Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

»»Tom Cruise««

Nome: Thomas Cruise Mapother IV

Nasceu em:  Syracuse, New York; no dia 3 de julho de 1963

Altura: 1,75m

Olhos: azuis

Cabelos: castanhos

Pais: Mary Lee e Thomas Mapother III

Irmãs: Lee Anne, Marian e Cass

Ex-Mulher: Nicole Kidman

Filhos: Isabella Jane e Connor Antony, ambos adotados.

Adora: esportes radicais

Acha fundamental: ficar em casa curtindo a família

Esporte: tênis

Romântico: ele não deixa a rotina tomar conta de seu casamento, e adora mandar flores, presentes e sair para dançar ou jantar com sua amada (ai q fofu!)

Ídolos: Paul Newman, Dustin Hoffman e Jack Nicholson

Salário: 20 milhões de dólares por filme! (quanta grana!)

Mulheres: "Gosto quando são sexies. Mas sexy não se refere só ao corpo. É uma maneira de ser: brilhante, sempre precavida, transbordando energia e capaz de tomar iniciativas". Estas devem ser as qualidades de Nicole Kidman."Eu cresci cercado por mulheres. Amo as mulheres, gosto do cheiro delas."

Férias: "Férias para nós é um programa familiar. É a chance de estarmos com nossos filhos, de preferência em um barco na costa italiana. Atualmente estamos sonhando com uma viagem ao Nepal, para fazermos longos passeios entre as montanhas e dormimos em algum vilarejo perdido."

Dilslexia: Mal que o faz trocar  as letras e dificulta a leitura. Seus professores, sem muita pedagogia, deram a Tom o "carinhoso" apelido de "Burro", e ele, é claro, virou o patinho feio da classe. Logo quem... (Tadinhu!) "Eu ficava sempre de recuperação. Era humilhante quando me pediam para ler em voz alta. As palmas das minhas mãos começavam a suar". 

Nicole Kidman: "a pessoa mais generosa que já conheceu". E tem mais: Nic ( como a chama ) é "a única mulher com quem gostaria de estar casado". Além de "uma brilhante atriz".

O encontro com Nicole: O filme Dias de Trovão não deu certo, é verdade, mas Cruise recebeu por ele 9 milhões de dólares. Seu maior consolo, porém, foi ter encontrado a atriz australiana Nicole Kidman que, com apenas 22 anos de idade, fez o papel de uma neurologista especializada em cirurgia cerebral! Tom queria contracenar com Nicole. A Paramount faria qualquer coisa que Tom mandasse.. Logo ficou claro que o ator tinha encontrado o amor de sua vida, a futura sra. Cruise número 2. Enquanto isso, a Número 1 precisava ser despachada. Tom, conhecido por colocar as mulheres num pedestal, desta vez não nada sutil. Quando Mimi voltou de Los Angeles, onde acabara de filmar, foi recebida com um seco: "Agora estou com Nicole. Quero o divorcio".

O que tinha Nicole de tão atraente? "Um sotaque australiano, cabelo ruivo, olhos azuis", responde Tom. "Mas não é só isso. Eu gosto de mulheres independentes. Nic tem sua própria carreira. É um desafio para mim. Ela também é muito franca. Nada fica nas entrelinhas". Cruise se separou da primeira mulher no começo de 1990 e casou com Nicole na véspera do Natal do mesmo ano.
Nicole Socorre Cruise:

·  Em Entrevista com o Vampiro colocou uma onda de rumores que insinuavam uma possível homossexualidade de Cruise, especulando que seu casamento com Nicole Kidman não passava de fachada. As cenas sensuais que ele e Brad Pitt protagonizaram no filme aumentaram ainda mais os comentários. Mas Nicole veio ao seu socorro: "Isso é tão absurdo que me faz rir. Acho triste saber que existem tantas pessoas que não se conformam em ver duas pessoas que se amam. Talvez seja inveja", chegou a declarar.

