Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!
"Orar pelas Nações" - Temas para Casais e para a Família
"Temas para Casais e para a Família"

 

Amor na Família!

"E por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos. Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo. E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então virá o fim" (Matheus 24:12-14)

Jesus profeticamente já nos avisou que nos últimos dias, o amor se esfriaria. Como essa profecia tem realmente se cumprido em nossos dias, mesmo em lares evangélicos. Que pena! Parece que isso entrou até mesmo em nossos lares! Devemos nos conformar com isso? É claro que não! Qual a saída? Mais amor! Amar? Simplesmente amar? Num piscar de olhos? Sim, amar! Mas isso não acontece num piscar de olhos!

"Porque semeiam ventos, e segarão tormentas; não haverá seara; a erva não dará farinha; e se a der, comê-la-ão os estrangeiros" (Oséias 6:7)

No texto fala que a tempestade não veio sem motivo! Uma tempestade não acontece sem algum motivo! É preciso que haja muito calor, evaporação, condensação e precipitação! Daí sai de baixo! Porque as chuvas de verão são muito perigosas!

Num lar acontece o mesmo! O amor é algo de suma importância que necessita existir no seio de um lar cristão. É preciso ser cultivado em nossos lares! Podemos dizer com muita propriedade que aquilo que os pais plantarem na vida dos seus filhos, certamente com raríssimas exceções eles receberão como fruto da sua educação outorgada. "Quem planta vento, colhe tempestade". Os pais que plantarem respeito e amor aos seus filhos, receberão no tempo próprio os bons frutos, oriundos da semente que plantaram. Note que sublinhamos "tempo próprio", porque as vezes queremos os resultados no nosso tempo, lembre-se a semente germina no seu tempo, as coisas acontecem no tempo de Deus. Calma! Fique paciente! Deus está no controle! Não parece as vezes, mais está! Por outro lado, os mesmos não possuindo em sua personalidade esses bons requisitos adquiridos, concederam desgostos e tristezas, vindo até mesmo envergonharem seus genitores. É utopia dos pais requererem dos filhos aquilo que eles não lhes ensinaram. A própria palavra de Deus almejando ensinar os pais a criarem os filhos com sabedoria e orientação divina, diz o seguinte:- "Ensina a criança no caminho em que deve andar e quando crescer não desviará dele" (Pv. 22:6) diz o proverbista. Neste versículo encontramos a chave da solução! Além de ensinar a palavra de Deus, devemos nós pais, ensinar o Amor, Respeito, Paz, Paciência, Coragem, Verdade, etc. Como ensinar? Não é somente falar, mas praticar, viver!

"O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor. E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: que já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto do que quando no princípio cremos" (Rom 13:10-11)

A hora é agora! Temos que acordar deste sono espiritual! Do sono sentimental em relação a nossas família, nossos filhos! Ainda é tempo de amarmos nossos familiares e uns aos outros! Jesus está voltando! Maranatha!

Música:- Jesus me transformou....

Perdão na Família!

Texto:- Lucas 15:11-32 (O Filho Pródigo)

1 - O perdão é uma necessidade no relacionamento familiar · vida em harmonia, para isso devemos exercitar o perdão · o tempo não perdoa, apenas deixa as marcas. Só o perdão pode curar.

2 - O perdão produz restauração no relacionamento familiar · perdoar não é deixar alguém marginalizado, é restaurar! É recolocar a pessoa em seu antigo lugar! É considerar como nunca feito! · perdão em três níveis:- horizontal (homem x homem), vertical (homem x Deus), e interior (pessoal, consigo mesmo)

3 - O perdão é um desafio ao relacionamento familiar · perdão cura, abençoa e restaura · perdão é desafio · perdoar é quebrar barreiras (grandes barreiras)

Pense... · O que dificulta a prática do perdão na família? · Você acha que em casos de traição conjugal, rejeição de filhos, incestos, etc., é possível a aplicação do perdão? Comente. · "Eu perdôo mas não esqueço" esta expressão é biblicamente correta? Justifique.

Como transmitir amor aos filhos!

