Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!
"Orar pelas Nações" - Mensagens Especiais ao seu coração
"Mensagens especiais ao seu coração"

"Jesus Cristo é a Fonte de Água Viva"

Como sair da Depressão Fortalecido!

A depressão é um problema muito comum entre as pessoas, até mesmo aos cristãos. E você poderá perguntar: "Mas como pode ser isso? Um verdadeiro cristão deprimido?"

Tem lido os salmos de Davi ultimamente? "Porque estás abatida, ó minha alma?" (Sl 42.5)

"Sinto abatida dentro em mim a minha alma" (Sl 42.6)

"Porque que te perturbas dentro em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu" (Sl 42.5).

ou já ouviu Elias dizer: "Toma agora, ó Senhor, a minha alma" (I Rs 19.4) ou Jonas: "Melhor me é morrer do que viver" (Jn 4.3)

ou ainda já escutou as palavras de Jesus no jardim quando estava orando em agonia? "A minha alma está profundamente triste até a morte" (Mt 26.38).

Existem melhores exemplos de depressão - uma depressão que quase faz a pessoa desesperar-se da vida?

Muitos dos salmos que abordam essa questão de depressão falam do semblante, do rosto da pessoa, e como esses trechos são exatos em suas descrições!

O indivíduo que está deprimido e desanimado tem um rosto muito infeliz. Tem uma expressão de perturbação, infelicidade, preocupação, como se a vida estivesse colocando o peso do mundo todo em seus ombros.

Outro sintoma de depressão são as lágrimas. "As minha lágrimas tem sido o meu alimento dia e noite" (Sl 42.3), diz o salmista. Esta frase contém uma declaração bastante acurada do ponto de vista psicológico. A depressão muitas vezes causa perda de apetite.

A pessoa simplesmente não tem vontade de comer nada. E como o alimento lhe parece repulsivo, ela passa a viver de lágrimas, em vez de comida.

A Bíblia é muito mais prática conosco mais caridosa também do que alguns de nós, pois ela diz que um cristão pode ficar deprimido.

Para podermos resolver o problema da depressão, primeiro temos que reconhecer sua presença. Mas o que acontece é que muitos negam sua depressão e assim aumentam seus problemas. Acrescentam à depressão um forte senso de culpa, e assim redobram o problema.

Estar deprimido não é necessariamente um sinal de falha espiritual.

A depressão está relacionada com a estrutura da personalidade, com a constituição física, com as reações químicas do corpo, com o funcionamento das glândulas, com a formação emocional das pessoas e com os conceitos emocionais adquiridos.

Depois de aceitarmos essa verdade, não mais resistimos à realidade de nossa identidade. Temos de parar de brigar com o nosso temperamento, como se ele fosse um inimigo, e passamos a aceitá-lo com um dom de Deus.

O primeiro passo no sentido de viver acima das depressões é nos aceitarmos como somos. Isto não significa que seremos dominados por nosso temperamento.

Você tem dormido o suficiente? Vez por outra somos obrigados a perder horas de sono, e temos reservas de energia das quais podemos tirar as de que necessitamos.

Mas, se fizermos dessa exceção nossa regra de vida, isto implicará em que estaremos constantemente cansados.

Algumas pessoas estão sempre descuidando do físico, e depois ainda se admiram de estarem deprimidas. Você tem dificuldade de perdoar ou de pedir perdão? Este também é um grande causador de depressões.

Conselhos para evitar a depressão:- 1) Evite ficar sozinho, 2) Peça a ajuda de outrem, 3) Cante hinos, 4) Dê graças e louve a Deus, 5) Apoie-se no poder da Palavra de Deus, 6) Espere confiantemente na presença do Espírito de Deus.

Após sair de um período de depressão, você será fortalecido e será restaurado para ser uma Benção!. Deus transforma o sofrimento humano em benção para o homem e para glória de seu nome.

Algumas sugestões para aquele que está depressivo ou está entrando em estado de depressão:-

1) Evite ficar sozinho - Geralmente, quando estamos deprimidos, desejamos afastar-nos das pessoas.

Nossa vontade é nos retrairmos. Mas essa retração implica em isolamento, o que relacionado com a depressão significa alienação.

Obrigue-se a buscar a companhia de outras pessoas. Elias cometeu este erro ao fugir para o deserto e ficar sozinho e foi quando Deus o repreendeu por estar só.

Esse é um dos principais pontos em que, mesmo estando deprimidos, podemos tomar uma decisão.

2) Peça ajuda de outra pessoa - Durante o período de depressão, nossa percepção das coisas se modifica.

