Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!


AutoCAD R14

        



Medir um desenho                                                                    

           Quando olhamos um desenho tradicional, em papel, temos duas formas de saber as dimensões ali representadas: lendo o valor das cotas, caso o desenho esteja cotado, ou medindo com uma régua ou escala, caso o desenho tenha uma escala indicada.

          O que eu vou dizzier angora parcel óbvio, mas a maioria das pessoas que estão trabalhando com CAD não se dá conta desse conceito, e faz muita confusão. Preste muita atenção neste raciocínio: Porque usar uma determinada escala para desenhar? Para que caiba dentro da folha de papel o que estamos representando e de forma legível. Se vamos desenhar a planta baixa de uma sala que mede 5 x 10 metros, não podemos pegar uma folha de papel de 5 por 10 metros para traçar as paredes. Se representamos a parede de 5 metros com um traço de 0,05 metros (5 centímetros) estamos utilizando a escala de 1 para 100. O que está no papel é 100 vezes menor do que o real. Isto é óbvio para todos que trabalham com desenho. O que não é obvio é que no CAD não temos limitação do papel. O espaço é virtual.

         Se quero representar 5 metros desenho uma linha com 5 unidades e especifico que as unidades estão em metros. Se quero trabalhar em milímetros, faço uma linha com 5000 unidades. Tudo vai caber na tela, basta utilizar o Zoom. Somente na hora de colocar no papel vamos determinar a escala a ser utilizada. Lembra do comando Plot? tem uma caixa de diálogos onde especificamos x unidades de desenho = x milímetros.

        
Dica: Alguns programas aplicativos do AutoCAD solicitam que o usuário determine a escala de impressão na hora de iniciar o desenho. isto facilita o cálculo da altura dos textos e símbolos que serão utilizados no desenho.

       
 Partindo desse raciocínio, para lear um desenho na tela do CAD não precisamos ter esse desenho cotado, basta utilizar as ferramentas para medir o desenho.

O Sistema de Coordenadas do AUTOCAD                               

          A primeira coisa a aprender é como funciona o sistema de coordenadas do AutoCAD. Se você abrir um desenho qualquer, surge no canto inferior esquerdo da tela um retângulo com 3 números separados por vírgula. Estes números representam as coordenadas X, Y e Z. Movimente o cursor na tela e observe que as coordenadas X e Y se alteram. Caso isto não aconteça, dê dois cliques sobre a janela onde aparecem as coordenadas, este procedimento liga e desliga o mostrador de coordenadas. Na linha de comando aparece a mensagem:<Coords on> ou <Coords off>. Outra forma de ativar ou desativar as coordenadas é pressionando, simultaneamente, as teclas Ctrl + D. Esqueça a coordenada Y, porque este curso é 2D.

          Vamos começar um desenho novo. Inicie o AutoCAD, no menu File escolha a opção New... Se você já inicio um desenho, aparece uma caixa diálogo como a da figura 1.1. Clique no botão No para indicar que você não quer salvar o que você tem. Isto fará com que apareça uma caixa de diálogo como a da figura 1.2.

                     Figura 1.1                            Figura 1.2

          Selecione a opção Use a Wizard, clicando sobre o botão. Na janela ao lado, selecione a opção Quick Setup, e clique no botão OK. Você verá um quadro de diálogo com duas pastas: Step 1:Units e Step 2 :Área. Nesta primeira pasta vamos selecionar a unidade de medida a ser utilizada. Note bem que este tipo de unidade não se refere a metros, centímetros ou milímetros. Para nós que adotamos o Sistema Métrico Internacional a primeira opção, decimal, é a escolha correta.

           Decimal - trabalha com medidas decimais.
           
Engineering - mostra as medidas em pés e polegadas decimais.
           
Architectural - utiliza pés e polegadas fracionais.
           
Fractional - representa a medida com um número inteiro seguido por uma fração.
           
Scientific - apresenta as medidas com notação exponencial.