Transmitir afeto a um filho pode ser classificado em quatro áreas principais: Contato Visual, Contato Físico, Atenção concentrada e Disciplina. Cada área é tão essencial quanto a outra. Muitos pais (e autoridades) concentram-se em uma ou duas delas e negligenciam as demais.

I - Contato Visual

O que é Contato Visual? É o olhar diretamente nos olhos de outra pessoa. Quando você pensa pela primeira vez no contato visual, ele parece relativamente sem importância no relacionamento com seu filho. O contato olho a olho não é apenas importante para a boa comunicação com a criança, mas também para o suprimento satisfatório de suas necessidades emocionais. Sem perceber, fazemos uso do contato visual como um meio de transmitir amor, especialmente às crianças. A maioria das pessoas não compreende o significado importantíssimo do contato visual. Você já tentou conversar com alguém que fica olhando em outra direção, sem olhar diretamente para você? É difícil. Nossos sentimentos para com essa pessoa são também bastante afetados por isso. Tendemos a gostar das pessoas que conseguem manter um contato visual agradável conosco. Essa troca de olhares é agradável, naturalmente, quando acompanhada de palavras agradáveis e expressões faciais positivas, como sorrir. Os pais, lamentavelmente, sem perceber, fazem às vezes uso do contato visual para evitar outras mensagens ao filho. Por exemplo, quando a criança se comporta especialmente bem e traz orgulho aos pais. Isto é percebido pela criança como amor condicional. Os pais desenvolvem com facilidade o terrível hábito de fazer o contato olho a olho principalmente quando querem enfatizar algo para o filho, em especial um ponto negativo. Lembre-se, no entanto, que o contato visual é uma das principais fontes de nutrição emocional da criança. Quando um dos pais emprega este meio poderoso de controle à sua disposição, principalmente de maneira negativa, a criança não pode senão passar a vê-lo dessa forma. Embora isto pareça dar bom resultado enquanto a criança é pequena, o fato é que ela é obediente e dócil por medo. À medida que cresce, o medo dá lugar à ira, ressentimento e depressão. Outro hábito ainda pior, é quando os pais para desaprovarem seus filhos, evitam deliberadamente o contato visual com eles. Recusar-se a manter um contato visual com uma criança é no geral mais penoso do que o castigo corporal. Isto pode ser devastador!

II - Contato Físico

Ao que parece, a maneira mais óbvia de transmitir nosso amor a uma criança é pelo contato físico. Os estudos mostram, de modo surpreendente, que a maioria dos pais só toca nos filhos quando a necessidade exige, ou seja, para ajudá-los a vestir-se, despir-se, ou entrar no carro. Não estamos querendo dizer apenas abraçar, beijar, e coisas assim, mas também de qualquer tipo de contato físico. É tão fácil tocar no ombro da criança, cutucá-la de leve nas costelas, ou afagar seu cabelo. O contato físico e visual deve ser incorporado a todo nosso relacionamento diário com nossos filhos. Esses contatos devem ser naturais, confortáveis e não exibicionistas nem excessivos. A criança que cresce num lar em que os pais fazem uso do contato visual e físico irá sentir-se à vontade consigo mesmo e com outros. Será fácil para ela comunicar-se com outras pessoas e consequentemente ser apreciada e ter uma boa auto-estima. Essas oportunidades preciosas são em número limitado. A criança passa rapidamente de um estágio para outro antes de percebermos e então as oportunidades para dar-lhe o que precisa já vieram e foram embora. Esse é um pensamento sombrio, não é?

III - Atenção Concentrada

O contato visual e físico raras vezes exige grande sacrifício por parte dos pais. Mas a atenção concentrada, no entanto, requer tempo e algumas vezes muito tempo. Ela pode exigir que os pais ponham de lado algo que talvez preferissem fazer. Os pais amorosos irão observar que a criança em certas ocasiões necessita desesperadamente de atenção concentrada no exato momento em que os pais tem menos disposição para oferecê-la. O que é atenção concentrada? É dar a criança nossa atenção completa, não-dividida, de maneira que sinta, com toda a certeza, que é completamente amada. Que ela é suficientemente valiosa, por si mesma, para receber o cuidado, apreciação e afeto firme dos pais. Só a atenção concentrada pode dar a criança compreensão e conhecimento. Ela é vital para o desenvolvimento da auto-estima infantil, afetando profundamente a capacidade da criança em relacionar-se e amar outros. Quais as prioridades em sua vida? Onde seu filho se enquadra? Ele é prioridade número um? Dois? Três? Quatro? Você precisa determinar isto! De outra forma seu filho vai ficar em plano secundário e ser negligenciado até certo ponto. Passe tempo com seu filho a sós, esta é uma maneira de dar atenção concentrada. Você estará livre de outras distrações.

