Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

 

                  Cromoterapia

Cromoterapia é o estudo das cores e suas funções. A teoria das cores tem fundamentos científicos. A cor é uma parte das radiações solares, essa luz se compõe de numerosas ondas eletromagnéticas e apenas 1% do espectro eletromagnético completo chega à superfície da Terra. Deste percentual, só as ondas cósmicas eletromagnéticas (as cores) é que são visíveis a olho nú. Cada uma delas, com intensidades diferentes entre si, provoca respostas variadas no nosso sistema nervoso. Por isso, as cores realmente podem afetar as nossas emoções e até mesmo o nosso humor. As cores têm efeito direto sobre a alma e produzem reações mentais que refletem imediatamente no estado físico. Atuam primeiro na parte psicológica e, depois, no corpo. Por exemplo, em um momento de depressão, a pessoa fica apática e precisa de estímulos. Nada mais adequado que permanecer em ambientes coloridos, principalmente naqueles que tenham cores quentes em nuances suaves, tons aconchegantes que ajudam a levantar o ânimo. Através de estudos e da fotografia Kirlling, conseguiu-se provar que temos um campo magnético energético - a Aura. Quando estamos doentes, a cor de nossa aura será um pouco mais fraca, com pouca luminosidade. A cor de nossa aura revela o nosso estado de saúde mental e física.

Na terapia de relaxamento, utiliza-se a cromoterapia para obter resultados muito positivos na resolução de problemas físicos e mentais.

 

 Algumas cores e suas aplicações:

 Verde - Cor da Verdade e Justiça. "É a cor que a Natureza escolheu para vestir a Terra". Representa esperança e abundância. Estimula momentos de paz, de equilíbrio e de cura. É a cor do desvendar dos mistérios.

Azul - É a cor da purificação e da harmonia. A única que tem como grande poder desintegrar energias negativas. Estimula a introversão, a busca da verdade interior e é sedativa. Favorece a inspiração, a amabilidade, a paciência e a serenidade.

Vermelho - Estímulo. É a cor do fogo, da paixão, do entusiasmo, dos impulsos. Estimula reações diretas e até mesmo agressivas - força, valentia, tenacidade, vigor - e ativa a sexualidade. Simboliza também a aproximação e o encontro entre as pessoas.

Amarelo - Cor que traz o favorecimento à alegria. Ativa o intelecto, a comunicação, a concentração, a disciplina, a atenção aos detalhes e a harmonia do todo. Ajuda também a clarear as idéias. É aconchegante, positivo e está associado à flexibilidade e à boa sorte.

Laranja - Alegre e social, é a cor do equilíbrio. Estimula o otimismo, a generosidade e o entusiasmo. Além disso, é atraente e aconchegante.

Violeta, Lilás ou Roxo - Cores de transmutação de energias negativas para energias positivas, purificam o organismo. Está associado à intuição e à espiritualidade. É uma das cores que mais tem influências em emoções e humores. Estimulam e auxiliam a meditação.

Marrom e Preto - Cores utilizadas quando há necessidade do uso de seriedade e em indivíduos com plena harmonia física e mental. É considerado uma capa de aço, onde o que está fora não entra e o que está dentro não sai. Ambientes carregados destas cores costumam ter um ar viciado. A predominância delas podem causarr depressão.

Rosa - Cor do Amor Incondicional.

Branco - Paz, calma, suavidade. Age sobre o inconsciente. Contém todas as cores. É purificador e transformador. Representa a perfeição e o amor divino. Estimula a humildade e a imaginação criativa. Produz sensação de limpeza e claridade e, ao mesmo tempo, de frieza e esterilidade.

As cores realmente têm poder. Já se provou que a exposição a cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) faz subir a pressão sangüínea, acelera a freqüência cardíaca e o ritmo respiratório, enquanto a exposição ao verde, ao azul e ao preto diminui todos esses efeitos. A cor branca estimula a respiração e produz sensação de amplitude. As tonalidades marrom e laranja ativam o apetite. O marrom elimina a fadiga e estabiliza o humor.