Cruise/Wagner: é a produtora do Tom junto com Paula Wagner, que o acompanha desde o começo da carreira, que promete lançar filmes de alta qualidade - "Tudo o que faço leva meu nome. Então, quero que seja bom".

Beijinho: Foi com as amigas de suas irmãs que Tom aprendeu a beijar. "Elas me colocavam em cima da pia e treinavam beijos comigo, para depois beijar os namorados".

Visita ao Brasil: Muita gente lembra, em 1989, Tom visitou o Brasil com a ex - mulher Mimi Rogers, como integrante de uma entidade ecológica interessada na preservação da Mata Atlântica. (Que luxo!)
Xereta: Fascinado por automobilismo, ele está sempre querendo aprender mais sobre máquinas. Além de seus dois Porsches, comprou um biplano ( vermelho e branco ) Pitts S-2B e quer aprender a pilotar cade vez melhor.

Religião: Tom é adepto de uma religião chamada Cientologia ( ou Ciência Cristã ), que acredita em reencarnação e na existência de civilizações intergalacticas.

Separação dos pais:"Fiquei desesperado, chorei tanto que mal conseguia respirar".  

Desafios profissionais: "O ator que não aceita o risco de novos papéis embolora".  

Lição de vida: "Com minha mãe aprendi que a gente pode obter qualquer coisa que queira. Existem oportunidades na vida.Ela também nos ensinou a decência e o respeito pelo próximo. Nos ensinou que trabalhar duro compensa".  

Amor paterno: "Quando estou com as crianças, percebo não ser possível que um pai não ame seus filhos".  

Cenas de amor: "Elas me deixam nervoso. É estranho estar na cama com alguém que a gente não conhece de verdade".  

Missão Impossível: "Nunca fiz um filme fácil. Há sempre muita tensão, muito dinheiro envolvido... Mas eu gosto de emoções fortes. Adoro sentir medo".

 

Thomas Cruise Mapother IV nasceu no dia 3 de julho de 1962, na cidade de Syracuse, New York. Os pais de Tom formavam um casal típico americano: ele era engenheiro elétrico e ela, que era atriz, largou tudo para cuidar da família. Isso porque Mary Ann, a mãe de Tom, era muito religiosa e ficou com medo de que a carreira de atriz a levasse para lugares ‘perigosos’ como Hollywood. Tom era o único homem dentre os quatro filhos do casal e, quando criança, adorava imitar vozes fazer mímicas e brincar de teatro.

·  Tom sempre foi bom nos esportes para poder compensar a dificuldade que ele tinha com as matérias teóricas por sofrer de dislexia (incapacidade para ler e compreender um texto). Durante a época em que estava na escola, o nosso gato percebeu que não poderia acompanhar muito bem as aulas normais e começou a se dedicar muito aos esportes. Por causa do trabalho do pai, Cruise e sua família moraram em vários lugares dos Estados Unidos e Canadá e os esportes sempre o ajudaram a fazer novos amigos. E, todas as dificuldades que o ele sentia para ler eram compensadas por sua incrível abilidade nas atividades físicas e isso sempre ajudou a manter sua auto estima.

  Além de todas as dificuldades escolares, Tom passou por maus momentos na sua vida familiar quando seus pais resolveram se divorciar. Tom tinha apenas doze anos e toda a família teve que começar a trabalhar para conseguir dinheiro para sobreviver, já que o pai dele não dava nenhuma ajuda financeira. Desde cedo, ele aprendeu a ser o homem da família. Mas isso durou até ele completar dezesseis anos de idade, porque sua mãe se casou novamente e ele perdeu o posto para o seu novo pai. No começo desta nova vida as coisas foram difíceis para o homem da família, mas ele logo percebeu que Jack, o marido de sua mãe, estava muito feliz em adotá-los e as coisas se acertaram de vez.

