovendo o desenvolvimento sustentavel da população residente, contribuindo, deste modo, para a melhoria das suas condições de vida.



    O artigo seguinte foi tirado no Infopress.com

    Presidente Inaugura Parque Natural do Fogo


    O Presidente da República, Pedro Pires, exortou sábado, os foguenses, a lutarem para que Fogo e Chã das Caldeiras possam ser considerados patrimónios naturais da humanidade.
    Pedro Pires, que falava na inauguração do projecto de preservação e exploração dos recursos naturais da Ilha do Fogo denominado Parque Natural, realçou o facto de Cabo Verde dispor de sítios que, pela sua beleza natural, devem ser considerados patrimónios naturais da humanidade.
    O chefe de Estado destacou as utilidades do Parque Natural, não só para a população local mas também para visitantes, sobretudo no domínio de conservação do ambiente.
    A preservação e protecção do meio ambiente constituiu preocupação dos cabo-verdianos desde a conquista da independência nacional, tudo na perspectiva de criar melhores condições para a vida dos cabo-verdianos, afirmou Pedro Pires.
    A área protegida ora inaugurada e que vem funcionando há cerca de dois anos, através do financiamento da Agência de Cooperação Técnica alemã (GTZ), cobre uma área de 67 quilómetros quadrados 14 por cento da área da ilha do Fogo), abrangendo a Bordeira, Chã das Caldeiras e Pico Novo.

    Por sua vez, a ministra do Ambiente, Agricultura e Pescas, Madalena Neves, recordou que a criação da área protegida tem por objectivo a integração da população no processo de preservação do ambiente e a redução da pobreza.

    Para a mesma, a protecção do ambiente é uma necessidade para a sobrevivência e, é por esta razão que Cabo Verde considera esta questão como prioridade primeira.

    O edil de São Filipe, Eugênio Veiga, também presente na cerimónia, destacou a necessidade de se pensar em outras actividades para melhorar a vida da população abrangida pelo projecto, como a questão de requalificação das residências de Chã das Caldeiras com a construção de casas típicas e o desenvolvimento da fruticultura, a principal vertente económica da localidade.

    Na cerimónia usaram ainda da palavra a embaixadora de Alemanha em Cabo Verde, o coordenador nacional do Parque Natural, o delegado do Ministério do Ambiente, Agricultura e Pescas na ilha e o representante de uma das comunidades abrangida.



    Plano Especial de Emergência para Vulcão


    sunburst graphic O Director de Planeamento, Operações e Telecomunicações do Serviço Nacional de Protecção Civil, major Alberto Fernandes, deslocou-se à ilha do Fogo para, em conjunto com os vereadores da protecção civil das câmaras de São Filipe e Mosteiros, proceder a elaboração dum plano especial de emergência para erupções vulcânicas.

    Fernandes, acompanhado do vereador da protecção civil de São Filipe, deslocou-se quarta-feira a Chã das Caldeiras, com passagem pelas diversas localidades, a fim de proceder ao levantamento demográfico e do número de habitações existentes nos arredores do vulcão.

    Durante a missão, serão identificadas as zonas mais passíveis de ser afectadas em caso de erupção e as zonas de concentração, os itinerários de evacuação, as instalações públicas e privadas que poderão albergar populações e será estabelecido um sistema de aviso e alerta às populações.

    Inventariar os meios e recursos existentes na ilha e identificação de pontos onde poderão ser instaladas estações repetidoras são aspectos que serão recolhidos para a elaboração do referido plano.

    Na quinta-feira Alberto Fernandes visitou o município dos Mosteiros para recolha de dados e definição de procedimentos de evacuação, mobilização, alojamento, identificação das instalações (caso do aeródromo).

    Os planos de emergência, segundo a Lei de Base de Protecção Civil, podem ser classificados, quanto à extensão da situação visada, em nacionais e municipais, e, quanto a sua finalidade, em gerais ou especificas.

