Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Você aqui poderá conhecer algumas doenças causadas por vírus

inicioluzesq.gif (5794 bytes)                                                 inicioluzdir.gif (5725 bytes)


 

Você é o visitante de número

 

Variola Sarampo Rubéola
Febre Amarela Caxumba Gripe
Hepatite Infecciosa Poliomielite AIDS
Raiva Catapora ou Varicela Bibliografia & Conclusão

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Varíola



O que é?

É uma febre eruptiva muito contagiosa caracterizada por uma erupção especial, seguida de cicatrizes indelével. Não deve confundir-se com a varicela.
É produzida por um vírus filtrável. Ataca preferencialmente pessoas jovens, mas não respeita idade. Aparece em qualquer estação do ano ou clima. O contágio pode ser direto ou por secreções do enfermo.
A varíola é uma doença que confere imunidade. Há casos raros de pessoas que adquiriram mais de uma vez.

O vírus causador:

- O vírus da varíola penetra pelas mucosas das vias respiratórias, dissemina-se pela corrente circulatória e instala-se na pele e mucosas, causando as ulcerações características da doença.

Sintomas:

1- Período de incubação dura de 9 a 15 dias.
2- Período de invasão é de começo repentino, caracterizado por calafrios violentos, temperatura de 40º e pulso de 100 a 120 por minuto, intensa dor de cabeça e das costas ( no nível dos rins).
3- Período de erupção às vezes a erupção é precedido de um avermelhamento difuso da pele. Os elementos eruptivos aparecem primeiro na face, sobretudo nos lábios, queixo e testa. Dali passam para o tronco e em seguida aos membros.
4- Estados eruptivos:
a) Mácula. São manchas de cor brilhante de 2 a 3 mm de diâmetro desaparecem sob pressão, reaparecendo quedo esta cessa.
b) Pápula. Decorridas 24 horas as máculas tornam-se salientes transformando-se em pápula.
c) Vesícula. 24 horas depois, as pápulas ficam transformadas em vesículas cheias de um liquido claro e umbilicadas, isto é, aprofundadas em seu centro. O estado geral nesta fase melhore.
d) Pústula. No quinto dia da erupção, aproximadamente, as vesículas se transformam em pústulas, ou seja saliência na pele com pus.
e) Dessecação e descamação. A pústula fica logo amarela e cada vez mais escura, formando uma crosta. Há grande coceira neste momento.
f) Erupção das mucosas. Ao mesmo tempo que na pele, observa-se elementos eruptivos na mucosas (boca, faringe, laringe), onde formam pequenas saliências esbranquiçadas.


A cura
Vacinação com linhagem de vírus atenuada (uma linguagem que ataca o gado bovino, isto é, vacina de vírus vivos).


Volta

Sarampo



O que é?

O sarampo é uma enfermidade infecciosa aguda, muito contagiosa, produzida por vírus filtrável, caracterizada por uma erupção acompanhada de secreções dos olhos, nariz e brônquios
Toda pessoa que não haja tido sarampo está sujeita a contraí-lo. O contágio se faz habitualmente pelas secreções das vias respiratórias do enfermo, onde se contraí o vírus.


O vírus causador:

O vírus do sarampo, um membro do gênero morbillivirus da família paramyxovilidae penetra pela mucosa das vias respiratórias, cai na corrente sangüínea e se dissemina por diversas partes do corpo


Sintomas:

Depois de um período de incubação de uns 12 dias, começam os sintomas da enfermidade com febre demorada avermelhamento dos olhos e sintomas de secreção nasal (espirros, secreção nasal clara) dor de cabeça, inapetência, etc.
Aparece a seguir tosse rouca, acentuando-se os sintomas anteriormente descritos, especialmente a febre , que antes da erupção pode chegar até 40º.
A erupção aparece 2 a 4 dias depois de iniciada a enfermidade. Começa atrás das orelhas estendendo-se às frontes.
A erupção do sarampo caracteriza-se por manchas avermelhadas irregularmente circulares de 3 a 6 mm de diâmetro.
Do 5º ao 7º dia pode produzir-se uma leve descamação. A criança costuma sentir-se bem do 8º para o 9º dia.