  Algum tempo depois a família Cruise, com seu novo pai, se mudou para New Jersey, onde Tom entrou para a faculdade. Até aquele ponto, Tom não tinha muita certeza do que queria fazer na vida ou qual seria sua carreira profissional e o único plano que tinha para depois que se formasse era o de viajar por todo o mundo. Ele continuava envolvido com os esportes mas não sabia ao certo se queria se tornar um atleta profissional ou o que iria fazer da vida. Praticar esportes era apenas uma diversão que o lindinho levava a sério, mas sem pensar que isso poderia se tornar uma profissão. Resumindo, Tom estava relaxado e desocupado com o que seria de sua vida depois que ele terminasse a faculdade.

·  A o carreira artística de Tom começou por acaso, bem ao estilo dos filmes de Hollywood, onde sempre acontece uma coisa ruim que vai trazer uma revelação boa e um final feliz. Certa vez, eTom estava correndo pelas escadas de sua casa para perder peso, pois ele estava treinando para ser lutador, quando escorregou e machucou seriamente sua perna. Por causa da queda, Tom teve que ficar fora da temporada daquele ano. Nesse mesmo tempo, seu professor sugeriu que ele tentasse entrar para uma produção teatral da faculdade e Tom resolveu fazer o teste.

  O resultado foi uma surpresa geral pois Thomas Cruise se deu muito bem e acabou pegando o papel principal na peça. Depois da apresentação, Tom veio com outra novidade: tinha resolvido largar a faculdade antes mesmo de terminar parar fazer do teatro sua vida.

  Até aquele dia, Tom Cruise ainda não tinha encontrado uma profissão para o resto de seus dias. Mesmo com os esportes que ele adorava tanto, Tom nunca teve muita paciência para permanecer fazendo a mesma coisa e sempre estava largando um trabalho e pegando outro. Depois da apresentação, ele finalmente tinha descoberto o que realmente gostava de fazer, já que no teatro ele poderia usar toda a sua criatividade e era disso que ele mais gostava. Agora a vida de Tom já estava encaminhada e, com tanta determinação, não seria difícil prever que ele se tornaria um astro de sucesso.

  Em 1981, Cruise foi para Los Angeles onde ele conheceu Paula Wagner, então agente da Artists Agency Criatives, que guiaria a sua carreira posteriormente. Seu debute foi em papel pequeno num filme notório de Franco Zeffirelli, onde ganhou atenção.

  Os prospectos de carreira de Cruise clarearam quando ele persuadiu Francis Ford Coppola para o lançar em um papel pequeno como um sujeito duro em Os Estranhos (1983). Ele não se salientou entre um conjunto talentoso de heartthrobs adolescente que incluiu Matt Dillon, Patrick Swayze, Rob Lowe, C. Thomas Howell, e Ralph Macchio. Todavia, o trabalho conduziu a mais tarefas de alto-perfil.

  Cruise virou celebridade na sátira de sexo adolescente Negócio Arriscado (1983). Como uma adolescência ansiosa, abundante, suburbana, prevalecente maioria jovem. Era apenas o início de um grande sucesso.

  Tom Cruise executou bem, num modo mais naturalista em "A Chance" (1983), um drama de futebol de escola que teve uma arrecadação modesta. Depois ele cultivou o cabelo longo e fez o fracassado filme de fantasia colossal de Ridley Scott, A Lenda (1985). Cruise solidificou o estado de estrela com um dos maiores sucesso de bilheteria dos anos 80, Top Gun - Ases Indomáveis (1986). Definido como politicamente incorreto, com sucessões voadoras editadas aos ritmos de melodias, o filme funcionou tanto como um anúncio para a Marinha com uma aventura romântica brilhante.

