Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Fase 1

[Administração 1]

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
Curso: Ciências da Administração
Disciplina: ADMINISTRAÇÃO I
Professor(es): João Benjamin da Cruz Júnior Maurício Fernandes Pereira
e-mail: cruz.junior@uol.com.br mpereira@cse.ufsc.br
Código: CAD-5103 Carga Horária: 72 hs Créditos: 04
Pré-requisito(s): nenhum
Período/Fase: 1ª Ano: Disciplina Semestral

2. EMENTA: Origem da administração como ciência. As funções administrativas: planejamento, organização, coordenação, comando e controle.

3. OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA: Fornecer elementos conceituais básicos na área da Ciência Administrativa. Auxiliar os estudantes no desenvolvimento do interesse pelo estudo da administração, bem como no desenvolvimento das habilidades na aplicação de conhecimentos administrativos.

4. OBJETIVO(S) ESPECÍFICOS(S) DA DISCIPLINA: - Fornecer os elementos essenciais para o administrador- Discutir a gestão empresarial com ênfase no enfoque prático da administração

5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Criatividade, Inovação e Flexibilidade. Bases teóricas da administração. A administração e os administradores. Administração e ambiente externo. Planejamento e decisão. Tecnologia e Administração. Organização: Divisão do trabalho e estrutura organizacional. Autoridade, delegação e descentralização; Mudanças, desenvolvimento, conflito e criatividade. Direção: liderança, motivação e comunicação. Controle: fundamentos do controle; técnicas e métodos de controle.

6. METODOLOGIA DO TRABALHO: As aulas serão expositivas com auxílio do quadro, de retroprojetor ou datashow. Discussão e debate de artigos em sala de aula, a leitura prévia de textos, será objeto de discussão em classe. Estudos de Casos. Palestras e debates com pessoas convidadas.

7. SISTEMA DE AVALIAÇÃO:
A - PARTICIPAÇÃO EM SALA DE AULA PESO: 2DATA: em todas as aulas.Isto significa a presença do aluno na sala, bem como a sua efetiva participação com perguntas . . .

B - EXERCÍCIOS E RESUMOSPESO: 2DATA: marcado a critério do Professor ao longo do semestre. Trata-se de todas as atividades propostas pelo Professor ao longo do semestre como: resumos de artigos e livros, exercícios em sala, resumo de palestras tanto em sala como fora da sala de aula, relatório de visitas realizadas, entre outras atividades.

C - PROVAPESO: 3 DATA: marcada antecipadamente

D - VISITAS A EMPRESAS e PALESTRASPESO: 1DATA: a ser agendada.

E - Resenha Crítica PESO: 2 DATA: 11 de Fevereiro
1) Na resenha deve constar os seguintes itens: 1) Resumo; 2) Análise Crítica (fundamenta em no mínimo quatro autores concordando ou discordando com as idéias do resumo); 3) Considerações Finais (posicionamento do aluno); 4) Referências bibliográficas (no mínimo 5 no máximo 8 páginas, espaço 1,5, letra Times)
2) As resenhas serão comunicadas em sala de aula.
3) No dia da apresentação, quem não estiver em sala terá a nota zero na apresentação. A apresentação é computada juntamente com a nota da resenha escrita.
4) O artigo fonte tem que ser de uma revista técnica ou capítulo de um livro. Resenhas que não respeitem esse critério terão 5 pontos descontados na nota. Portanto, é importante o aluno, na dúvida, apresentar o artigo fonte para o Professor anteriormente ao início da elaboração da resenha.
5) O tema da resenha tem que ser relacionado com os assuntos da disciplina
6) Os trabalhos deverão ser realizados individualmente ou em dupla. INFORMAÇÕES SOBRE O RENDIMENTO ESCOLAR 1. A verificação do rendimento escolar compreende: freqüência e aproveitamento nos estudos, o quais devem ser atingidos conjuntamente. 2. É exigida a freqüência mínima (FS) 75% das atividades. 3. O aluno com FS que apresentar aproveitamento insuficiente terá direito à recuperação prevista no programa de ensino, desde que sua média final não seja inferior a 3,0. 4. Será atribuída nota 0 (zero) ao aluno que não comparecer às provas ou não apresentar trabalhos no prazo estabelecido. 5. Todas as avaliações serão expressas em notas graduadas de 0 a 10, não podendo ser fracionadas aquém ou além de 0,5. 6. A nota mínima de aprovação é 6 (seis).

8. ATENDIMENTO EXTRA-CLASSE: Todas as manhãs e tardes, sendo necessário prévio agendamento através do e-mail mpereira@cse.ufsc.br ou pelo fone 331-9374. Prof. João, na sala CSE/CPGA, 3º andar - sala14.

9. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

MAXIMILIANO, Antônio C. A. Introdução à Administração. São Paulo: Atlas, 2000.

10. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
CHIAVENATO, Idalberto. Administração de empresas: uma abordagem contingencial. São Paulo: MC Graw-Hill, 1982.
DRUCKER, Peter. Introdução à administração. São Paulo: Pioneira, 1984. KWASNICKA, Eunice L. Introdução à administração. São Paulo: McGraw Hill, l983.
HAMPTON, David R. Administração: comportamento organizacional. São Graw-Hill, 1990.
HAMPTON, David R. Administração: processos administrativos. São Paulo: Mac Graw-Hill, 1990. MEGGINSON, Leon e outros. Administração: conceitos e aplicações. São Paulo: Harper & Row, l986.
STONER, James A.F. Administração. Rio de Janeiro: Prentice-Hall doBrasil, 1985.

[home] [alunos] [agenda] [programa de disciplinas] [festas] [links úteis] [contato]