Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

RESISTORES E CAPACITORES


    Aqui serão tratados conceitos básico para entendimento do amigo leitor ;)
Resistores:
Resistores não são nada mais nada menos que um pedaço de material que têm uma resistência elétrica. Uma resistência de chuveiro, um pedaço de fio, qualquer coisa. Para se ter uma resistência elétrica razoável poderiamos pegar um fio e enrolar fazendo uma espécie de mola. Acredito que por isso que os resistores são colocados no circuito como essa figura:

Na prática os resistores são feitos com um material resistente.
    A potência que um resistor libera é calculado pelo produto da corrente pela tensão. Ou seja P=I x U (fórmula do passarinho). e a resistência é igual a tensão dividido pela corrente. Ou seja U=R x I. Com essas fórmulas já da pra se tirar muitas conclusões, como por exemplo, um chuveiro de 5000 watts e que funciona a 220 volts tem uma resistência elétrica de 10 Ohms. Outra coisa interessante: Como estava escrito na página sobre "estado da matéria" um centímetro de cobre possui resitência 0,000017 Ohms então imagine que você colocou um pedaço de fio na tomada da sua casa que tem 110 volts.. Aplicando aquelas fórmulas ali chega-se a conclusão que a potência dissipada seria 712 mil Watts, conclusão que se chega é que a potencia é tão alta que o fio derreteria, ou melhor explodiria, e você poderia se queimar. Resistores não tem polaridade e tanto faz o lado que eles são colocados num circuito.
Quando colocados em série (um atrás do outro) a resistência elétrica e somada. Porém quando colocados em paralelo ela cai pela metade (no caso de dois resistores iguais). Sendo assim é possível montar resistores quando não se tem pra vender no mercado com as característica certas, etc...

A característica de resistência dele é escrita no componente por uma tabela de cor.

Capacitores:
Capacitores são componentes que possuem como se fossem duas chapas com um elemento no meio (agua, vácuo, ar) esse elemento se chama dielétrico. E esses são os capacitores eletrolíticos. Eles conseguem armazenar energia por um espaço curto de tempo porque seus componentes interno ficam carregados com a energia que é submetida. Sua utilidade é manter a corrente num nível constante.

As grandezas físicas que definem um capacitor é a tensão (em volts) e a capacitância (em farad). Ao contrário dos resistores, quando dois capacitores iguais são colocados em série a capacitância cai pela metade. E quando ligado em paralelo são somadas.