  Não contente em ser um ídolo de matinê, Cruise começou a mostrar as suas habilidades como ator emparelhando com estrelas mais velhas, e teve resultados impressionantes. Ele enriqueceu sua habilidade de interpretação com seu papel como um jovem arrogante juntamente com Paul Newman em A Cor de Dinheiro (1986) de Martin Scorsese. Cruise consolidou sua credenciais dramáticas sérias em Rain Man de Barry Levinson (1988), onde ele segurou mais o Oscar de melhor ator que o próprio vencedor Dustin Hoffman. No filme de Oliver Stone, Nascido em 4 de julho (1989), chegou a ser indicado para o Oscar.

  Em 1990, já um astro consagrado, Tom Cruise renunciou suas crenças católicas e tornou-se membro da Igreja da Cientologia e, em 1992, ele provocou um grande alvoroço no mundo médico ao afirmar que os ensinamentos da Cientologia o curaram da dislexia, doença que sofria desde pequeno!

  Sua estréia como produtor foi no filme de espionagem de Guerra-fria, Missão Impossível (1996), baseado no espetáculo televisivo. Isto marcou o projeto inaugural para Produções de Cruise/Wagner, a companhia que o ator formou com seu agente. Rumores diziam que Cruise colidiu com o diretor Brian De Palma por motivos orçamentários e assuntos relativos ao roteiro. Todavia, apesar da localização internacional, sensações de alta tecnologia, efeitos visuais gerados por computador, Missão Impossível entrou na hora certa e sob um orçamento de aproximadamente $67 milhões (Cruise adiou os $20 milhões de seu salário).

  Agora também como produtor, Cruise tem numerosos projetos em várias fases de desenvolvimento. Jerry Maguire (1996) onde ele fez um agente de esporte, foi perfeito para um lançamento de Natal. Cruise também anunciou que ele e Kidman estavam começando a produzir um filme. Esta união irá resultar em outro marco de interpretação de Cruise. E será pra sempre lembrado como um dos maiores atores de Hollywood, e não só como mais um rosto bonito com influência comercial...

  Tom também já é um veterano, com 22 filmes e um acumulo bruto de mais de $2 bilhões (bateu esta marca no verão de 1996 com Missão Impossível), Cruise ainda vai subir mais.

  Mas embora seja um super-astro milionário e ocupado, Tom Cruise não deixou de ser uma pessoas prestativa e caridosa... em 1996, ele parou seu carro para socorrer a jovem brasileira Heloísa Vinhas, uma aspirante à atriz, que fora atropelada por um carro que fugiu após o acidente! Tom a socorreu, pagou todas as suas despesas médicas e, dias depois, lhe enviou um cartão com muitos balões coloridos, desejando à brasileira uma breve recuperação!

  Em 2000, Cruise e sua esposa, Nicole Kidman, doaram um "dinheirinho" para a campanha de Hillary Clinton, que concorre ao Senado Norte-Americano, representando o estado de Nova York. Mas o ator pode doar o tanto que ele quiser, pois seus cachês giram em torno de US$15 milhões por filme! A única exceção é o mega-sucesso "Missão Impossível"(1996) que, pelo fato do ator ter direito a uma porcentagem do faturamento, lhe rendeu um total de US$70 milhões!!! Uuaaauuuuuuuuu!!!!

  O ator gosta de praticar "skydiving", mergulhar e de pilotar seu avião, um Pitts Special S-2B.

  Ele é o típico perfeccionista. Quer que tudo saia absolutamente do seu jeito. Um exemplo: ao ouvir a gravação do tema de abertura de Missão impossível, Tom Cruise devolveu a fita ao produtor da trilha sonora e o mandou de volta ao estudio. "Quero mais flautas, não as ouço", ordenou.Essa mania de perfeição acaba levando todas as pessoas que trabalham ao seu lado a ter de entrar na dança. E ai de quem nao topar! ‘‘Nunca dei um duro tão grande quanto nesse filme’’, disse o diretor dc Missão, Brian de Palma.mEntão, Tom é um chato? Não! Ele prefere se definir como um cara que batalhou muito para chegar onde está. E, por isso, faz questão de controlar tudo o que diz respeito do seu trabalho. Ainda mais agora que. além de ator, é produtor dos filmes que faz. Mas para conseguir tanto sucesso, Tom percorreu um longo caminho...

