Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

ESPADAS

Um dos jogos de cartas mais populares dos EUA


Espadas é um jogo de vazas* em que os jogadores declaram de antemão quantas vazas irão ganhar. Provavelmente apareceu como uma versão simplificada do Whist, jogo muito popular nos séculos 18 e 19, substituído em grande parte no século 20 pelo Bridge.

Espadas é uma disputa entre 4 jogadores, que formam duas duplas. Os jogadores da mesma dupla sentam-se em lugares opostos. O baralho de 52 cartas é distribuído, recebendo cada um 13 cartas. A seguir cada jogador, começando pelo que estiver à esquerda do distribuidor de cartas faz sua declaração, isto é, diz quantas vazas se compromete a ganhar. O trunfo* é sempre espadas.

Após terem sido realizadas as 13 vazas, se uma dupla tiver conseguido cumprir sua declaração, marca 10 vezes o número de vazas ganhas (se a dupla declarou que ganharia 5 vazas e conseguiu, marca 50 pontos). Mas se não conseguiu cumprir a declaração, a dupla perde 10 vezes o número de vazas que se comprometeu a cumprir (se a dupla declarou que ganharia 6 vazas e só ganhou 4, perde 60 pontos). Note que apesar de os resultados da dupla serem computados juntos, no início do jogo cada jogador declara separadamente quantas vazas pretende ganhar. O número de vazas a ser ganho pela dupla é a soma dos dois números declarados pelos jogadores.

Caso a dupla ganhe mais vazas do que o declarado, marca 1 ponto por cada vaza extra. Mas começa a acumular essas vazas extra, e quando chegar a 10, perde 100 pontos.

O jogador que quiser pode "declarar zero". Isso significa que ele se compromete a não ganhar nenhuma das 13 vazas disputadas. Se ele conseguir, a dupla marca 100 pontos. Se falhar, a dupla perde 100 pontos. Enquanto o jogador que "declarou zero" está preocupado em não ganhar vazas, seu parceiro deve cumprir o compromisso a que se propôs e ganhar por conta própria o número de vazas declarado por ele.

Como um recurso extremo, o jogador pode optar por "declarar o duplo zero". Isso deve ser feito antes que o jogador veja suas próprias cartas. Ao "declarar o duplo zero" o jogador se compromete a não ganhar nenhuma vaza, mas nesse caso estão em jogo 200 pontos.

Vence a dupla que chegar a 500 pontos.

 

Glossário

Vaza - Uma vaza é constituída de uma carta jogada por cada jogador, no sentido horário. Joga a primeira carta aquele que ganhou a vaza anterior. Ele pode jogar qualquer carta e os outros jogadores devem jogar uma carta do mesmo naipe que a dele, a menos que não tenham carta desse naipe, podendo nesse caso jogar uma carta de qualquer naipe à sua escolha. Ganha a vaza aquele que jogar a carta de maior valor do naipe inicial ou um trunfo.

Trunfo - Uma carta trunfo ganha de qualquer carta de outro naipe. Se duas cartas trunfo forem jogadas, ganha a de maior valor. Lembre-se que só é permitido iniciar uma vaza com uma carta de espadas depois que o naipe tiver sido quebrado. Isto é, depois que ocorrer uma vaza em que um jogador, sem cartas do naipe da vaza jogou uma carta de espadas.

Baldado - Baldado é o jogador que não tem cartas de um determinado naipe. Ele está baldado naquele naipe. Estar baldado é um fator importante no jogo, já que o jogador que não tem carta do naipe da vaza pode escolher o que jogar.

Home     Jogos Tradicionais    Jogos Modernos     Improvise e Jogue     Variedades     Clube da Sílvia     Os Autores

Escreva no Quadro de Avisos Veja o Quadro de Avisos      Email: (comentários, sugestões...)

 

 

desde maio de 2001