Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!
Capocam

PEQUENO HISTÓRICO DA CASA DO POETA CAMAQÜENSE – CAPOCAM


Fundada em 31 de março de 1989, a CAPOCAM defende, acima de tudo, a liberdade de expressão, na crença de que os anos de chumbo da ditadura e da censura prévia, jamais voltarão a instalar-se no país.

A CAPOCAM congrega, além de Camaquã, município sede, as cidades de Arambaré, Cerro Grande do Sul, Chuvisca, Cristal, Dom Feliciano e Tapes.

Dentre os objetivos dessa entidade sem fins lucrativos estão: a descoberta de novos valores literários e o resgate de autores do passado que não tiveram oportunidade de publicar, além de manter intenso intercâmbio entre a região Centro-Sul e outros pólos culturais.

Para se ter uma idéia da dimensão dessa Casa de Poesia, basta traçar um paralelo entre o presente e o passado: em 125 anos de emancipação, o município de Camaquã registrava a edição de, apenas, seis obras. Hoje, nestes 11 anos de existência, são mais de vinte títulos individuais, além da edição das coletâneas poéticas, que já somam três publicações.

Diversos eventos são promovidos pela Casa, sendo o mais tradicional, o Cafezinho Poético-Musical, com aproximadamente 50 apresentações. O Musa CAPOCAM e a Semana da Poesia, são outras das atrações, bem como o lançamento de livros com sessão de autógrafos e a participação efetiva em feira de livros, palestras, debates e reuniões literárias, incluindo-se aí o Encontro Latino-Americano de Casas do Poeta e o Congresso Brasileiro de Poesia, além do Encontro Estadual de Escritores.

Com um quadro em torno de 60 associados, muitos deles com premiações em concursos literários, publicações de obras individuais e participação em coletâneas de vários estados brasileiros, a CAPOCAM segue sua jornada, procurando, através do empenho de sua diretoria e associados, divulgar a cultura e, mais precisamente, a literatura gaúcha no contexto artístico nacional.

Atualmente, a CAPOCAM tem sua sede própria, através de doação, por parte do Poder Público Municipal, localizada na Praça Cel. Silvio Luiz, em frente ao Cine Teatro Coliseu, no Largo da Matriz, a conhecida praça dos macacos, mais precisamente onde era antes era o viveiro das araras, em frente ao Cine Teatro Coliseu.

Sua atual diretoria, eleita em 31 de março próximo passado, está assim constituída:

Presidente: Álvaro Santestevan
Vice-Presidente: Inez Ramos Crespo
1ª Secretária: Maria Nira Braga de Andrade
2ª Secretária: Zeni Isquierdo Danelon
1º Tesoureiro: Valtencir Kubaszwski Gama
2º Tesoureiro: Negrinho da Cunha

Conselho Fiscal:
Irajá Barreto Cibils, Flávio Ulguim e Jefferson Valério Alves

Conselho Deliberativo:
Márcia Finkenauer, Hugo Renato Barbos e Marina Neumann

Patrono de Honra: Barbosa Lessa;
Patrono Espiritual: Raphael Pires dos Santos;
Patrono de Gestão 2000/2002: Professor Ivan Alcides Dias.



Da esquerda para a direita: Flávio Ulguim (Membro do Conselho Fiscal), Inez Ramos Crespo(Vice-Presidente), Álvaro Santestevan(Presidente), Zeni Isquierdo Danelon(2ª Secretária), Valtencir Gama(Tesoureiro), Marina Neumann(Membro do Conselho Deliberativo) e Catulo Fernandes (Poeta e ex-Presidente da Capocam).


MANIFESTO PõeSIA NA TUA VIDA



BARBOSA LESSA É HOMENAGEADO PELA CAPOCAM EM SEU 71ºANIVERSÁRIO


No dia 13 último, nas dependências do restaurante Tropeiro, a Capocam- Casa do Poeta Camaqüense, realizou uma bonita homenagem a seu patrono de honra, Luiz Carlos Barbosa Lessa, pela passagem de seu 71º aniversário.
Os poetas, aliados a alguns músicos locais, Manoel Camaquã, Helmo de Freitas e outros, revezaram-se em apresentações artísticas ao longo de um agradável jantar, que contou também com a presença de autoridades, além de representantes da imprensa falada e escrita da região.



Na hora do bolo, os convidados cantaram Negrinho do Pastoreio, de autoria do homenageado



Barbosa Lessa observando, atento, às apresentações artísticas em sua homenagem



Barbosa Lessa, acompanhado da esposa, D. Nilza, recebendo a homenagem dos poetas da Capocam e artistas locais.



PREFEITO ELEITO DE CAMAQUÃ VISITA SEDE DA CAPOCAM

O prefeito eleito de Camaquã, João Carlos Machado, visitou a sede da CAPOCAM- Casa do Poeta Camaqüense, acompanhado da sub-secretária de cultura, sra. Beatriz da Silva, a convite da direção daquela casa. Nesse encontro, os poetas apresentaram um pequeno histórico da CAPOCAM, falaram de seus projetos e solicitaram o apoio do novo governo municipal. A acolhida por parte do novo prefeito e de sua representante na área cultural, aos projetos da CAPOCAM, foi total, ficando bem claro que a linha a ser seguida por esse novo comando é a de um governo de parceria e que a cultura ocupa um lugar de destaque nas prioridades do atual governo municipal.


zedanelon@terra.com.br