Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Adestramento

   Este guia de adestramento não é voltado apenas para futuros adestradores, é voltado também para simples proprietários que desejam ter um cão sociabilizado, ou seja um "bom garoto". A primeira e seguunda parte são recomendadas para proprietários, porém se você deseja ser um bom adestrador é muito importante que você saiba todo o conteúdo deste guia, não adiante saber os comandos de obediência se não sabe lhe dar com o cão.

   Antes do dono decidir se vai ou não adestrar o seu próprio cão, ou se vai passar esta responsabilidade a um profissional, alguns pontos devem ser discutidos. Para que você seja um bom adetrador você terá que ter obrigatóriamente os seguintes requisitos:

    Caso tenha estes requisitos, nada lhe impede de adestrar o seu próprio cão. Adestrar é uma tarefa fácil porém requer paciência de ambas as partes (cão/criador), seguindo um bom programa de adestramento em pouco tempo você notará uma diferença visível em seu cão. Qual criador não gosta de ter um cão obediente? Todo cão gosta de agradar o dono, com você não vai ser diferente. Este guia de adestramento está dividido em três partes:

  1. Informações básicas;
  2. Correção de maus hábitos;
  3. Treinamento de obediência (comandos básicos).

    É muito importante seguir a ordem acima, pois um conteúdo depende do outro, não seguir a ordem é um erro grave, é o mesmo que fazer o segundo grau sem antes fazer o primário. Veja um resumo de cada tópico e boa sorte!

Primeira parte: trata das informações básicas que um bom adestrador deve ter sempre em mente, como formas de manuseio, como agir em determinadas situações, dicas para um adestramento sério e sem problemas.

Segunda parte: lhe ensina como tirar maus hábitos do seu cão, como: não subir em pessoas, não morder durante uma brincadeira, não subir em móveis, não revirar o lixo, não roer e fazer com que o seu filhote não lhe pessa alimento.

Terceiba parte: com certeza é a parte que o adestrador mais gosta, pois tem o contato direto com o cão, é basicamente composta por comandos básicos do treinamento de obediência (centa, fica, deita, morto, cumprimenta, aqui, junto, etc...).


Informações Básicas

    Nesta página estão as informações básicas para um bom adestramento, não passe para a próxima fase (correção de maus hábitos) antes de ler todo o conteúdo deste texto. Aqui tratamos alguns pontos importantes para que o adestramento tenha um bom resultado final, satisfazendo o criador e sem stressar o cão.

    Torne do adestramento um momento de diversão para o seu cão, evite cançar demasiadamente o seu cão, principalmente se for filhote, por que eles se cançam facilmente e tem pouco poder de concentração, por isso é muito importante saber dosar o tempo de cada treinamento, sendo filhote 10-20min/dia é o suficiente, se seu cão tiver mais de seis mêses o treinamento pode ser mais rigoroso, exigindo mais do cão e aumentando o tempo de treino para aproximadamente 45min (depende muito da resistência do cão), porém se você notar que o seu cão se cansou com 20min de treino para imediatamente.

    O loca de treinamento deve ser bem escolhido, se o seu cão não tiver terminado o ciclo de vacinação, não recomendo que saia com o seu cão para lugares públicos, onde circulam outros cães que podem ser portadores de doenças infecto-contagiosas. Mas depois que o seu cão terminar o ciclo de vacinação, procure treiná-lo em ruas com pequeno movimento, depois passando para ruas com maior movimento de pedestres e de veículos para que o seu cão acostume gradativamente ao barulho e as pessoas, lembrando que é de extrema importância ter um mente a segurança dos transeuntes, se seu cão for agressivo não leve-o para lugares onde tenha pessoas expostas pois o seu cão pode atacar alguém, mesmo que seja por medo, pois muitos cães "mordem por medo".

    O tom de sua voz é um dos fatores mais importantes para o adestramento. O cão certamente responderá com maior rapidez a uma voz firme, animadora e encorajadora, desenvolvendo-se a olhos vistos, um elogio seguido de uma tarefa bem desempenhada, como represão um "NÃO" firme e energético. NUNCA bata em seu cão, se fizer, você somente conseguirá amedrontá-lo e deixá-lo confuso.

    Nunca mostre-se irritado com o cão, caso isso aconteça, interrompa o treinamento imediatamente e recomece-o depois de um tempo. Faça o mesmo se o cão cometer qualquer erro grave, como tentar atacá-lo, porém se isso acontecer é por que você deu algum motivo, procure saber o que foi para não cometer mais esse erro, mas nunca tome atitudes violentas, pois o seu cão vai se achar no direito de revidar da mesma forma, muitos cães tem atitudes firmes e seguras, mas não significa que são violentos. Não bata no seu cão nem com jornal, pois fazendo com o seu cão fique com medo do barulho feito pelo jornal, você pode transformando-o num cão medroso.