IV - Disciplina

Disciplina é educar ou treinar a mente e o caráter da criança a fim de que ela se torne um membro com domínio próprio e construtivo da sociedade. A disciplina abrange treinamento mediante todo tipo de comunicação. Orientação pelo exemplo, modelar, instrução verbal, instrução escrita, pedidos verbais, pedidos escritos, ensino, promover experiências de aprendizado e diversão. A lista é bastante longa. O castigo faz parte dessa lista, mas é apenas um dos muitos meios de disciplina. A disciplina fica imensamente mais fácil quando a criança sente-se genuinamente amada. Poderá então aceitar a orientação dos pais sem agressividade e resistência. Disciplina e Castigo - Qualquer pessoa pode bater numa criança com uma vara como o meio principal de controlar o seu comportamento. Isso não exige sensibilidade, critério, compreensão ou talento. Depender do castigo corporal como o método número um é cometer o grave erro de supor que a disciplina é sinônimo de castigo. Disciplinar é ensinar a criança o caminho que deve seguir. Quanto melhor disciplinada for a criança, tanto menos precisará de castigo.

Vida sexual na Família!

1 - A FINALIDADE DO SEXO NO CASAMENTO

"... sede fecundos, multiplicai-vos..."

1.1 - Prazer conjugal - O livro de Cantares mostra-nos que o sexo não é apenas que o casamento não é somente para procriação como dizem alguns religiosos, mas também é motivo de prazer, carinho, afeto, satisfação pessoal do homem e da mulher. As descrições da sulamita e de Salomão, são relatos sensuais entre o homem e a mulher. Os "elogios" e as "palavras no ouvido" são uma preparação para o ato sexual em si, uma verdadeira "liturgia amorosa". Não confundir este livro com o "Kama Sutra" da Índia, que é um livro de orgias sexuais totalmente fora dos padrões de Deus.

· A preparação por estes métodos e outros, são importantes antes do Ato Sexual? · Você tem algum outro método para colocar à classe? · O homem deve se satisfazer primeiro, a Mulher ou simultaneamente ambos? · Você concorda com o uso de outros aparelhos no ato conjugal para estimular o prazer? · Você concorda com o uso de "estimulantes sexuais"? ex.:- revistas, fitas, fotos, pomadas, etc... · Você ficaria frustada se seu marido na hora "h" não funcionar? · Você amaria sua esposa se ela tem tendências ou é descendente de esquimós?

1.2 - Procriação - Durante muito tempo e ainda até hoje, esta finalidade foi criada como a única dentro da atividade sexual de um casal. Foi através e graças a este motivo que Deus perpetuou descendências, ex.:- Noé, Abraão, Isaque, Jacó, etc. ...

Por este motivo é que muitos casais se frustam, e às vezes sentem-se desanimados, pois enfrentam os seguintes problemas:-

1.2.1 - problemas físicos, hormonais, esterilidade, etc. 1.2.2 - controle de natalidade em alguns países, 1.2.3 - descontrole de natalidade principalmente nos casais de baixa renda, baixo nível de cultura, falta de televisão, etc.

· Você concorda com a inseminação artificial? O que a Bíblia diz sobre isso? · Você faria e se submeteria a esse método? · Você amaria seu companheiro(a) se ele(a) fosse estéril? · Você fecharia sua fábrica de procriação?

1.3 - Comunhão - " ...deixa o homem pai e mãe, e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne..." não é:- "deixa o homem pai e mãe, e se une à sua mulher e sogra, tornando-se os três..." Esta finalidade é muito importante, pois no ato sexual, há uma união não somente física, mas também espiritual. "...tornando-se uma só carne..."

