Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

DinoNet                     Figura2.gif (13450 bytes)

PELE DOS DINOS

A pele dos dinossauros, dura e escamosa, servia bem para a vida em terra, nos arduos tempos pré-históricos.
Os maiores pesquisadores de fósseis do mundo foram incapazes de encontrar evidências acerca da pele dos dinos. Isto porque a pele não se fossiliza facilmente.
A PRIMEIRA A SUMIR
pelec.JPG (14887 bytes)Com freqüência, a pele é destruída antes de ter a chance de fossilízar-se. Quando um animal morre na selva, carne e pele são as primeiras partes do corpo a apodrecer. E famintos comedores de carniça costumam surgir para devorar a carcaça.

 

 

 

 

Fóssil de um Edmontosaurus. Mesmo as dobras e rugas foram preservadas. Esta pele tem 67 milhões de anos de idade. (Direita)

UMA EXCEÇÃO À REGRA
Espantosamente, foram encontradas marcas fossilizadas de pele de dinossauros bico- de-pato no Canadá. Explicação: os lugares secos onde esses dinossauros viviam permitiram que, após a morte deles, a pele endurecesse muito depressa. A areia, então, recobria a carcaça e a pele se preservava como impressões na areia.

peled.JPG (19218 bytes)

Este fóssil de Euoplocephalous mostra como a pele era dura e encouraçada.(acima)

PROTEÇÃO ADEQUADA
pelea.JPG (9507 bytes)A pele dos dinossauros não era úmida como a das rãs, e sim seca.Tal como a pele humana,, protegia contra chuva, frio e umidade, sendo perfeitamente apropriada para se viver em terreno seco.

 

Escamas duras na pele dos saurópodes (esquerda) se encaixava sem se sobrepor

PELE FLEXÍVEL
Saurópodes como o Apatosaurus possuíam escamas, ligadas por pele flexível que permitia movimentos. Partes do corpo que precisavam dobrar-se mais, tinham escamas menores.
MIL CAROÇOS PELE ESCAMOSA
Os dinos encouraçados se fossilizavam com fácilidade. 0 Euoplocephalus possuía caroços e nódulos ósseos para proteção, à semelhança dos atuais crocodilos.
Alguns répteis de hoje, como certos lagartos, possuem escamas que se sobrepõem como telhas no telhado. Outros, como a heloderma ou Gila, gênero de lagartos venenosos dos desertos do oeste norteamericano, têm escamas que se encaixam como azulejos. Nos dinossauros, podia haver dois tipos de pele: flexível e encouraçada.
EM CORES VIVAS
Os artistas costumam desenhar dinos camuflados, mas ninguém sabe ao certo de que cor eles eram. Alguns répteis atuais possuem cores vivas, que os ajudam a atrair um parceiro para acasalar e a controlar a temperatura do corpo. Pelo que se sabe, a pele dos dinossauros era tão colorida e escamosa quanto a dos modernos lagartos abaixo.

peleb.JPG (40278 bytes)

O que é?CAMUFLAGEM

Diz-se que os animais que  se mimetizam, isto é, que se confundem com a paisagem ao redor, são camuflados. Como os soldados que besuntam o rosto com tinta escura e usam uniforme com as cores da mata, a pele dos dinossauros provavelmente se confundia com a vegetação, para enganar os inimigos.

Copyright 1998 - 2000  Rafael Paccanaro - Todos os Direitos Reservados