Em 1978 finalmente a Argentina foi escolhida para ser a sede de um mundial. Eles estiveram perto de ser a sede de 1962 mas acabou sendo no Chile. Posteriormente, em 1970, perderam para os mexicanos.
Até que essa Copa foi boa, não das melhores, tudo porque o Brasil saiu invicto e acabou em 3º lugar. O único time do mundial que saiu invicto. Até a Argentina que foi campeã perdeu uma partida foi na primeira fase (Itália 1 x 0 Argentina). Por esse motivo o técnico brasileiro na época (Cláudio Coutinho) disse que fomos o campeão moral, devido àquele jogo muito suspeito no qual o Brasil torcia pelo Peru do craque Teófilo Cubillas e os argentinos ganharam de 6 x 0, indo para a final do Torneio.
Na primeira fase o Grupo 1 era o mais difícil (Argentina, França, Itália e Hungria). Nesse grupo os italianos ficaram em 1º e os argentinos em 2º. O grupo 2 era mais fácil (Alemanha Ocidental, Polônia, Tunísia e México). Nesse grupo um jogo que entrou para a história foi Tunísia 3 x 1 México. A vitória da Tunísia foi a primeira de um país africano em um mundial. Os alemães ficaram em 2º: empataram dois jogos por 0 x 0 contra tunisianos e poloneses e venceram a última partida da primeira fase (Alemanha Oc. 6 x 0 México).
O grupo 3 era o nosso (Brasil, Áustria, Suécia e Espanha), mas só ficamos em 2º porque empatamos por 1 x 1 com os suecos e por 0 x 0 com os espanhóis. O último jogo da fase foi vencido: 1 x 0. A Áustria terminou em 1º. No grupo 4 a surpresa era o Peru de Cubillas que ficou em 1º deixando os atuais vice-campeões holandeses em 2º.
Na segunda fase no Grupo A, os holandeses se recuperaram do péssimo futebol da primeira fase onde ganharam uma (contra o Irã), empataram outra (contra o Peru 0 x 0) e sofreram uma derrota por 3 x 2 para a Escócia. Aliás, nesse jogo, o holandês Resenbrink marcou de pênalti aos 34 minutos do primeiro do tempo o gol número 1000 em Copas. Mas como dizia, os holandeses se recuperaram na segunda fase e foram os campeões garantindo-se em sua segunda final. Em segundo do grupo, que disputariam o 3º lugar, foram os italianos
No grupo B, nós vencemos o Peru por 3 x 0, empatamos com a Argentina por 0 x 0 e no último jogo vencemos os poloneses por 3 x 1. Já os nossos rivais tinham vencido por 2 x 0 a Polônia, empataram com o Brasil por 0 x 0 e no último jogo venceram o Peru num suspeito 6 x 0 e nos tiraram da final.
Na disputa de 3º lugar (Brasil 2 x 1 Itália) terminamos o Torneio invictos e só ficamos com o 3º lugar. Na final entre Argentina e Holanda, o tempo normal acabou em 1 x 1. O jogo foi para a prorrogação onde a Argentina marcou mais dois gols. Final de jogo: Argentina 3 x 1 Holanda; pela primeira vez os argentinos erguiam a taça de campeões.
Colaborador: Willian Queiroz da Silva
Mascote: Gauchito (um menino)
Período: de 1º a 25 de junho de 1978
Total de jogos: 38
Gols marcados: 102
Média de gols: 2,68 por partida
Artilheiro: Kempes (Argentina) - 6 gols
Público total: 1.661.656 pagantes
Média de público: 43.728 pagantes
Jogos
Final
Classificação
Delegação Brasileira
Campeões