Às vezes uma coisinha de nada se torna uma montanha. Mas um amigo leal pode levar-nos a ver a medida exata das coisas, na perspectiva certa.

Ninguém pode libertar-se de uma depressão esforçando-se para sair dela, assim como não poderia sair de um poço de areia movediça arrancando os cabelos.

Procure estar com pessoas que lhe tragam alegrias, e em situações alegres. Nesse ponto também pode-mos fazer uma opção definitiva.

3) Cante ou toque algum instrumento - Essa era a única forma pela qual o Rei Saul saía de suas crises de depressão. A harmonia e a beleza das músicas que Davi tocava soerguiam o espírito deprimido de Saul (I Sm 16:14-23).

4) Dê graças e louve a Deus - Dê graças a Deus pelas coisas simples, pelas coisas de cada dia. Em essência, o que Paulo disse a Timóteo foi: "Lembra-te e sê agradecido" (II Tim 1) e para os tessalonicenses,

o que ele disse não foi: "Sintam-se gratos por tudo", mas sim, "Em tudo daí graças" (I Ts 5.18).

5) Apoie-se no poder da Palavra de Deus - Deus pode usar qualquer trecho de sua Palavra para nos trazer uma benção em momentos de depressão.

Isto acontece porque o salmista é o que melhor conhece toda a gama das emoções depressivas e é o mais vulnerável a elas. Dos 150 salmos, existem 48 que podem nos falar muito ao coração, em momentos de depressão.

Exemplos:- 6, 13, 18, 23, 25, 27, 31, 32, 34, 37, 38, 39, 40, 42, 43, 46, 51, 55, 62, 63, 69, 71, 7, 77, 84, 86, 90, 91, 94, 95, 103, 104, 107, 110, 118, 121, 123, 124, 130, 138, 139, 141, 142, 143, 146, e 147. A melhor maneira de fazer a leitura é em voz alta.

6) Espere confiantemente na presença do Espírito de Deus - Várias e várias vezes o salmista dá o segredo para nos libertarmos de um estado depressivo.

Ele diz a si mesmo: "Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu" (Sl 42.5).

É a certeza do auxílio de Deus, de sua presença que nos garante a benção.

A boa-nova do evangelho para as pessoas que sofrem com traumas emocionais e depressões é a seguinte:-

* Deus nos ama * Cristo, nosso Sumo Sacerdote, levou sobre si nossos pecados * O Espírito Santo nos oferece sua contínua presença e poder, que nos capacitam

Deus transforma o sofrimento humano em benção para o homem e para glória de seu nome.

Nota:- Se você prezado leitor ainda não aceitou a Jesus como seu Salvador e Senhor de sua vida, faça-o já! Entregue sua vida a Jesus e tenha uma nova vida! Esta sem dúvida alguma, será a sua decisão mais importante de sua vida!

Ela ditará o rumo da sua eternidade! Se você morrer hoje, para onde irá sua alma?

Jesus te ama e está batendo à porta de seu coração! Convide-o a entrar e veja a mudança que Ele fará na sua vida e na vida de sua família!

Se você quer fazer este convite, entre em contato conosco através do e-mail e teremos um prazer enorme de orar por você e ajudá-lo espiritualmente. Deus te abençoe!

Música:- Jesus me transformou....

Estou fazendo o melhor possível!

Muitas vezes desanimamos a tal ponto de pensarmos que devamos desistir de tudo, que não vemos outra coisa para fazer, pois já tentamos de tudo para achar a solução para os nossos problemas de: "doenças, desemprego, alcoolismo, drogas, cigarros, falta de paz, falta de amor, falta de reconhecimento dos homens, depressão, stress, e muitos outros males deste mundo".

Certo homem chegou a Jesus e disse:- "Mestre que farei eu para herdar a vida eterna?". A resposta para esta pergunta é: "Nada!". A resposta que Jesus deu foi algo que o homem não poderia fazer! Se nós também fizéssemos esta pergunta para Jesus, certamente Ele nos mostraria também alguma coisa em nós que não poderíamos deixar ou não poderíamos fazer, e obteríamos a mesma resposta, pois somos limitados e pecadores! "...pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus" (Romanos 3:23-24).

Jesus disse nesta passagem que enquanto tentarmos fazer algo ou conquistar algo com nossos próprios méritos e esforços, não alcançaremos de maneira alguma a paz e a vida eterna!. "...sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e, sim, mediante a fé em Cristo e não por obras da lei, pois por obras da lei ninguém será justificado" (Gálatas 2:16).

