Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Jogos Brasileiros de Capoeira - Regulamento

Pontuação:

de 1 a 10 Técnica e criatividade (0 a 3) Ritmo (0 a 1) - Objetividade (0 a 2) - Continuidade (0 a 2) - Caracterização (0 a 2). Os pontos serão dados para os jogos e não individualmente, e cada participante acumulará as notas de cada jogo. Os capoeiristas com mais pontos dentro da chave passará para fase seguinte. A cada fase serão zerados os pontos gerais só serão utilizados como critério de desempate, de 2 ou mais participantes, da mesma chave

A Capoeira é muito mais que uma luta, por isso os Jogos Brasileiros de Capoeira tem por objetivo avaliar o capoeirista como um todo: seu ritmo, habilidade, criatividade, objetividade, caracterização, continuidade e seu conhecimento da identidade cultural da arte capoeira. São eleitos os melhores nas seguintes categorias: Absoluto, por graduação, masculino ou feminino, por equipe, melhor jogo de "Angola", "Benguela", "São Bento Grande" e "Iuna".

Ritmos:

Em cada fase o capoeirista jogará diversas vezes, sendo que em cada jogo um ritmo diferente, "São Bento Grande", "Iuna" e "Angola" ou "Benguela".

Pontuação:

Pontuação de 1 a 10 Técnica e criatividade (0 a 3) Ritmo (0 a 1) - Objetividade (0 a 2) - Continuidade (0 a 2) - Caracterização (0 a 2). Os pontos serão dados para os jogos e não individualmente, e cada participante acumulará as notas de cada jogo. Os capoeiristas com mais pontos dentro da chave passará para fase seguinte. A cada fase serão zerados os pontos gerais só serão utilizados como critério de desempate, de 2 ou mais participantes, da mesma chave.

Desempates:

1º - Mais pontos na competição; 2º - Canto + toque de berimbau (os desempates serão feitos entre uma fase e outra da competição).

Penalidades:

Acertar o companheiro intencionalmente e/ou agarramento, menos 2 pontos na nota individual (se o competidor atingido ficar impedido de seguir na competição, o agressor será eliminado da competição). Descaracterização acentuada do jogo, menos 1 ponto.

Substituições:

Cada equipe terá o direito a substituições desde que o competidor fique impossibilitado de seguir na competição por problemas médicos (desde que estes sejam comprovados pelo departamento médico oficial da competição). O competidor que por qualquer motivo não tenha adversário para realizar um jogo previsto na tabela, receberá como nota a média das notas dos seus jogos da chave.

Tempo de Jogo:

São Bento Grande - 45 segundos Iuna - 60 segundos Benguela ou Angola - 90 segundos

Jurados:

As notas dos jogos serão dadas por Mestres e Mestrandos de capoeira

Casos Omissos:

Os casos omissos deste regulamento serão analisados e julgados pela comissão organizadora dos JOGOS. volta a inicial