Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Histórico

Tapiratiba está situada na região Leste do Estado de São Paulo, na divisa com Minas Gerais. Faz limite com São José do Rio Pardo, Caconde, Mococa, Muzambinho(MG) e Guaxupé(MG). A população é de 13.000 pessoas e sua Economia está baseada na agro-indústria, avicultura e indústria têxtil. Atualmente, há um grande empenho da Prefeitura Municipal para a instalação de novas indústrias: está sendo construído um Distrito Industrial e é oferecida isenção de impostos municipais, como forma de incentivo.

Entre as indústrias situadas no município destaca-se, por seu maior porte, a Usina Itaiquara de Açúcar e Álcool, centenária empresa produtora de áçucar e fermento biológico.

O município é grande produtor de leite: conta com um posto de captação da Parmalat e com a Fazenda Bela Vista, a maior produtora de leite A do país.

Atualmente, vem crescendo bastante no município a produção de bolas e artigos têxteis graças à iniciativa do atual prefeito, João Carlos de Oliveira (PSDB), que foi o iniciador e grande fomentador desta atividade. Estes artigos são fabricados por empresas de médio porte, como a RAY/J SPORTIV, e por pequenas empresas familiares que prestam mão-de-obra terceirizada. Também por iniciativa do Prefeito vem se realizando anualmente a Festa da Bola, já que Tapiratiba é considerada a "Capital da Bola". Esta festa, embora seja realizada há apenas 3 anos já se tornou tradicional pelas atrações que traz ao município e à região.

No setor de avicultura, destaca-se a Granja do Maneco, empresa com mais de 40 anos de tradição na produção de pintos de um dia da raça Cobb.

O setor cafeeiro beneficia-se do clima apropriado para esta cultura.

A produção de cana-de-açúcar alcança a cifra de vários milhares de toneladas, já que o município é grande produtor de açúcar e fermento.