Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

HISTORIA DO TIMÃO

A idéia da fundação de um clube no Bom Retiro era assunto preferido dos funcionários da estrada de ferro São Paulo Railwai e moradores. E isso começou a amadurecer quando Joaquim Ambrósio, Carlos Silva, Rafael Perrone, Antônio Pereira e Anselmo Correa foraam assistir no Campo do Velódromo a estréia do time inglês Corinthian Team. Os ingleses derrotaram o A.A. Palmeiras por 2 a 0. Voltaram do jogo maravilhados e com o pensamento mais forte na criação de um time de futebol no Bom Retiro.

Cada um dos cinco traçava seu plano de argumentação p/ sustentar a idéia. Assim, às 20h30m do dia 1° de setembro de 1910, à luz do lampião de gás que iluminava a rua José Paulino, treze pessoas sacramentaram a fundação do Sport Corinthians Paulista.

A primeira diretoria ficou constituída da seguinte forma: Miguel Bataglia (presidente); Salvador Lapomo e Alexandre Magnani (vice-presidentes); Antônio Alves Nunes (secretário; João da Silva (tesoureiro) e Carlos Silva (procurador geral).

O local onde se confirmou a fundação do Corinthians, foi a residência de Miguel Bataglia; mas onde foi sonhado foi o salão de barbeiro de Salvador Bataglia, irmão de Miguel, na rua Júlio Conceiçã. No dia 10 de setembro, o Corinthians fez o seu primeiro jogo da história. Foi contra o União da Lapa. O corinthians perdeu por 1 a 0. A equipe jogou assim: Valente, Perrone e Atílio; Lepre, Alfredo e Police; João da Silva, Jorgr Campbell, Luiz fabi, César Nunes e Joaquim Ambrósio. Três conquistas marcaram a história do Corinthians com maior destaque. A primeira foi o título de Campeão Paulista de 1954, em homenagem ao IV Centenário de Fundação da Cidade de São Paulo. A decisão foi contra o Palmeiras, em 6 de fevereiro de 1955. Com o empate de 1 a 1 o Corinthians foi o campeão.

Após essa conquista, o Corinthians amargurou 22 anos de fila, até que no dia 13 de outubro de 1977 o Timão quebrou o tabu, voltando a ser o Campeão Paulista.

Foram 3 jogos na decisão com a Ponte Preta. Ganhou o primeiro e o terceiro (1 a 0) e perdeu o segundo (2 a 1). No último jogo, o gol milagroso foi marcado aos 36 minutos do segundo tempo por Basílio.

A terceira maior conquista do Corinthians foi o título de Campeão Brasileiro. A decisão aconteceu no dia 16 de dezembro de 1990, no Morumbi. O Corinthians venceu o São Paulo por 1 a 0, gol marcado por Tupãzinho, aos 8 minutos do segundo tempo.

E este ano o Timão voltou à hegemonia do futebol paulista conquistando o seu 22° título de Campeão Paulista no dia 5 de junho contra o São Paulo no Morumbi. O jogo terminou 1 a 1 e o gol do título foi marcado por André.

SALVE O CORINTHIANS !!!

Volta a Inicial