    Procure sempre utilizar as mesmas palavras simples de comando, um exemplo é quando o seu cão é pego urinando em local desapropriado, não adianta falar: "você não sabe que aí não é lugar para fazer isso !!!" pois o cão não entende nada, utilize sempre palavras curtas e simples como comando, nesse caso o comando "NÃO". No treinamento de obediência use sempre os mesmos comandos, nunca use dois comandos diferentes para a mesma tarefa, utilize também os mesmos movimentos de corpo e das mãos. Seja generoso com os elogios, usando seu nome, "Muito bem, Hanna".

    No treinamento de obediência é muito importante que você mantenha o seu cão ao seu lado esquerdo durante o treinamento, segurando a guia com sua mão direita, enrolada de forma que mantenha a mesma curta, mas não esticada demasiadamente. Se seu cão puxar muito, dê pequenos trancos, veja mais detalhes no treinamento de obediência no comando "Junto". Procure acostumar o seu cão a usar a guia, pois se ele tiver o contato com a guia depois de muitos mêses de idade ele pode estranhar, sentir-se incomodado, quando seu cão for filhote ainda, amarre uma linha em sua coleira e dê voltinhas com ele, depois passe para uma guia tradicional.

    O primeiro passo para ser um bom adestrador é obter a maior quantidade possível de informações sobre o assunto, é imprecindível aprender para ensinar, imagine um professor que não sabe a matéria, é mais ou menos isso que acontece. Aqui está resumido um programa básico de adestramento porém o meu objetivo é tornar em um futuro próximo esta página a melhor e a maior fonte de informações sobre adestramento de cães. Agora que você já está por dentro dos conhecimentos básicos para o adestramento, já pode passar para a próxima parte, correção de maus hábitos.


Corrigindo Maus Hábitos

   Antes de começar o treinamento de obediência, é muito importante eliminar certos maus hábitos, antes que se tornem hábito, quanto antes começar o treinamento melhor. Aqui você já vai aprender um comando básico, o "NÃO".

Cães que mordem querendo brincar: os filhotes gostam de brincar fazendo algazarras, mas podem exceder-se, e seus dentes são bastante afiados. Se você brincar com o seu filhote e ele te morder , pare imediatamente e com o voz firme pronucie o comando "NÃO" e continue brincando devagar, caso ele persista, dê-lhe um tapa sob o maxilar inferior com a palma da mão, de baixo para cima, isso não é um ato violento, por isso requer muito controle do treinador, que não pode irritar-se NUNCA. Mas se mesmo assim ele continuar, pare a brincadeira e leve-o para o canil.

Cães que pulam nas pessoas: há várias maneiras de fazer com que o seu cão perca este hábito. A primeira maneira é pisar na sua pata traseira quando ele sobir na pessoa; a segunda forma é empurrar suas patas dianteiras; e o terceiro que é recomendado para cães de grande porte, é dar uma joelhada em seu peito, não forte, mas com força o suficiente para encomodá-lo. Seguido de cada caso, dê a ordem "NÃO" ou "Desce", severamente, com firmeza.

Cães que sobem nos móveis ou mexem no lixo: um método prático e eficiente é comprar algumas ratoeiras pequenas e colocar onde o cão sobe e no lixo, de forma que quando ele vá subir a ratoeira dispare fazendo um barulho, algumas experiências são suficientes para o seu filhote aprender que ele não pode subir naquele local ou não pode mexer no lixo. Não é recomendado para quem tem criança pequena, filhotes pequenos ou gatos em casa. Caso você esteja em um desses grupos, quando o animal subir ou mecher em alguma coisa não desejada, chame sua atenção com o comando "NÃO" e afaste-o do local.

Hábitos de Roer: todos os filhotes roem, por causa dos dentes que estão desenvolvendo e causam uma certa "irritação" (incômodo), a melhor maneira de evitar esse tipo de problema é dando objetos para que ele possa roer, como bolas, osso de couro e outros. Caso você pegue-o roendo algum móvel, reprima-o com o comando "NÃO" e dê-lhe seu brinquedo para roer. Em casos mais sérios, são utilizadas substâncias com gosto ou cheiro ruim para que o animal não roa, ou quando roer sinta um gosto ruim.

Cães que pedem alimento: isso é comum nos filhotes, porém se ele insistir, nunca dê nada  à ele, pegue o cão coloque-o no seu refúgio e chame a atenção dele com o bom e velho comando "NÃO", assim ele vai aprender que é inútil pedir e nunca mais vai voltar a fazer isso.

    Nesta segunda parte você aprendeu que tudo que seu cão fizer de errado deve ser reprimido com o comando "NÃO", independente do que ele fez, sendo errado deve ser usado o comando. Agora que você já está por dentro dos conceitos básicos e o seu cão já perdeu todos os maus hábitos, podemos passar para o treinamento de obediência (comandos básicos).  


Treinamento de Obediência

"JUNTO"

    Esse exercício tem como objetivo ensinar o seu cão a andar tranquilamente ao seu lado, sem puxar ou esticar a guia. Uma dica muito importante para a segurança do cão e dos pedestres é nunca sair com o seu cão, mesmo que esteja muito bem adestrado, sem guia. Isso pode calsar graves acidentes envolvendo o seu cão, outros animais ou até mesmo pedestres, NUNCA saia com o seu cão para lugares públicos sem a guia.