1.4 - Saúde - Diz que duas coisas são as mais importantes para uma boa saúde, praticar esportes principalmente a natação onde se mexe quase que todos os músculos do corpo, e o Ato Sexual. Ato Sexual? Verdade. Quando o homem e a mulher chegam ao êxtase, neste instante todo o corpo vibra de felicidade, quase que todos os nervos são afetados, há um êxtase no momento e uma relaxamento geral. Como o nosso Deus é perfeito, enquanto o homem procura saídas em pílulas êxtase e a prática de técnicas de Yoga para relaxar, nós temos este recurso altamente eficiente em nossas mãos. Beijos, toques e o ato sexual podem fazer maravilhas por seu organismo.

1.4.1 - Ao longo do dia, o cérebro é bombardeado por milhões de impulsos elétricos. Alguns deles ativam zonas mais profundas, onde ficam a memória, os sentimentos e as emoções. Mas nem todos. O próprio cérebro se encarrega de fazer uma filtragem. Só que nem sempre ele dá conta de processar tamanha quantidade de estímulos. A sobra, isto é, a parte que ele não consegue manipular, acaba repassada aos órgãos. E aí está o perigo. Segundo o neurologista Martin Raimar Portner, mestre em Ciências Neurológicas pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, que clinica em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, esses impulsos que vão parar nos órgãos porque o cérebro está sobrecarregado atrapalhavam o funcionamento deles e provocam o aparecimento de doenças. "O amor, a paixão, o sexo, abre a porta de conexão com a memória, os sentimentos e as emoções. Aciona um circuito complexo. Uma engrenagem imensa, normalmente escondida, começa a trabalhar e todos os impulsos são processados. Nada é repassado para o sistema vegetativo, o que permite que os órgãos internos continuem a funcionar de forma normal e autônoma" explica o médico gaúcho. O sexo requisita um maior número de células no outro sistema controlado pelo cérebro, o motor (que inclui músculos, ossos e articulações): por isso a pessoa fica trêmula, ansiosa, as pernas nem sempre obedecem ao seu comando. "A via normal de saída do excesso de energia é a motora. Quando se fica muito parado e deprimido, a energia sai por outro caminho que não é o mais saudável" acrescenta o doutor Portner. Estando apaixonado o cérebro é invadido por substâncias que transmitem uma sensação de entusiasmo. Trata-se de neuroaminas, um grupo de neuro-transmissores, mensageiros químicos que conduzem informações de uma célula nervosa a outra. É como se de repente uma engrenagem velha e meio emperrada fosse lubrificada com azeite. As neuroaminas são guardadas a sete chaves, não é qualquer impulso que consegue despertá-las. Estudos atribuem a este neuro-transmissor o psíquico, neurológico, celular e químico. Basta alternar um neuro-transmissor para mudar completamente o que sentimos.

1.4.2 - O Beijo é um termômetro e vacina também, termômetro que sobe dando o início ao Ato sexual, principalmente o beijo francês (língua) que estimula a sexualidade e a boca contém uma grande quantidade de terminações nervosas, e Vacina pois o beijo favorece o sistema de defesa do organismo, garante o dentista Silvio Boraks, professor-titular da Disciplina de Semiologia e Diagnóstico Bucal da Universidade de São Paulo. Para ele o beijo, é absolutamente seguro se trocado entre pessoas saudáveis que não apresentam ferimentos na boca. Funciona tal qual uma vacina, permitindo a troca de microorganismos.

1.4.3 - O Toque é de importância imprescindível não somente no Ato Sexual, como na nossa vida. Experiências com mamíferos (nós somos mamíferos) demonstram que o toque na infância é fundamental para estabelecer a competência do sistema imunológico. Um terço das crianças não tocadas no primeiro ano de vida morrem logo depois. Os animais não lambem seus filhotes com a intenção exclusiva de limpá-los. Verificou-se me pesquisas que o filhote não lambido pela mãe torna-se mais vulnerável a infecções e morre. O ato de acariciar um animal doméstico funciona como um ótimo calmante, imagine então, quando a troca de carinhos acontece entre duas pessoas que se amam. As vantagens para a saúde são enormes. Acaricie a sua gatinha, acaricie o seu gatinho.

