Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

 

Armazenamento de dados, arquivos, Disquete, HD, CD e chips

 

Os dados são representados na forma de Bytes. Os bytes são armazenados em meios óticos e magnéticos sob a forma de arquivos.

 

Arquivo é um conjunto de dados armazenados identificados por um nome de arquivo. Todas as informações são armazenadas em um computador, disquete ou CD sob a forma de arquivos. Existem diferentes tipos de arquivos:

 

Arquivo de dados: Armazenam dados de forma estruturada (especialmente organizada)

Arquivo Texto: Armazenam textos

Arquivo de Programa: Armazenam códigos de programas

 

Nomes dos Arquivos

 

Os arquivos devem ser identificados por um nome. Esse nome deve ter pelo menos um caractere. Um arquivo também pode ter uma extensão que auxilia sua identificação.

 

Estrutura: NOME.EXT

 

O MS-DOS, primeiro Sistema Operacional do PC, somente permitia o emprego de até oito caracteres para identificar o nome do arquivo e até três caracteres para identificar sua extensão.

 

O Windows permite que sejam empregados até 256 caracteres para identificar o nome e a extensão do arquivo.

 

Nem todos os caracteres são aceitos pelo Windows para identificar o nome do arquivo.

 

Deve-se ter cuidado ao se empregar acentos para identificar o nome dos arquivos.

 

A extensão do arquivo tanto é usada pelo usuário como pelo Sistema Operacional para saber qual é o programa capaz de abrir e ler corretamente o arquivo.

 

Extensões mais Empregadas

 

.           Arquivo sem extensão

.DOC  Arquivo do Word

.PPT   Arquivo do Powerpoint

.XLS   Arquivo do Excel

.MDB  Arquivo do Access

.TXT   Arquivo texto

.ZIP     Arquivo compactado pelo Zip

.PDF   Arquivo texto do Adobe Acrobat

.HTM  Arquivo HTML (página Internet)

.GIF    Arquivo de imagem

.JPG   Arquivo de imagem

.MP3   Arquivo de som

.WAV  Arquivo de som

.MPEGArquivo de vídeo

.AVI    Arquivo de vídeo

.BAT   Arquivo de programa

.COM  Arquivo de programa

.EXE   Arquivo de programa

           

Unidades de Armazenamento - HD

 

O Disco Rígido (em inglês Hard Drive – HD ou Winchester) é uma unidade fixa no computador, que serve para armazenar arquivos e programas. Cada operação de disco para ler ou gravar um arquivo aciona uma sequência de movimentos que devem ser executados com precisão microscópica pelas cabeças de leitura /gravação. Os ajustes de um disco rígido obedecem a uma exatidão incrível para a unidade poder desempenhar sua tarefa sem danos. Diferente de quaisquer componentes do PC que obedecem os comandos do programa sem reclamar, a Unidade de disco Rígido é tida como um dos poucos componentes nos computadores pessoais que é tanto mecânico quanto eletrônico.

 

Antes que qualquer informação seja armazenada em um disco magnético, o disco deve ser formatado. A formatação cria uma um mapa orientador que permite à unidade armazenar e encontrar os dados de maneira ordenada. Esse mapa compõe-se de códigos magnéticos envoltos em uma película que divide as superfícies do disco em setores (fatias) e trilhas (círculos concêntricos). Tais divisões organizam o disco para que os dados possam ser gravados de forma lógica e acessados rapidamente através das cabeças de leitura/gravação, que se movem para frente e para trás sobre o disco girando. O número de setores e trilhas que cabem no disco definem sua capacidade.

 

Unidades de Armazenamento - Disquete

 

As Unidades de Disco Flexível funcionam da mesma forma que o HD, apesar são mais lentas e não comportam muita memória de armazenamento. São ainda muito usadas devido ao seu preço e pequeno tamanho. Estas unidades estão em todo lugar, o que as torna um meio seguro e prático de passar dados de um PC para outro. São extremamente mais baratas que os modelos similares de disco rígido removível - tão baratas que seu preço não é um fator de importância. E já se tornaram um padrão para os computadores portáteis.

 

Unidades de Armazenamento - CD

 

A Unidade de CD-ROM utiliza pequenos discos envoltos em material plástico, idêntico aos dos Compact Discs de música. O CD de computador pode armazenar enormes quantidades de informação porque usa luz laser para gravar os dados de uma maneira muito mais compactada que o método utilizado pelas cabeças magnéticas de leitura/gravação das unidades de disco convencionais.

 

Existem as unidades de CD-ROM somente para leitura, as unidades de CD-R para gravação/leitura e as unidades CD-RW para gravação/regravação/leitura. Para cada caso deve ser usado um tipo de mídia adequada, ou seja de disco que permita a função desejada. O limite atual de armazenamento dos CD, situa-se em torno de 700 MB.

 

A unidade de CD-ROM é controlada por um programa dentro do PC que envia instruções ao circuito da controladora que se encontra na placa-mãe ou numa placa separada instalada em um dos slots de expansão.

 

Unidades de Armazenamento - DVD

 

DVD é a sigla de Disco de Video Digital, o novo sistema de gravação digital, que usa um disco de 12 cm, quase idêntico a um CD musical. Além de estocar mais dados por disco, o DVD-ROM também é mais rápido. Pode ler dados a 1.385 Kbytes por segundo, em comparação com 900 Kbytes por segundo dos CD-ROM de última geração.

 

A grande diferença entre o DVD e o CD comum é a capacidade de estocar dados. Enquanto o CD tem espaço para 650 Mbytes, o DVD mais simples pode armazenar o equivalente a 4,7 Gbytes.

 

A tecnologia de armazenamento e leitura de informações é a mesma. CD e DVD estocam dados graças a pequenos pontos gravados nas faixas do disco, invisíveis a olho nu. Quando um feixe de laser passa pelos pontos que são organizados em forma de espiral, o reflexo da luz decodifica os dados armazenados, transformando-os em som, gráficos, texto ou imagem. Quanto mais pontos, mais dados. Nisto reside o segredo da nova tecnologia. O DVD que tem o mesmo tamanho de um CD comum é gravado com pontos significativamente menores, o que permite maior concentração de pontos por faixa. Além disso, as faixas dos DVDs são mais próximas entre si, o que aumenta ainda mais o número total de pontos gravados por disco e, consequentemente, muito mais espaço de memória. Os dados são lidos por feixes de laser mais finos de 650 nanômetros; os dos CDs comuns são de 750 nm.

 

Unidades de Armazenamento - Unidades de Fita

 

A necessidade de backup de grandes volumes de dados fez surgir uma nova, mais barata e adequada geração de fitas de backup. Com preços por volta de 500 dólares, essas fitas são viáveis até para quem tem micros em casa. A vantagem pode ser de copiar até um gigabyte ou mais em uma única fita, simplifica o uso, até mesmo para discos rígidos maiores. Os tipos mais comuns de fita de backup são conhecidas como QIC (cartucho de um quarto de polegada) e DAT (fita audio-digital)