           Clique em cada uma delas e veja um exemplo da medida na janela ao lado. Por fim selecione a opção decimal e clique no botão Next. Passamos então para a segunda pasta: Área. Você deve indicar qual a área que necessita para o seu projeto. Não é a área do papel, uma vez que ainda não estamos pensando em imprimir o desenho. É a área necessária para representar, em tamanho real, o que você quer desenhar. Na janela ao lado você verá uma folha com a proporção indicada. Clique no botão Done para encerrar a configuração. o que você fez foi utilizar um recurso "mágico" (wizard) para executar dois comandos do AutoCAD, o Units e o Limits. Caso você queira mudar o sistema de unidade ou os limites, poderá fazê-los a qualquer momento através do menu Format, nas opções Units e Limits, ou digitando estas palavras na linha de comando. Se acessar o comando Units por um destes caminhos ou escolhendo a opção Advanced Setup do Wizard, você poderá além de especificar o tipo de unidade, definir o número de casas decimais que será apresentado no display das coordenadas, a forma de apresentar medidas de ângulos, o ângulo de partida e o sentido para medida de ângulos.

O SNAP OU PASSO DO CURSOR                                              

        Agora você já sabe como determinar como as unidades de desenho serão apresentadas na tela e quais os limites virtuais do desenho você vai aprender um novo conceito bastante interessante chamado Snap. Vamos traduzir Sanp como passo. Primeiramente apresentaremos o problema, para depois apresentar a solução. O problema é o seguinte: movimente o mouse e
faça com que o cursor se desloque na tela. Observe o display das coordenadas que indica a posição do cursor. Agora tente
posicionar o cursor exatamente sobre uma coordenada exata, 2.0000,2.0000, por exemplo. Agora imagine como você irá
conseguir desenhar ou medir uma distância com precisão se nem ao menos consegue parar sobre uma coordenada exata? Muito simples, usado o Snap. Você está vento o retângulo bem à direita de onde estão as coordenadas, com a palavra SNAP? pois bem, dê dois cliques sobre ele, para ativá-lo. Na linha de comando você verá a mensagem <Snap On> indicando que você está com o Snap ligado. Agora movimente o curso pela tela. O que está acontecendo? Você está deslocando o curso somente pelas
coordenadas cheias.
         Vá até o menu Tools e escolha a opção drawing Aids. Você abrirá um quadro de diálogos com 4 áreas, a segunda, da
esquerda para direita, é a do Snap. Você poderá especificar qual o passo do Snap. Este passo pode ser diferente para as
coordenadas X e Y. Experimente, por exemplo, especificar um Snap de 1 para X e 0.5 para Y. Clique no botão OK para voltar á
tela gráfica e movimente o cursor na tela. Observe que agora agora você se movimenta de um em um horizontalmente e de meio em meio verticalmente. Você pode liga e desligar o Snap a qualquer momento. Isto pode ser feito de diversas formas: pressionando a tecla F9, pressionando as teclas Ctrl e S simultaneamente, digitando o comando Snap na linha de comandos,
utilizando o quadro de diálogo Drawing Aids ou executando um duplo clique sobre a área de Snap na linha de Status.

O GRID OU QUADRICULADO                                                   

          Outro comando auxiliar bastante útil é o Grid. O Grid é o comando que faz com que tenhamos na tela essa série de pontos que você já dever ter observado. Esses pontos são como um papel quadriculado que nos auxilia para termos noção das distâncias. Pode ou não Ter o mesmo valor do Snap. Podemos ligar e desligar o Grid de tantas formas quanto o Snap: pressionado F7 ou Ctrl e G, digitando Grid na linha de comandos, utilizando o quadro de diálogo Drawing Aids, acessado através do menu Tools, ou ainda, na barra inferior da janela do AutoCAD. Para especificar a distância entre os pontos, você pode usar a caixa de diálogo Drawing Aids. Se você determinar um espaço que não possa ser representado dentro do níveis atual do Zoom da tela, o AutoCAD não mostrará os pontos do Grid e exibirá a seguinte mensagem na linha de comandos: Grid is too dense to display, indicando que a densidade de pontos na tela está muito densa para ser apresentada de forma visível. Para observar os pontos você terá que executar  uma ampliação da tela através do comando Zoom, ou aumentar o espaçamento entre os pontos.

CÁLCULO DE DISTÂNCIA                                                         

         O comando Dist permite identificar a distância entre dois pontos. Podemos encontrá-lo no menu Tools -> Inquiry -> Distance. Ou simplesmente digitando di e enter, na linha de comando.
         