Cura

Vacinação com vírus de linhagem atenuada, Além das precauções gerais que devem tomar toda enfermidade contagiosa.

Volta






Rubéola


O que é?

A rubéola é febre eruptiva benigna produzida por um vírus filtrável e caracterizada por uma erupção variável, inchação dos gânglios linfáticos do pescoço leves sintomas gerais.


O vírus causador:

O vírus da rubéola


Sintomas:

Depois de um período de incubação que varia de 2 a 3 semanas, podem aparecer febre leve, dor de cabeça e garganta logo depois se inicia a erupção na face, estendendo-se rapidamente ao resto do corpo.
São mancha arredondadas ou ovuladas de tamanho variável, habitualmente são rosadas. Ao tacto sentem-se suave e ligeiramente salientes. Desaparecem em ou dois dias.
Há inchação dos gânglios da nuca. Costuma haver pouca febre e a irritação das mucosas é leve ou falta.



Cura:

Bastará permanecer de cama e manter alimentação leve e rica em líquidos (sumo de frutas, leite, cereais, etc.). Se houver mal-estar cuidar como sarampo.

Volta

 

 

 

 

 

Febre Amarela



O que é?

A febre amarela é uma enfermidade infeciosa e epidêmica produzida por um vírus filtrável e transmitida ao homem pelo mosquito Aedes aegypti. Caracterizada por uma evolução em duas fases: - A primeira, congestiva e a Segunda, ictérica e hemorrágica, separadas por uma fase de remissão.
Conhece-se perfeitamente como se transmite essa enfermidade, desde as pesquisas da Comissão Norte-americana que atuou em Cuba, presidida por Walter Reed, as quais demonstram o seguinte:
1) A fêmea do mosquito Aedes aegypti é a que transmite a febre amarela, se previamente houver sugado o sangue de um enfermo dessa febre durante os três primeiros dias da enfermidade.
2) Depois de picar, necessita o mosquito de 12 dias até torna-se infetante. Fica depois infetante até morrer.

O vírus causador:

O vírus é introduzido juntamente com a saliva do mosquito; dissemina-se pelo corpo através do sangue e instala-se no fígado, no baço, rins, medula óssea e gânglios linfáticos.


Sintomas:

Incubação- Desde a picada do mosquito até o aparecimento dos primeiros sintomas, transcorrem cerca de 3 a 6 dias.
Invasão- É brusca com calafrio intenso, forte dor de cabeça frontal, dores de costas, febre alta e pele seca.
Primeiros períodos- Dura de 2 a 4 dias. A temperatura sobe para 40º ou 41º e mantêm-se nesse nível. O pulso é de 130 a 140. A pressão arterial sobe.
O enfermo apresenta o que é chamado de "máscara amarela", em que a face está vermelha e os olhos injetados de sangue. Pode a pele apresentar manchas vermelhas e dar saída a suor com cheiro bem peculiar que tem sido comparado ao da palha podre.
Segundo período- Dura de 1 a 3 dias. Repentinamente a temperatura cai quase ao normal, o pulso que começara a baixar ao final do período anterior, torna-se ainda mais lento. Em casos benignos a enfermidade pode terminar aí.
Terceiro período- Este é o período que dura uma semana ou mais . A temperatura sobe até 41º e às vezes mais, o que contrasta com o pulso que é de 60 a 70 por minuto. Aparece icterícia, ou seja coloração amarelada da pele pela mucosas e a seguir manifesta-se por toda a pele.

Cura:

Vacinação com linhagem de vírus atenuada (vacina de vírus vivos). Destruição do Aedes aegypti, vetor da doença.

Volta

 

 

 

 

 


Caxumba


O que é?

É uma enfermidade infecciosa , contagiosa e epidêmica, produzida por vírus e caracterizada por inflamação das glândulas salivares chamadas parótidas e por certa tendência, no adulto. Para inflamar outros órgãos (testículos, ovários, pâncreas, etc.).


O vírus causador:

O vírus da caxumba, um membro do gênero, Paramixovirus, antigenicamente relacionado com o grupo de vírus da para-influenza.