  Tom Sobre Tom. Agora só vou aceitar papéis que tenham a ver com a minha idade. Recebi recentemente a proposta de interpretar um rapaz de 24 anos e neguei, apesar de o roteiro ser ótimo. Não seria justo."

  "Eu era o tipo de garoto que queria aventura. Dava voltas pelo quintal sonhando com monstros e dragões. Sempre tive uma imaginação muito ativa." - Tom Cruise

  "Tom é um cara selvagem e sensível ao mesmo tempo", disse Jon Voight, que trabalhou com ele em Missão Impossível.

  Super Anjo em Ação. Em 96 Tom mostrou de novo que a primeira coisa que passa na cabeça dele quando vê alguém em perigo é agir. Ele salvou o Inglês Laurence Sadler, 7 anos, de ser esmagado por uma multidão de fãs que estavam à sua espera. Tom disse que se assustou ao ver o menino perdendo a cor. Em Março, o ator já tinha dado uma de anjo da guarda da brasileira Heloísa Vinhas, de 23 anos, atropelada em Los Angeles. Ele não só a socorreu e a levou para o hospital, como também pagou a conta.

  David Thomson fez um comentário a Biographical Dictionary of Film em 1994: "Cruise é muito bom, não considerando-o no filme "Vidas Sem Rumo" 1983 onde atua muitos outros jovens atores e ele não aparece muito. Mas ele hoje em dia é muito mais rico que os demais e é muito mais coerente à respeito de sua carreira artística. Cruise é um dos primeiros jovens atores que parece não ser afetado pelo impacto de Brando ou Clift e sim segue o exemplo de Gable e Grant. Ele o que quer na verdade, é trabalhar."

  Cruise fez uma aparição inacreditável quando atuou no filme "Young Guns"(1988).

  Editado em Daily News dia 6 de Janeiro de 1993: "Tom Cruise tem uma estrela com seu nome na constelação de Hercules graças a sua esposa Nicole Kidman quem pagou $40,00 dólares para o International Star Registry para que eles fizessem este favor."

  Cruise tem a 10º colocação na eleição anual dos 10 artistas mais famosos de Hollywood. Ele subsequentemente teve a primeira colocação em 1986, foi 6º colocado em 1987, o 1º colocado em 1988, o 2º em 1989, o 4º em 1990 e o 1º novamente em 1992.

  Recebeu um prêmio do American Cinema Award por sua importante realização dentro do cinema em 1991.

  Em m 1994 ele foi reconhecido como o "Homem do Ano" pelo Harvard's Hasty Pudding Theatricals. 1996, Cruise apareceu resgatando as pessoas de dificuldades em três ocasiões diferentes. Em março, ele levou uma brasileira que havia sido acidentada por um carro em alta velocidade para o hospital e pagou a sua conta hospitalar de $7.000,00 dólares, depois que ele soube que ela não tinha seguro de saúde.

  Quatro meses depois, ele viu dois garotos sendo esmagados pela multidão em Londres enquanto ele e outros atores faziam a apresentação do filme "Missão Impossível", rapidamente o ator os puxou para o palanque onde puderam estar seguros, passaram quatro semanas deste incidente ,Tom que estava velejando resgatou cinco pessoas que estavam num barco o qual pegou fogo em alto mar.

  Renee Zellweger a atriz que atuou ao lado de Cruise em "Jerry Maguire - A Grande Virada" também fez seu comentário à Entertainment Weekly edição do dia 20 de dezembro de 1996 sobre o ator: "A atuação de Cruise foi tão boa que chegou a ser quase inacreditável. Você poderia ver dentro dos seus olhos e saber que ele realmente estava dando o sangue naquela atuação, ele realmente demonstrava estar apaixonado, você ainda poderia ouvir o coração dele e ver sua alma também e mesmo que o diretor gritasse 'corta', Tom deixaria a cena e quem sabe teria que passar por uma terapia de pelo menos 6 meses para voltar a ser a pessoa de antes."