    Fazer com que o seu cão ande sempre ao seu lado, pode parecer uma tarefa fácil. Mas lembre-se que todo treinamento deve ser feito com muita paciência e carinho, pois alguns cães demoram um pouco a assimilar os ensinamentos enquanto outros em pouco tempo mostram-se ótimos alunos.

    Lembre-se que durante o adestramento, o cão deverá estar sempre com a guia e a coleira, para evitar eventuais fugas. Veja a seguir os passos desta lição:

  1. Tendo o cão ao seu lado esquerdo, segure a guia com a mão direita e com a esquerda bata na perna e ao mesmo tempo pronuncie a ordem de comando "Junto".

  2. Inicie o trote (camihada), caminhando sempre para a frente, acelerando de vez em quando os pasos e voltando ao trote inicial. Lembre-se de não forçar o cão mais do que ele possa conseguir e, quando perceber sua fadiga, interrompa os treinamentos e recomeçe-os mais tarde.

"SENTA"

   Com o filhote ao seu lado esquerdo, coloque a guia no mesmo e pronucie em tom de comando "SENTA", empurrando para baixo com as mãos a parte traseira do animal, e com a mão direita puxe a guia para cima e para trás forçando o animal a sentar-se, verifique sempre se ele está sentado na posição correta (sobre as patas) e nunca com as patas ao lado (para melhor postura). Repita o exrecício algumas veses, ande um pouco e repita-o, nunca esquecendo de elogiá-lo quendo fiser de  maneira correta. Uma coisa que é importante para quem deseja ter um cão impecável, é não deixar que ele se sente automaticamente quando parar ao seu lado, quando ele for sentar, com o calcanhar direito empurre sua virilha para cima prununciando o comando "Auto", mas muitos criadores gostam que o seu cão sente-se automaticamente quando estiver parado ao seu lado.

"AQUI" / "VEM"

    Antes de por em prática este comando, como já comentamos no tópico anterior, seu cão já deve estar acostumado á guia. Agora ele vai aprender o significado do comando "Vem",  Você vai precisar de uma guia longa e leve (nuca utilize correntes), você poderá inicialmente utilizar uma corda normal de uns 10 metros de comprimento.

    Chame-o pelo nome com tom de comando, diga "Aqui" e cuidadosamente puxe a corda, se o cão for de maior porte, o tranco pode ser maior. Quando ele estive á sua frente, faça com que ele dê uma volta ao seu redor passando pelo lado direito e parando do seu lado esquerdo, quando ele estiver ao seu lado esquerdo pronuncie a ordem "Senta", elogiando o cão com afagos em sua orelha esquerda ou na sua cabeça. Repita inúmeras vezes até que o filhote instintivamente dê a volta ao seu redor e sente ao seu lado sem ter que puxar a corda, apenas com o comando.

"DEITA"

    Logo após aprender o comando de sentar, seu cão deve aprender o comando para deitar. Mande o seu filhote sentar, verifique se ele está na posição correta e pronuncie o comando "Deita" pisando levemente na guia, forçando-o a deitar-se, caso seu cão faça muita força para ficar sentado puxe suas patas dianteiras para que ele deite. Repita algumas veses o exercício elogiando-o quando fiser corretamente. Levante-o dando o comando "Junto" ou "Levanta", dê uma volta e repita novamente o exercício até que seu cão deite apenas sob-comando, sem precisar de ajuda com a guia ou com as mãos.

"MORTO"

    Com esta lição, você vai aprender como ensinar o seu cão a fingir-se de morto. Este tipo de adestramento não é muito difícil de ser aprendido por seu cão, mas é bom que ele já saiba obedecer o comando "deita". Alguns cães aprendem facilemente este adestramento, por que a posição é muito cômoda para eles. Seu aluno pode ser treinado 10 vezes por dia, já que este é um exercício que não cansa muito o animal. Seguindo os treinamentos, em pouco tempo ele aprenderá a ficar "morto". Vamos agora aos passos desta lição:

  1. O cão deve estar deitado ao seu lado;
  2. em seguida, com suas mãos, vire o animal de barriga para cima, ao mesmo tempo que pronuncia o comando "Morto";
  3. pronto! Seu cão já está na posição de morto. Procure agora se afastar dele, devagar, para que ele se acostume na posição. Se ele quiser se levantar, pronuncie o comando "Fica", passando levemente sua mão no peito do cão e comece a se afastar novamente. Se mesmo assim ele não obedecer, abaixe-se novamente, passe a mão levemente sobre o peito do animal, repetindo o comando "Morto". Até que ele fique sem você ter que abaixar para colocá-lo na posição correta, sem sair da posição.

    Nosso adestramento de obediência (básico) fica por aqui, caso você queira mais informações sobre adestramento avançado, inclusive ataque-defesa, mande-me um e-mail. Bom trabalho!


[Voltar ao Início]



Web Master: Carlos Alberto.