1.4.4 - O coração fica mais forte. Os cientistas Masters e Johnson observaram que a frequência cardíaca se eleva na medida em que aumenta a excitação sexual. Durante o orgasmo, o coração atinge de 110 a 180 batimentos por minuto, ao passo que, em repouso, a frequência normal é de 60 a 100 batimentos por minuto. Desse modo a atividade sexual exercita o sistema cardiovascular e aumenta a sua capacidade, sendo assim, ela não é prejudicial, mas beneficia também os cardíacos. Se tem algum cardíaco por aqui, não tenha medo, pode fazer sexo.

1.4.5 - É calmante, melhora as Dores de Cabeça, tem efeito sobre a Insônia e também sobre o Stress - No momento do orgasmo, o cérebro libera um hormônio denominado beta-endorfina, que tem propriedades analgésicas, relaxantes e até mesmo euforizantes. É essa substância que produz aquele estado de bem-estar e relaxamento que toda pessoa experimenta depois de uma relação sexual gratificante. Um estudo realizado pela médica Kaye Wellings, da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, revelou que esse hormônio pode ser mais eficiente do que uma aspirina para curar dores de cabeça, pis uma de suas propriedades é aplacar a dor. A beta-endorfina funciona, ainda, como um poderoso sonífero para quem sofre de insônia. E ao produzir um estado de felicidade e bem-estar, contribui muito para aliviar o stress.

2 - PROBLEMAS NO RELACIONAMENTO SEXUAL

2.1 - Conceitos diferentes - Um é liberal e o outro é reprimido! O que fazer? "A mulher não tem poder sobre o seu corpo, e, sim, o marido; semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu corpo, e, sim, a mulher. Não vos priveis um ao outro, salvo por mútuo consentimento..." (I Cor. 7:4-5)

· O que fazer quando um dos dois é insaciável? e não apaga fácil a fogueira? · O que fazer quando um dos dois teve sérios problemas, traumas, na infância, e por isso não deseja com frequência ou quase nunca o relacionamento sexual? · Por que é difícil ensinar sobre sexo aos nossos filhos, ou é fácil?

2.2 - Experiências anteriores - Experiências anteriores quase sempre trazem problemas ao casamento! Tanto nos casos onde houveram um relacionamento mau sucedido como no relacionamento bem sucedido!

Vejamos:- · João é casado com Maria, mas quando eles estão em pleno ato sexual, Paulo não se esquece de Olivia nem das relações sexuais feitas por eles no passado! · Marta é casada com Pedro, mas ela não se esquece de Jaime, com o qual não tiveram um relacionamento sexual saudável, muito pelo contrário, ela saiu-se traumatizada e hoje apesar de estar casada com Pedro, não consegue se livrar deste problema.

Olhe, com isto vemos e constatamos que as orientações citadas na Bíblia é de sabedoria divina, porque sexo é realmente somente antes do casamento! Isto é apenas um dos problemas que isto causa!

· Mas e quando um ficou viúvo, e deseja se casar novamente, estas coisas não pode acontecer também? · Já pensou você dormindo ao lado de sua esposa, e no meio da noite ao sonhar, você falar o nome da sua ex-parceira? E a esposa dormindo ao lado de seu marido, no meio da noite ao sonhar, também pronunciar o nome de seu ex-parceiro? Ai, Ai, ...

2.3 - Problemas Físicos - Se um dos dois torna-se paralítico parcial ou inteiramente, se alguma parte do corpo fica atrofiada, se há derrame, ou outros problemas físicos, somente com muito amor isto pode ser superado. Se isto aconteceu antes do casamento é mais fácil, pois um sabia da dificuldade do outro ou dos dois, mas se aconteceu depois do casamento, é mais difícil e só realmente com muito amor este problema pode ser equacionado.

