Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!
Operação cogumelo

Fogo de artifício

A exibição do fogo de artifício é iniciada pela explosão da pólvora. Esta reacção fornece a energia suficiente para os metais alcalino-terrosos (elementos do grupo II) exibirem as suas cores características quando excitados. Metais alcalino-terrosos como o bário (Ba), magnésio (Mg) e estrôncio (Sr) são utilizados com frequência em pirotecnia.

Os componentes dos foguetes responsáveis pelos efeitos luminosos são os elementos alcalino-terrosos (Bário, Berílio, Cálcio, Estrôncio, Magnésio). Quando sujeito a uma fonte de energia forte (pólvora), cada um destes elementos emite uma luz intensa com uma determinada cor característica. A cor branca é produzida pelo Magnésio, a vermelha pelo Estrôncio e a verde pelo Bário.

 

Urtigas

As folhas de urtiga contêm espinhos com ácido metanóico ou fórmico. Este ácido é o responsável pelas picadas dolorosas quando tocamos as folhas da urtiga. O ácido fórmico é incolor e extremamente pungente. Existem formigas que utilizam este ácido como veneno.

 

TNT

A abreviação TNT é muito utilizada para o trinitrotolueno. Embora insensível ao calor e ao choque, quando detonado, os átomos deste composto rearranjam-se formando produtos que têm um volume mil vezes maior do que o original. Os produtos formados são o vapor de água, dióxido de carbono e gases azotados.

 

Fósforos

A cabeça dos fósforos é constituída por clorato de potássio e enxofre. Esta tem também sulfureto fosforoso que, quando friccionado numa superfície abrasiva, entra em ignição activando o resto do fósforo.

 

Nitroglicerina

A nitroglicerina (trinitrato de glicerilo) é misturada com serradura de madeira produzindo a conhecida dinamite. A madeira é adicionada devido à sua elevada porosidade, actuando como substância estabilizadora da nitroglicerina. A nitroglicerina é produzida a partir do ácido nítrico concentrado.

 

Foguetões

Os combustíveis utilizados nos foguetões são o oxigénio e o hidrogénio. Estes encontram-se armazenados a elevadas pressões, no estado líquido. Para a deslocagem (take off!) ser possível, os dois combustíveis reagem entre si, produzindo água na forma de vapor.

 

Ervas conservantes

O oxigénio do ar oxida os alimentos, produzindo uma constante degradação destes. A salva e o rosmaninho são ervas que podem ser utilizadas como conservantes porque contêm componentes antioxidantes. Estas ervas podem conservar os alimentos em bom estado por períodos alargados.

 

Microchips

Os microchips dos computadores e de outros aparelhos electrónicos têm os seus contactos eléctricos revestidos com ouro. O ouro é utilizado porque não corrói com facilidade e apresenta boas características como condutor da corrente eléctrica


 

Voltar