    Recorde-se que o Pico do Fogo, ainda em actividade, entrou em erupção 27 vezes desde 1500, sendo as duas ultimas em 1951 (12 Junho) e 1995 (2 de Abril).

    Nobidades sempre ta muda nes site... Por favor vai a outra pagina para ver o ponto de reflexão

    Ponto de Reflexao!

    Ponha seu nome no livro de visitas/Visit my Guestbook

    Email: santacatarinafogo@hotmail.com

    ============


    ======

    ======

    Santacatarinafogo deseja vos um Bom Dia ou uma Boa Noite conforme o local de contacto!
    Santacatarinafogo wish you a Good Day or Good Night depending on your location!

    Lugares de Interesse Para Visitar
    Interesting Places To Visit


    Hosted by SiteGadgets Free!

    Search Central
    YAHOO
    Excite
    InfoSeek
    AltaVista
    Google

    Weather in other countries
    Veja Clima em outros paises

     Se desejar encontrar caminho mais facil nos USA carrega na figura show map abaixo.
    If you wish to find way easier in USA use show map below
    Get Yahoo! Map

    Teperatura nos arredores de Boston


    Click for Praia, Cape Verde Forecast

    Temperatura em Cabo Verde



    Ultimos Nobidades di Mundo
    Head Line News


    ======



    ===




    PONTO de REFLEXÃO!

    Ultimas Nobidades di Mundo


    Email: santacatarinafogo@hotmail.com

    Powered by counter.bloke.com

    Site elaborado e mantido por: Joaquim Fontes "Quinquim"
    Com colaboração de: Francisco Rodrigues
    Quintino M. Andrade
    & Amigos

    Topo da pagina / Top of the page
    Passarinha, ave exotica de Cabo Verde e uma das mais belas do mundo, pressiona a imagem e veja todas as aves das Ilhas de Cabo verde.

    DESPORTO INTERNACIONAL

    Infordesporto OnLine  

    www.infordesporto.pt

    Jornal O Jogo
    www.ojogo.pt/


    Jornal Record
    www.record.pt/


    Jornal A Bola
    www.abola.pt/

    Sportec
    www.sportec.com/

    OnlySports
    www.onlysports.com/

    Sport Presse
    www.sportpresse.de/

    Int. Sports Information Center

    www.sportscenter.com.ar/

    Sport Quest
    www.sportquest.com/

    Carling Net
    www.fa-premier.com/

    Imaga
    www.imaga.net/

    Equisport
    www.equisport.pt/

    Major League Soccer (MLS)

    www.mlsnet.com/


    Planet Soccer   
    www.planet-soccer.com/


    Soccer News Online
    www.intermark.com/soccer/index.html


    The Soccer Home Page
    www.distrib.com/soccer/homepage.html


    Women's Soccer World
    www.womensoccer.com/

    Football Europe Online
    www.football-europe.co.uk/

    RETE (SoccerAge)
    www.soccerage.com/

    Soccernet
    www.soccernet.com/

    Clubes Portugueses (Oficiais)

    Sport Lisboa e Benfica   

    www.slbenfica.pt/

    Futebol Clube do Porto
    www.fcporto.pt

    Sporting Clube de Portugal
    www.scp.pt/

    Boavista Futebol Clube
    www.boavistafc.pt/

    Vitória Sport Clube de Guimarães
    www.vitoriasc.pt/

    Sporting Clube de Braga
    www.scbraga.com/

    Sport Comércio e Salgueiros
    sportcsalgueiros.cjb.net

    Clube Desportivo de Santa Clara
    www.cdsantaclara.pt/

    Sporting Clube de Espinho
    www.scespinho.pt/

    Clube de Futebol "Os Belenenses"
    www.cfbelenenses.pt/

    Club Sport Marítimo
    www.csmaritimo-madeira.pt/

    Federação Portuguesa de Futebol
    www.fpf.pt/

    Assoc. Port. Árbitros Futebol
    www.apaf.pt/


    UEFA
    www.uefa.com/

    FIFA
    www.fifa.com/

    UEFA
    www.uefa.com/

    pppppppppppppppppppppppp