Exercício:
         
- Especifique um limite para o desenho de 0,0 e 12,9.
         - Execute um zoom all.
         - Ligue a Snap igual a uma na vertical e horizontal.
         - Digite DI e <enter>.
         - First point: indicado ponto 1,1 na tela, ou forneça o par ordenado 1,1 e <enter>.
         - Second pont: afaste o curso para cima e para direita até a coordenada 6,6 e dê um clique.
         - Você obterá as seguiste informação na linha de comando:
         Distance = 7.0711, Angle in XY plane = 45, Angle from XY Plane = 0
         Delta X =5.0000, Delta Y = 5.0000, Delta Z =0.0000
         - Para os que gostam de matemática, você está medindo a diagonal de um quadrado de 5 unidades de lado (1,414 x 5 = 7,07). O ângulo como relação ao eixo é 45 graus - Angle in XY Plane. A projeção da distância no eixo Y é 5 (Delta Y). Como estamos trabalhando em duas dimensões o Delta e ângulo do plano XY é 0.

O OBJECT SNAP                                                                       

           Vamos abrir um desenho pronto para medir algumas distâncias. Que tal escolher o velho ASEMP.DWG que está no diretório de exemplos: \sample. Você precisa medir o vão da porta externa do prédio. Dê um zoom para enquadrar a porta externa, do lado esquerdo no centro, e utilizando o comando Dist dê um clique no canto do marco. Como é que você vai conseguir acerta exatamente no ponto, principalmente se quisermos obter uma medida exata? Você pode ligar o Snap mas o ponto que você quer pegar certamente não coincide com a coordenada do Snap. Para resolver este e muitos outros problemas temos um termo um recurso que é dos mais importantes para todas as operações dentro de um sistema CAD. Chama-se OSNAP ou Object Snap. Toda vez que necessitarmos colocar o cursor exatamente sobre um determinado ponto de um objeto, devemos usar este recurso.
  
Figura 1.3

            Dispomos de diversos modos de OSNAP, entre eles: endpont (final), midpoint (meio), intersection (interseção), intersection (interseção aparente), center (centro), quadrant (quadrado), tangent (tangente), perpendicular (figura 1.3).
 Para experimentá-lo vamos utilizar o comando distance. Primeiramente, verifique se o OSNAP automático está ligado. Na linha de Status a Quarta janela, da esquerda para direita, é a do OSNAP  . Veja para que ela esteja em cinza indicando que está desligada. Se não, dê dois cliques sobre esta janela para desativar o OSNAP automático.
            Agora digite Di e <enter>. quando o sistema pedir pelo primeiro ponto (First Point), digite a palavra end e pressione <enter>. O sistema apresenta a mensagem of (de) na linha de comando. Ou seja, ponto final de onde? Aproxime o cursor de uma linha e você verá um quadrado amarelo aparecer no final da linha. Se você permanecer por alguns segundos com o cursor parado, com o quadrado amarelo ativado, o sistema exibe uma etiqueta indicando qual OSNAP foi encontrado. Nesse caso EndPoint. Dê um clique para selecionar o ponto exato. Desta forma você garante Ter clicado exatamente sobre a coordenada onde está o final da linha selecionada.
            Agora para indicar o segundo ponto vamos experimentar outra forma de chamar o OSNAP. Pressione simultaneamente a tecla Shift e o botão direito do mouse, selecione a opção Endpoint, o sistema responderá _endp of. Aproxime o cursor do objeto do qual você quer apontar o ponto final até que o quadrado amarelo apareça e dê um clique. Desta forma você obtém um medida exata.

CÁLCULO DE ÁREA                                                                   

             Vamos utilizar outro comando de medida. O AREA permite calcular a área e o perímetro dos pontos especificados. No menu Tools -> Inquiry, selecione o comando Area. Ou digite o comando e pressione <enter>.
             Vamos calcular a área da cozinha do desenho ASESMP. Utilize o Endpoint para selecionar os pontos das linhas que definem o perímetro interno  da cozinha. Não é necessário fechar a área. O comando automaticamente conecta o primeiro ponto ao último.
             Ao final, você deve estar se perguntando (ou deveria) se não existe uma maneira mais fácil de selecionar automaticamente os endpoint sem ser necessário chamar o OSNAP.
             No menu Tools selecione a linha Object Snap Settings...Na pasta Runing Snap, marque as opções de Osnap que você quer que fiquem ativos quando estiver executando qualquer comando. Para repetir o cálculo da área marque somente o endpoint. Execute novalmente o comando Area e marque os pontos do perímetro com a seleção automática do endpoint.
            Para desativar e ativar o Osnap automático, simplesmente, dê um duplo clique sobre a palavra OSNAP na linha de Status.
DICA: Para mudar a cor eo tamanho do quadrado que aparece para indicar que um objeto snap foi selecionado, no menu Tools selecione a linha Obect Snap Settings...Na pasta AutoSnap, mude a cor (Marker Color) e o tamanho (Marker Size)
DICA: Se você usa um mouse de três botões, o terceiro botão pode ser configuração de OSNAP. Outra opção de fácil acesso é atráves da barra de ferramentas Object Snap, figura 1.4