·  Cruise comentou sobre sua decisão de atuar no filme "De Olhos Bem Fechados" ao lado da esposa à revista Time na edição de Julho/99: "Nós sabíamos desde o começo que este filme exigiria de nós muita cumplicidade e que seria um grande compromisso assumí-lo. Nós sentimos muito honrados em trabalhar com Kubrick. Nós nos comprometemos a fazer o que fosse possível para retratar bons personagens, porque tanto eu quanto Nicole sentíamos que este seria um período muito especial para nós dois. Nós sabíamos também que isso não era algo fácil mas eu teria arrependido amargamente se eu não tivesse aceito."

 

Carreira:

·  1974: Começou a fazer parte das aulas de teatro no colégio depois de machucar seu joelho numa luta. Fez o papel de Nathan Detroit numa produção da escola chamada "Guys and Dolls"

·  1981: Encontrou Paula Wagner uma agente da Agência Creative Artists

·  1981: Estreou no filme "Amor Sem Fim"

·  1981: Fez um pequeno papel em "Toque de Recolher", primeiro filme que chamou muita atenção da crítica

·  1983: Persuadiu o diretor Francis Ford Coppola para colocá-lo no seu filme "Vidas Sem Rumo" fazendo o papel de um jovem rebelde

·  1983: Fez o papel de um estudante do colegial chamado Joel Goodson em "Risky Business"

·  1983: Atuou como um jogador de futebol americano no filme "All The Right Moves"

·  1986: Conseguiu ser visto como o ator mais famoso de Hollywood depois de atuar no filme "Ases Indomáveis" o qual conseguiu recorde de bilheteria ainda no mesmo ano atuou no filme de Martin Scorsese "A Cor do Dinheiro" atuando ao lado de Paul Newman que ganhou na época o Oscar de "Melhor Ator".

·  1988: Contracenou com Dustin Hoffman, quem ganhou o Oscar de "Melhor Ator" no filme do diretor Barry Levinson, "Rain Man"

·  1989: Ganhou sua primeira nomeação ao Oscar fazendo o papel de um veterano da guerra do Vietnã paraplégico chamado Ron Kovic no filme de Oliver Stone que levou o Oscar de "Melhor Diretor", "Nascido em 4 de Julho"

·  1990: Grande exibição no filme "Dias de Trovão" ao lado de Nicole Kidman pela primeira vez

·  1992: Fez parceria com Kidman no filme "Um Sonho Distante" dirigido por Ron Howard quem escreveu a estória de um pobretão (Cruise) que se apaixona por uma Donzela (Kidman)

·  1992: Fez uma memorável atuação como um tenente-advogado no filme "Questão de Honra"

·  1992: Assinou um contrato exclusivo de 3 anos com Paramount Pictures, uma da exigências foi que Cruise produzisse e atuasse em pelo menos 2 grandes filmes.

·  1993: Contracenou no filme de Sydeny Pollack "A Firma", uma adaptação do romance escrito por John Grisham

·  1993: Ganhou uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood

·  1993: Dirigiu por primeira vez um episódio da série "Fallen Angels" chamado "Frightening Frammis" com Isabella Rossellini e Peter Gallagher como atores principais.

·  1994: No filme escrito por Anne Rice "Entrevista com o Vampiro" Cruise fez o papel de um Vampiro nos anos 90 que contava a um repórter como havia vivido em 200 anos.

·  1996: Produziu por primeira vez (em parceria com Wagner) e atuou no filme de Brian de Palma "Missão Impossível" pelo qual recebeu $20.000.000,00.