Sintomas:

O período de incubação habitual é de 17 a 21 dias, mais pode variar de 7 a 30 dias.
Antes aparecem os sintomas característicos da enfermidade pode, às vezes, notar-se ligeira febre, inapetência e abatimento.
O que permite diagnosticar a enfermidade, é a inchação e a dor que se produzem em uma e depois nas duas glândulas parótidas, situadas abaixo e também um pouco adiante e atrás das orelhas, o que da o aspecto característico. Ao examinar na face interna da bochecha o ponto em que desemboca o canal de Stenon, que é o que leva a saliva, da parótida à boca, observa-se que essa saliência é avermelhada. A quantidade de saliva , da parótida pode estar diminuída ou aumentada. Às vezes a inflamação pode atingir outras glândulas salivares tais como submaxilares e sublinguais.



Cura:

Repouso ao leito de 10 dias no mínimo ou enquanto houver a menor inchação. Quanto mais bem observado o repouso, menor o risco de orquite. Laxante ao começar a enfermidade.
Alimentação mole que não exija mastigação nem contenha substâncias ácidas.
Manter-se bem limpa a boca bochechos e asseio dos dentes.
Tratamento da orquite: - O paciente guardará o leito os testículos serão mantidos em um suspensório próprio, ou colocados deles algodão ou uma prancheta de papelão revestida em algodão. Aplicar-se bolsa de gelo sobre o testículo.



 

Volta

 

 

 

 

 

 

Gripe



O que é?

A gripe é uma enfermidade contagiosa aguda, produzida por um vírus filtrável caracterizado por inflamação das mucosas, especialmente respiratória, grande prostração nervosa, muscular e tendências secundárias dos pulmões.
Com certa freqüência se produzem epidemias e gripe verdadeira, em que podem isolar-se os vírus tipos A, B e C ou outras variedades. Em 1889-1890 e em 1918-1919 produziram-se pandemias (epidemia em todo o mundo) de gripe grave. É uma enfermidade sumamente contagiosa.
Durante 1957 e 1958 uma pandemia iniciada na china atacou boa parte do mundo. Foi produzida por uma variedade de vírus. Aí recebeu o nome de gripe asiática.
Com muita freqüência tem-se denominado gripe os chamados resfriados próprios das estações frias, com os quais não deve ser confundida


O vírus causador:

O vírus ataca tecidos das porções superiores do aparelho respiratório; raramente atingem os pulmões.

Sintomas:

Torna-se difícil descrever a gripe, devido a grande variedade de seus sintomas e de suas tão freqüentes complicações. Descrevemos o modo mais puro da gripe, sem complicações.
1- Período de incubação- Na maioria dos casos é de 24 a 48 horas. Não passa em geral 3 dias.
2- Período de invasão- Inicia-se repentinamente com dor de cabeça intensa e dor na coluna vertebral, calafrios e dores generalizadas nos ossos e músculos.
3- Período de estado- Sua duração é de uns 2 a 3 dias. Observa-se o seguinte: - O enfermo tem grande prostração e astenia (depressão). Há nos ossos, articulações e músculos dor que aumenta com qualquer movimento.


Cura:

Não há ainda tratamento específico para a gripe. As complicações se previnem e tratam com antibióticos. O médico indicará medicamentos apropriados para a tosse, a dor e a enfisema.



 

Volta

 

 

 

 

 

 

Hepatite Infecciosa


O que é?

É mais freqüente na criança e nos adultos jovens. Há pelo menos dois vírus filtráveis capazes de produzi-la.
Comumente se transmite como o contágio da febre tifóide, mas em certos casos se produz quando se administra a uma pessoa o plasma ou sangue proveniente de outra que tem o vírus.


O vírus causador:

Os vírus A ou B da hepatite, o A é um vírus de 27nm semelhante a um enterovírus e o B um vírus de dupla helix de ADN, de 42 nm.



Sintomas:

Habitualmente há durante uma semana um mal-estar geral e sintomas digestivos (inapetência, língua suja, dor na parte alta do abdome, vômitos, etc.), antes de aparecer a icterícia. Há cor amarela franca da pele e mucosas, mas nunca assume a cor amarelo escuro. As matérias faceais tem cor de massas de vidraceiro; a urina é muito escura por conter bile. Há habitualmente febre e às vezes prurido da pele.
Dura de 2 a 4 semanas, mas às vezes é muito prolongada.