IDENTIFICAÇÃO DE PONTO                                                     

             Já vimos como funcionam os comandos AREA e DISTANCE. Para identificar as coordenadas de um único ponto utilize o comando ID. Menu Tools -> Inquiry, opção ID Point. Clique um ponto na tela, utilize o OSNAP. Você obtém as coordenadas X,Y e Z do ponto dado.

COTAS                                                                                      

              Muitos bem. Até aqui vimos como verificar distâncias, identificar pontos e calcular áreas com precisão. Mas e se quisermos anotar estas medidas no desenho? Vamos utilizar os comando de cota ou dimensionamento, que se encontram no menu Dimension (figura 1.5). As cotas mostram as medidas geométricas dos objetos, as distâncias ou ângulos entre objetos ou as coordenadas X e Y de um elemento. O AutoCAD oferece três tipos básicos de cotagem: linear, radial e angular. As cotas lineares incluem cotas horizontais, verticais, alinhadas rotacionadas, de ordenadas, de linha de base e em série (figura 1.6). É possível colocar cotas em linhas, polilinhas, arcos, círculos e segmentos de polilinha selecionado os objetos por meio de snaps a objeto ou desenhar cotas independentes.                                                                                                                                                                                            Figura 1.4

Figura 1.5

              O AutoCAD desenha as cotas na camada atual. Cada cota é associada a um estilo de cota, que pode ser o padrão ou o que você definir. O estilo controla características como cor, estilo do texto e escala do tipo de linha. Não são aceitas informações referentes á espessura. As famílias de estilo permitem introduzir variações mínimas em um estilo de base para gerar diferentes tipos de cota. As sobreposições permitem modificar o estilo de cota específica.
              Vamos iniciar com uma cota linear.
              Vá até o menu Dimension (figura 1.5) e escolha a opção Linear. Clique num ponto da tela, movimente o cursor para a direita e clique novamente. Posicione a linha de cota e clique novamente. Já temos uma cota.
              O sistema de cotas do AutoCAD é extremamente rico. Podemos colocar cotas de diversos formatos. Isso dá flexibilidade para que você consiga configurar um formato de cota que atenda exatamente ás necessidades das normas que você está utilizando. Não vamos esgotar este assunto neste curso. Nosso objetivo é ensiná-lo a utilizar os formatos mais usuais de cotas:
                                                             - Linear
                                                             - Alinhada
                                                             - Angular
                                                             - Referência
                                                             - Diâmetro

           DICA: Não rescreva o valor da cota calculada a não ser que seja extremamente necessário. Muitos desenhistas utilizam "arredondar" os valores encontrados nas cotas. Isto significa que a distância cotada está incorreta, ou o desenhista não utilizou o OSNAP para marcar a origem da linha de chamada. O correto é corrigir o desenho ao invés de mentir a cota. Desta forma, se for necessário alterar o desenho, mais tarde, as cotas irão automaticamente se ajustar ás novas dimensões.

 

   

 

Se você tiver algum material como assuntos, blocos, manual, tutoria sobre o AutoCad R14 ou AutoCAD 2000,
envie para Raffaelo Page
Clique Aqui !!

 

 

Lista de Técnico em Construção
Você é Desenhista Técnico, Técnico em Edificações, Engenheiro, Arquiteto ou estudante em algum destas áreas.
Entre na Lista - Clique Aqui

Sugestões, Críticas e Opinião sobre Raffaelo Page, envie um e-mail ou Clique aqui !! COLABORE !!

E-mail: raffaelo@mailbr.com.br

Raffaelo Mail - seu email gratuito

Raffaelo Page

Última Atualização em 13/11/99

Copyright© 1999 Raffaelo Page
Todos os direitos reservados.