Você não consegue caminhar sozinho? Convide Jesus para ser seu Salvador e Senhor! Só Ele pode te ajudar! Disse Jesus:- "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai senão por Mim" (João 14:6). A única coisa que temos de fazer é "crer" em Jesus! Entregue seu problema a Jesus Cristo, só Ele pode te Curar, Restaurar, Transformar, Libertar, e Salvar. "...Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e tua casa" (Atos 16:31)

Queres ser curado?

Certo homem que estava enfermo já havia 38 anos, se encontrava junto ao tanque de Betesda em Jerusalém, quando Jesus chegou até a ele e lhe fez a seguinte pergunta: "Queres ser curado?" Esse retrucou, admirado e resignado: "Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois enquanto eu vou, desce outro antes de mim". A isso, Jesus lhe dá uma resposta maravilhosa, que o libertou do seu desalento: "Levanta-te toma o teu leito e anda. Imediatamente o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar."

Porque Jesus perguntou a esse paralítico se ele queria ser curado? Como Ele, o Filho de Deus, nunca diz uma palavra demais ou a menos, isso deve ter uma razão mais profunda. E isso realmente era assim, pois o espírito desse homem estava adormecido, e a esperança de cura e salvação havia-se apagado nele. O desespero havia tomado conta de toda a sua personalidade, de modo que ele não podia esperar mais nada. Toda vez que o anjo descia e agitava a água, ele tinha esperado ser uma vez o primeiro e ser curado. Mas nunca havia conseguido. Ele aguardava e esperava, até que seu coração tornou-se fatigado, e o desânimo havia tornado impotente o seu espírito. Com sua pergunta, Jesus atingiu o cerne do problema de décadas desse homem. Com isso ele reavivou algo que há muito havia acabado. Isso o Senhor é capaz de fazer neste momento também no teu coração desalentado, desesperado! Jesus é maior e mais poderoso do que o anjo que periodicamente descia nesse tanque!

Queres ser curado? Isso quer dizer: "Queres converter-te de todo o coração?". "Queres tornar-te um novo homem?". Somente Jesus pode ajudar-te! Não tens certeza da salvação? E essa incerteza rói no teu coração? Mas isso é porque até ao dia de hoje buscaste refúgio em todos os lugares, menos em Jesus. Diga a Ele: "Senhor Jesus, venho a ti. Aceito-te como meu Salvador. Perdoa-me meus pecados. Agradeço-te porque derramaste teu sangue também por mim". Faça essa oração ainda hoje e receba em seu coração a Jesus a "Luz do Mundo" e veja dissiparem-se as trevas que tomou conta de tua vida e de tua casa!.

Medo, Problemas, Depressão, Desespero... Para onde ir com isso?

Bem concretamente: para Jesus! O que significa isso? Aceitar seu convite válido até hoje: "Vinde a mim todos que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei". Você se pergunta: isso vale também para mim? Sim, pois Ele também disse: "...o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora". Jesus não somente convida-te para ires a Ele, mas Ele vai também a ti.

Milhões e milhões de pessoas são hoje vítimas do medo. Há situações de medo que alguém provoca em outro através de palavras ou atos injustos. Ou enfermidades, falta de ar, perigos ameaçadores causam medo. Também a situação política mundial, e de modo geral aquilo que o futuro contém, produz graves neuroses de medo. O primeiro e único mandamento do espírito da atualidade é: "Teme!". Mas existe um que venceu o mundo, e assim todo medo: Jesus. Vem a Ele com teu medo, a Ele que disse repetidamente: "Não temais!" Vem com todos os teus temores a Jesus, que diz: "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim". Jesus também lhe disse: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andarás nas trevas, pelo contrário terá a luz da vida." Uma grande parte da humanidade não teme a Deus; em compensação teme tudo o mais.

Refugia-te agora nos braços firmes de Jesus. Sei que anseias por essa segurança. Não tens certeza da salvação? E essa incerteza rói no teu coração? Mas isso é porque até ao dia de hoje buscaste refúgio em todos os lugares, menos em Jesus. Diga a Ele: "Senhor Jesus, venho a ti. Aceito-te como meu Salvador. Perdoa-me meus pecados. Agradeço-te porque derramaste teu sangue também por mim". Faça essa oração ainda hoje e receba em seu coração a Jesus a "Luz do Mundo" e veja dissiparem-se as trevas que tomou conta de tua vida e de tua casa!.

"Jesus Cristo Salva, Cura e Liberta"

Voltar à página inicial

Email: eliezer@claretianas.com.br