Cura:

Repouso de cama durante todo o período da icterícia . Dieta hídrica (somente água adoçada com mel ou glicose) por 12 horas e em seguida líquida (suco de fruta, leite desnatado, caldo de verduras), e mais tarde mole, rica em hidratos de carbono e calorias, e pobre em gorduras por não digerir-se bem estas devido a falta de bile no intestino (cereais bem cozidos, frutas, purês de verduras, etc.). Clister fresco (15º a 18º) para reter de 5 a 10 minutos cada manhã. Também costuma-se dar cápsulas de multivitaminas para que não faltem na alimentação.
É conveniente que o paciente que já teve hepatite à vírus continue cuidando-se para evitar quanto possível um dano permanente.

 

Volta

 

 

 

 

 

Poliomielite


O que é?

A poliomielite aguda é uma enfermidade produzida por um vírus que ataca principalmente as protuberâncias anteriores da medula espinhal.
Seus contágios se faz não somente por gotículas de secreção do nariz e faringe do infectado, mas também por alimentos e água contaminados em uma outra forma com matérias fecais de pessoas portadores do germe.

O vírus causador:

O poliovírus tipos 1, 2 e 3; os três tipos causam paralisa, mas o tipo 1 mais que os outros.

Sintomas:

Incubação de 12 a 14 dias mais há casos em que esse período é menor ou mais longa.
É freqüente que a enfermidade comece com um simples resfriado, amigdalite ou faringite. É comum que bruscamente apareça temperaturas acima de 38º, com mal-estar, dor de cabeça, às vezes vômitos, amiúde dor de garganta. Estes sintomas duram cerca de 24 a 48 horas. Crê-se que cerca de 95% dos contágios desta enfermidade apresente estes sintomas.

Cura:

A menor suspeita de paralisia infantil deve a criança ser postada na mão de um médico, e uma vez confirmado o diagnostico, deve, se possível, ser internada num centro especializado desta afecção. Ali se aplicará ao enfermo o tratamento mais adequado.
Em muitos casos , torna-se muito útil no período agudo em que há do e contratura de alguns músculos, a aplicação de fomentações quentes segundo o método Kenny.
Tomam-se também precauções para evitar deformações. Quando não mais houver dor, inicia-se a reabilitação.

 

Volta

 

 

 

 

 

 

 

 

AIDS


O que é?

A AIDS (sigla em inglês de síndrome de deficiência imunológica adquirida) é uma doença causada pelo vírus HIV (sigla, também em inglês, de vírus de imunodeficiência humana ).
Identificada a primeira vez nos Estados Unidos em 1981, essa doença espalhou-se por todos os continentes, tornando-se no espaço de poucos anos objeto de grande preocupação internacional.

O vírus causador:

O vírus causador é o HIV.


Sintomas:

Como saber se está com a AIDS?
Nem todas as pessoas portadoras do vírus manifestam a doença. Cerca de 50% das pessoas com AIDS podem manifestar os sintomas até 5 anos ou mais, após terem sido infectadas. Existem testes de laboratório para verificar se uma pessoa apresenta o vírus. Os mais utilizados são o ELISA e o wester-blot.
Tem-se contado que o número de pessoas portadoras do vírus dessa doença tem aumentado. Mas não se sabe afirmar que todos os indivíduos infectados desenvolveram ou não a doença. O que se pode dizer com certeza é que os portadores do vírus podem transmitir a doença, que se desenvolve da seguinte maneira: após o contato com o vírus, aproximadamente 30% das pessoas contaminadas apresentam um quadro infecciosa aguda, que começa a se manifestar mais ou menos após a terceira semana.
Os sintomas são febre, mal-estar geral, suores noturnos, dores nas articulações e nos músculos, aumento dos gânglios linfáticos, nas axilas, pescoço e virilha, manchas avermelhadas na pele, diarréia, fadiga, perda de peso. Mas só um médico pode diagnosticar a doença. Na fase mais grave, aparecem infecções que levarão à morte.

Cura:

Ainda não existe cura para à AIDS.

 

Volta

 

 

 

 

 

 

 

 

Raiva


O que é?