·  1996: Ganhou sua segunda nomeação ao Oscar como "Melhor Ator" por sua atuação em "A Grande Virada" como Jerry Maguire um agente esportivo.

·  1996-1998: Filmou ao lado da esposa Nicole Kidman no filme do falecido e brilhante diretor Stanley Kubrick "De Olhos Bem Fechados"

·  1998: Produziu outro filme ao lado de Wagner "Without Limits" filme de Robert Towne

·  1998: O Casal Cruise foi caluniado pelo Express Newspaper que publicaram que o casamento deles era um 'fingimento hipócrita', o casal ganhou na justiça e doou o dinheiro à uma entidade carente.

·  1999: O ator atuou no filme de Paul Thomas Anderson chamado "Magnolia"

·  1999: Está no papel principal do filme de Steven Spielberg chamado "Minority Report" um filme futurista que conta a estória de um policial que é chamado para investigar um crime que ele ainda vai cometer.

·  2000: Estrelou sob direção de John Woo "Missão Impossível 2" co-estrelado também por Anthony Hopkins e Ving Rhames.

·  2001: Atuou ao lado de Cameron Diaz e Penelope Cruz na adaptação norte-americana do thriller espanhol "Abre los Ojos"(1997), chamado "Vanilla Sky".

 

Prêmios:

·  Recebeu do People's Choice o prêmio de "Ator Favorito" em 1990.

·  Recebeu ainda no mesmo ano o prêmio o Globo de Ouro de "Melhor Ator" pelo filme "Nascido em 4 de Julho".

·  Recebeu do Chigaco Film Festival o prêmio de "Melhor Ator" também pela sua atuação no filme "Nascido em 4 de Julho".

·  Recebeu do NATO/ShoWesto prêmio de o 'mais famoso internacionalmente' em 1992.

·  Foi homenageado pela Associação Nacional de Donos de Teatros.

·  Recebeu o prêmio de "Melhor Ator" do National Board of Review pelo filme "Jerry Maguire - A Grande Virada" em 1996.

·  Recebeu o Golden Satellite e o Globo de Ouro de "Melhor Ator" pelo filme "Jerry Maguire- A Grande Virada".

·  Recebeu do MTV Movie o prêmio de melhor atuação pelo filme "Jerry Maguire - A Grande Virada" em 1997.

 

FILMOGRAFIA:

 

·  2002: Minority Report - A Nova Lei - como John Anderton.

·  2001: Vanilla Sky - David.

·  2000: Missão Impossível 2 - como Ethan Hunt.

·  1999: Magnólia - elenco.

·  1999: De Olhos Bem Fechados - no papel do Dr. Willian Harford

·  1998: Prova de Fogo - produtor

·  1996: Missão Impossível - produtor . Atuou como Ethan Hunt

·  1996: Jerry Maguire - A Grande Virada - como Jerry Maguire

·  1994: Entrevista como o Vampiro - como vampiro Lestat de Lioncourt

·  1993: A Firma - no papel de Mitch McDeere

·  1992: Um Sonho Distante - como Joseph Donelly

·  1992: Questão de Honra - como tenente J G Daniel Kaffe

·  1990: Dias do Trovão - no papel de Cole Trickle

·  1989: Nascido em 4 de Julho - como Ron Kovic

·  1988: Rain Man - como Charlie Babbitt

·  1988: Cocktail - como barman Brian Flanagan

·  1986: Ases Indomáveis - no papel de Maverick

·  1986: A Cor do Dinheiro - como Vicent Lauria

·  1985: A Lenda - no papel de Jack

·  1983: Vidas Sem Rumo - como Steve Randle

·  1983: Negócio Arriscado - no papel de Joel Goodson

·  1983: Porky's 3 - como Woody

·  1983: A Chance - como Stef

·  1981: Toque de Recolher - como David Shawn

·  1981: Amor Sem Fim - como Billy