2.4 - Aparecimento dos Filhos - Se você tem filhos, sabe como é: o bebê nasce e, de repente, certos hábitos, como juntar dinheiro e dormir tarde, simplesmente desaparecem. Entre eles, aquele que, em primeiro lugar, o levou a esta situação: o sexo. A casa onde vocês talvez ouvissem música romântica à noite agora está tomada pelo som dos desenhos animados de TV. E a lingerie sensual cede a vez para os camisões de malha.

2.4.1 - Cansaço e a estresse causada pela sobrecarga de trabalho, agravadas pela falta de sono, atacam marido e mulher. É um problema físico. 2.4.2 - A estagnação sexual durante o quatro trimestre (3 primeiros meses após o parto) e até durante a amamentação, a mulher sofre de variações hormonais que às vezes tem um efeito químico de um banho frio e prejudica qualquer apetite sexual por parte da mulher. Também é um problema físico. 2.4.3 - Muitas mulheres por pensarem que seus maridos não achem seus corpos mais atraentes no pós-parto, sentem-se diminuídas e se fecham para o ato sexual. É um problema psicológico.

Tempo, paciência e comunicação são soluções para este tipo de problema, se é que é um problema. Os Especialistas concordam que, para um bom casamento e uma boa vida sexual, é fundamental o casal sair sozinho. Pelo menos uma vez por mês, assistam a uma palestra, a um filme, coisas que costumavam fazer juntos antes de vir o bebê. Tente não falar das contas, consertos, crianças, sogra, pais, et... falem sobre vocês, de como se conheceram. O romance alimenta o desejo sexual, e o desejo é fundamental no ato sexual. O sexo não é somente uma relação física, mas também fortalece a relação entre marido e mulher em todos os sentidos.

3 - RELACIONAMENTO SEXUAL EXTRA-CONJUGAL

Embora possa parecer saudável e agradável aos desejos da carne, este tipo de relacionamento é demoníaco, destruidor e traz maldição na vida do casal e da família.

3.1 - Adultério - "Não adulterarás" (Ex. 20:14) - O sétimo mandamento da lei de Deus ordena que o homem e sua esposa devem preservar seus corpos de contatos alheios ao seu parceiro. Quando isto não é obedecido, a beleza do matrimônio vai sendo desfeita. A confiança é perdida e a santidade é rompida. Davi adulterou com Bate-Seba, e as consequências desastrosas do seu ato logo surgiram: morreu seu filho, e instalou-se uma rixa familiar pelo poder entre os filhos (II Sm. 11 a 18).

3.2 - Fornicação - A fornicação é a palavra usada para relacionamentos ilícitos e imorais. Descreve o relacionamento em que uma das partes pode ser comprada e/ou descartada como um objeto depois de usado, e onde não há união de personalidades e respeito. É também atribuída a relacionamentos entre jovens "não casados" que posteriormente se separam. Veja o caso de Ammom em II Sm. 13:1-22

3.3 - Impurezas - A palavra é utilizada na lista de Gálatas (5:19-21) e tem sentido de desejos imundos. No livro de Levítico aparece cerca de 20 vezes para designar sujeira ritual e cerimonial. É também usada para o impulso de uma mulher imoral (Os. 2:10)

3.4 - Aberrações - Este último tópico focaliza um estado tão brutal de deformidade sexual, condenado pela Palavra de Deus, mas que tem sido admitido em nossos dias como atitude normal:

3.4.1 - Homossexualidade - Rm. 1:24-27 - Homens com homens, mulheres com mulheres em relações depravadas, onde o conceito de Deus para o ser humano foi completamente destruído. Nas ruas das grandes cidades nota-se os "pontos" de atuação de pessoas "travestidas" que oferecem com naturalidade seus corpos aos transeuntes. 3.4.2 - Bestialismo - relacionamento sexual com animais - Ex. 22:19 - "quem tiver coito com animal será morto". 3.4.3 - Incesto - relacionamento sexual entre parentes. Foi o caso citado anteriormente de Ammom com sua irmã.

· A AIDS pode ser entendida como um controlador divino a libertinagem humana? Explique sua resposta.

· Como a Igreja deve tratar as pessoas que praticam o relacionamento sexual antes do casamento?

"O que Deus uniu, não separe o homem"

Voltar à página inicial

Email: eliezer@claretianas.com.br