Encefalomielite aguda quase invariavelmente fatal; o início caracteriza-se por uma sensação de angústia, cefalalgia, febre, mal-estar, e alterações sensoriais indefinidas, muitas vezes referidas a região da mordedura por animal. A doença evolui par a manifestação de paresia ou paralisia; o espasmo dos músculos da deglutação nas tentativas de engolir leva o paciente a Ter medo da água; seguem-se delírios e convulsões


O vírus causador:

O vírus da raiva , rhabdovírus. Existem vírus relacionados na África, 2 dos quais (Mokola e Duvenhage) são associados com uma doença fatal semelhante à raiva. Algumas dessas doenças poderiam ser diagnosticadas com raiva pela prova de anticorpo fluorescente padrão.

Sintomas:

Geralmente de 2 a 8 semanas, ocasionalmente mais 10 dias ou mais longo 1 ano depende da gravidade do ferimento, da localização do mesmo em relação à riqueza da inervação e à distância com relação ao cérebro, da quantidade de vírus, da proteção propiciada pela roupa no local da mordedura e de outros sinais da doença.


Cura:

1- Limpar e lavar com sabão o local da mordedura.
2- Limpar cuidadosamente o local sobre observação médica.
3- Administrar o soro anti-rábico e/ou vacina, conforme o indicado
4- Antitetânica e tratamento anti-bacteriano, quando necessário
5- Desaconselha-se suturar ou fechar a ferida a menos que seja imperioso.

Volta

 

 

 

 

 

 

 

 

Catapora ou Varicela


O que é?

É febre eruptiva benigna, caracterizada pela aparição de uma erupção de vesículas que se manifestam sucessivamente, ao passo que a erupção da varíola surge ao mesmo tempo em cada região.
Não foi ainda isolado o vírus filtrável que causa enfermidade, mas se sabe que é pouco resistente aos agentes exteriores. O contágio é quase sempre direto. Ataca de preferência crianças entre 3 e 10 anos. Como é enfermidade sumamente contagiosa, pode-se atacar adultos que não tenha tido.

O vírus causador:

O vírus da varicela-zoster (vírus V-Z), um membro do grupo herpesvírus.

Sintomas:

Dura habitualmente cerca de 14 a 15 dias. Conhece-se casos de incubação de 3 a 8 dias.
Amiúde os sintomas deste período são leves que passam inadvertido dura 1 a 2 dias. Muito rara vez se inicia com sintomas violentos.
Ao começar este período, a febre costuma a subir a 38º. A erupção aparece primeiro no tórax, quer no peito quer nas costas. Não tem em seguida ordem certa.
Em plena fase de erupção observa-se que o tronco e o couro cabeludo são as partes mais afetadas. Há menos vesículas na face, e nos membros.


Cura:

A varicela tem evolução cíclica já determinada e o tratamento não consegue detê-la. A desinfecção das mucosas far-se-á como nas outras enfermidade eruptivas. Cama, líquidos em abundância, dieta leve. Se não houver febre nem mal-estar, não é indispensável guardar o leito.

Volta

 

 

 

 

 

 

 


Conclusão



Os vírus são responsáveis pela maioria das infecções humanas, causando numerosas doenças. Muitas dessas doenças não são graves, como é o caso da gripe; são doenças comuns que não costumam oferecer gravidade.
O melhor remédio para a gripe é o repouso e a boa alimentação, práticas que reduzem o desgaste e aumentando a resistência orgânica, alguns aconselham o uso do ácido ascórbico (vitamina C).
Embora respondam por gripes e outras doenças benignas, os vírus respondem também por doenças graves, como a raiva, a poliomielite, a varíola, a meningite, a febre amarela, e a hepatite. São também responsáveis por doenças de menor gravidade, como o herpes e doenças freqüentes na infância: sarampo, catapora, caxumba, rubéola e outras.

Volta

 

 

 

 

 

Bibliografia

1- Tradução de Raphael de Azambuja Butler (Novo tratado médico da Família , terceira edição, segundo volume), ed. Casa publicadora Brasileira, 1964,
2- Daniel Cruz (Ciências e educação ambiental "o corpo humano"), ed. Ática.
3- Abram S. Benenson, Editor, 13ª edição, 1980 (Controle da doenças transmissíveis do homem)

Volta